Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Coaching

No description
by

Diego Gonçalves

on 25 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Coaching

Macroestrutura
Implementação do coaching.
Está dividida em 3 etapas.
Sessões iniciais e confiança,
Sessões intermediárias (definição de metas e adequada elaboração de um plano de ação),
Encerramento (o coachee valida sua experiência e sua capacidade por ter atingido as metas). Estrutura das sessões utilizadas no modelo de coaching cognitivo-comportamental A partir do momento que as metas são conquistadas as sessões são espaçadas e o coach para a fazer o follow-up do coachee. Modelo de coaching cognitivo-comportamental Checagem.

Aferição da sua percepção com o meio e a busca por feedforwards.
Posteriormente foca-se no levantamento de opções e na definição de ações práticas, objetivas, viáveis, e ao alcanCe de objetivos intermediários.
O coach acompanha as atividades do coache estimulando-o e respaldando-o para que realize os ajustes necessários e assim atingir as metas do processo. Modelo de coaching cognitivo-comportamental A análise.
O coach estimula o cochee a autoanálise, confrontando sua percepção com a de outras pessoas.
Esse é o momento em que as técnicas cognitivas-comportamentais seriam mais utilizadas
As cognições seriam explicitadas. Modelo de coaching cognitivo-comportamental O passo seguinte é gerar o comprometimento com o processo e seus objetivos de mudança.
O coach deve identificar o nível de motivação do coachee para adotar as ações necessárias.
É papel do coach motivas seus coachee à adesão no processo por meio da valorização de todos as suas conquistas e de suas competências. Modelo de coaching cognitivo-comportamental O coach deve manter a postura não diretiva.
O coach cognitivo-comportamental análise o cenário no qual o coachee está inserido. Bem como o nível de maturação de seus competências. Modelo de coaching cognitivo-comportamental Seis pontos da estrutura de coaching cognitivo-comportamental.
Avaliação, feedback e vínculo
Nível motivacional e comprometimento,
Cenários, checagens e feedforwards,
Levantamento de opções e plano de ações,
Auto-eficácia e emporwerment,
Ajustes e follow-up. Modelo de coaching cognitivo-comportamental O coaching cognitivo-comportamental busca desenvolver as habilidades do cliente através das modificações de pensamento e processo de reforçamento. Modelo de coaching cognitivo-comportamental O coaching busca modificar os pensamentos e crenças dos coachees a fim de torná-los conscientes de seus processos cognitivos para definir opções, alternativas e planos de ação para alcançar o desempenho desejado. Aspectos da motivação humana relacionados ao coaching Outro aspecto importante é o estabelecimento de metas.
As metas nos permitem transformar pensamentos em ações motivas.
A principal relação entre a TCC e o coaching - ambos são focadas no presente e em metas bem definidas mas o coaching é um processo mais específico que não visa tratar disfunções. Aspectos da motivação humana relacionados ao coaching Existem vários modelos desenvolvidos.
Modelo GROW
Coaching transformacional
Modelo Achieve
Processo de Coaching Goldsmith Metodologias de coaching No coaching não existe uma relação de saber e sim uma relação igualitária.
No coaching não se diz se está certo ou errado e sim trabalha-se as competências a serem desenvolvidas . Método coaching Processo que visa promover o aprimoramento de um profissional em um determinado contexto que varia conforme a demanda mas sempre está associado a uma melhora de desempenho.
Componentes O que é Coaching? Desenvolvendo competências

Diego Macedo Gonçalves Coaching Cognitivo-comportamental Microestrutura
Agenda da sessão (o coachee escolhe a postura do coach adote na sessão, ex: mais analítico e crítico ou que dê suporte as suas demandas),
Dá-se o acompanhamento (a aceitação, o reconhecimento das experiências, as perguntas e demais ações condizentes ao processo),
Tarefas de casa
Encerramento. Estrutura das sessões utilizadas no modelo de coaching cognitivo-comportamental Macroestrutura – relacionada ao processo de coaching como um todo.
Microestrutura – relacionada a dinâmica dos encontros. Estrutura das sessões utilizadas no modelo de coaching cognitivo-comportamental A etapa inicial de feedback deve ser conduzida de forma a gerar o vínculo empático entre coach e coachee.
Inicialmente deve-se aceitar as necessidades colocadas pelo coachee incondicionalmente. Modelo de coaching cognitivo-comportamental O cerne da EM é proporcionar ao paciente cliente um ambiente de confiança para que este consiga se sentir acolhido e fale sobre seus problemas sem receio de sofrer críticas. Modelo de coaching cognitivo-comportamental Nesse modelo de coaching existe a entrevista motivacional.
Intervenção breve e estruturada cujo objetivo é apoiar as pessoas, diminuindo a ambivalência diante das mudanças. Suas premissas são:
Expressar empatia,
Evidenciar a discrepância entre metas desejadas e comportamentos a serem alcançados,
Evitar a confrontação para diminuir a resistência,
Aceitar a resistência e a trabalhar,
Procurar reduzir a ambivalência, estimulando ao auto-eficácia, Modelo de coaching cognitivo-comportamental A motivação é um requisito fundamental tanto para o coaching quanto para a TCC.
A incongruência é um princípio motivacional fundamental que atua como fonte da ação.
Segundo o modelo as pessoas são capazes de: Aspectos da motivação humana relacionados ao coaching Acompanhamento individual com o intuito de ajudar o acompanhante a identificar seus objetivos e valores afim de alcançar metas profissionais e pessoais a que esse se propõe.
É focado em ações e resultados que agreguem competência ao coachee.
O coach não realiza os objetivos para o coachee mas ajuda a definir seus objetivos e juntos acompanha as atividades definidas como importantes. Método coaching Conjunto de correntes e práticas orientada por um conhecimento comum acerca dos processos cognitivas direcionada para o foco terapêutico.

As afirmações dessa ciência extrapolam a aplicação na clínica. A Terapia Cognitiva A demanda pode ser consequência de uma necessidade empresarial ou desenvolvimento pessoal.
Geralmente o coach é chamado quando executivos assumem posições novas ou para preparar para novos desafios. Demandas típicas do coaching Pensamento antecipado:
Estabelecimento de metas Autorregulação:
Automonitoramento e auto-avaliação. Desempenho Aspectos da motivação humana relacionados ao coaching Ex: Desenvolvimento de potencial humano. Coachee – a pessoa que busca o processo,
O coach – o profissional que acompanha como facilitador para ajudar a alcançar as metas do coachee. Encontrar inconsistências entre seu estado atual e ideal.
Gerar um plano para eliminar a incongruência.
Instigar um comportamento regulado por este plano.
Monitorar o feedback para detectar qualquer possível incongruência.
Full transcript