Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Caracterização dos fenômenos e processos químicos, físicos e

Trabalho de Química - Visita EMBASA
by

Maria Clara Vieira

on 30 March 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Caracterização dos fenômenos e processos químicos, físicos e

Caracterização dos fenômenos e processos químicos, físicos e biológicos presentes no tratamento de água realizado pela EMBASA
Desintoxicação da água
Nesta etapa são adicionadas substâncias como: o sulfato de alumínio (coagulante) para neutralizar as cargas das partículas do líquido; Cal (regulador de pH) para tirar o excesso de pH, facilitando a floculação; e Cloro (bactericida) para oxidar a matéria orgânica dissolvida e eliminar algas, bactérias e microrganismos que podem prejudicar a coagulação, a floculação e a filtração. Este é um processo químico.
Floculação e

Sedimentação
Floculação é a continuação do processo de desintoxicação e objetiva agregar as partículas, que já estão neutralizadas e em suspensão por meio da coagulação. E isso é um fenômeno químico.

A sedimentação vem após a floculação, quando as partículas se tornam maiores e de maior peso, começando o processo da gravidade na futura decantação, por isso é um fenômeno físico.

Decantação
Na decantação ocorre a separação de misturas heterogêneas como água e areia e, a partir da gravidade (o mais denso fica no fundo do recipiente), separa-se essas duas substâncias e encaminha a água para a próxima etapa, por isso é um fenômeno físico.
Filtração:
A filtração remove a matéria orgânica e inorgânica em suspensão e elimina a presença de microrganismos por meio de carvão, areia e cascalho. Isso caracteriza-se por um fenômeno físico.
Represa
A EMBASA usa os rios Paraguaçu, Joanes e Ipitanga como represa. Pode ser feito um “tratamento” biológico que facilite depois a limpeza da água para consumo. O processo mais eficiente para Salvador é o aeróbico, porque se utiliza de microrganismos que realizam a digestão com oxigênio para eliminar parte das impurezas, como algas.
Gradeamento ou peneiramento:
Depois que a água bruta é captada da nascente, ela passa por barras de aço paralelas, posicionadas perpendiculares ou inclinadas ao fluxo dos efluentes, retendo o material grosseiro transportado pela água do rio. Isso é um fenômeno físico por conta da propriedade utilizada: peneiramento.
Desinfecção para consumo:
Cal (regulador de pH) e Cloro (bactericida) são adicionados novamente para tirar o excesso de pH e eliminar os microrganismos e bactérias presentes na água. O flúor também é inserido para a saúde dos dentes, deixando assim a água propícia para consumo. A adição dessas substâncias, em geral, buscam a destruição de organismos nocivos presentes na água, mais particularmente bactérias de origem intestinal, por isso é um processo químico.
Full transcript