Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Curso Web Design 2013

Reformulação do Curso de WebDesign com duas propostas, Front End e Design Web
by

Bruno Carvalho

on 19 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Curso Web Design 2013

Justificativa Em Pernambuco, o Porto Digital acabou de concluir uma pesquisa que mostra a falta de 700 profissionais (de TI) nas 142 empresas que fazem parte da instituição.

A demanda de trabalho está aumentado e segundo entrevista com empresários do Porto Digital, está faltando profissionais de qualidade para atuarem como Web Designer. Justificativa Os principais motivos que estão provocando o déficit de pessoal são:

Formação de profissionais abaixo da demanda do mercado de trabalho
Evasão dos alunos dos cursos superiores de tecnologia.

Outro fator que contribui para o déficit de pessoal é a falta de cursos técnicos em TI. As pessoas não têm interesse em fazer um curso técnico e isso poderia abrir a porta para o mercado de trabalho nessa área.

Fonte: Porto Digital - http://goo.gl/EjLH4 Justificativa A reformulação do Curso de WebDesign faz-se necessário tendo em vista a deficiência do mercado de modo a acompanhar a grande evolução e novas tendências na área de TI, em especial ao desenvolvimento para internet.

Para atender as distintas áreas de atuação dos profissionais que trabalham diretamente com internet, estamos dividindo o curso em duas partes, são elas: Curso WebDesign 2013 Bruno de Carvalho Design Web Front End Design Web Focado em conceitos atuais e práticos, o curso trás novas tendências de planejamento e produção de design para atender a demanda crescente deste setor. Objetivo: Estudantes de TI, profissionais interessados em desenvolver suas capacidades e atualizar seus conhecimentos relacionados ao design e suas técnicas. Público Alvo: Design Web Acessibilidade: Permitir a todos participarem de atividades independente de tipo de usuário, situação ou ferramenta.

Tornar páginas web acessíveis ao maior número de usuários, inclusive pessoas com deficiência.

Beneficia também pessoas idosas, usuários de navegadores alternativos, usuários de tecnologia assistiva e de acesso móvel. Acessibilidade Arquitetura
da Informação Design Web Arquitetura da Informação É a ciência e a arte de organizar e rotular web sites, intranets, comunidade online e software para dar suporte à usabilidade e facilidade de busca.

Permite ao desenvolvedor desenvolver tornar claro o que é complexo através de sistemas de organização, rotulagem, sistema de navegação e busca. Usabilidade Design Web Usabilidade Design de
Interação Design Web Design de Interação Design de Interfaces Design Web Design Visual Photoshop Design web Photoshop Projeto Design Web Projeto final Design Web Acessibilidade na prática Navegação por dispositivos móveis ou alternativos
Navegação com uso de tecnologias assistivas
Navegação sem a utilização do mouse
Estudo de caso Design Web Arquitetura da Informação na prática Taxonomia com Carding Sorting
Diagrama da estrutura de navegação
Estudo de caso sobre Organização, Navegação, Rotulação e Busca Design Web Usabilidade na prática É a facilidade de uso que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou
objeto a fim de realizar uma tarefa específica.

Aceitação de uma interface de sistema web por um determinado grupo de usuários. Está diretamente ligada a ergonomia e interação humano-computador. Avaliação Heirística
Wireframe e Protótipação em papel
Percurso cognitivo
Estudo de caso Ferramenta de produção visual predominante no mercado. O curso irá abordar suas ferramenta para criação de layouts de sites e materiais complementares (logos, banners, etc). Design Web Photoshop na prática Criação de layouts funcionais com Grid System.
Criação de Banners para sites, facebook, etc.
Tratamento de imagens para web. Abrange todas as extensas especializações existentes no design aplicado na comunicação que se utiliza de canal visual para transmissão de mensagens.

Focado na composição visual de um projeto web, tem por objetivo o estudo das cores, formas, tipografias, imagens, gestalt e outros assuntos relacionados. Design Web Design Visual na prática Utilização de tipografia especial
Utilização de ferramenta para escolha da paleta de cores
Utilização de Banco de imagens
Utilização de GridSystem Layout
Estudo de caso (layout e composição) Design Web Design de Interação - Tendências Desenvolver interface de um site, sistema ou aplicativo mobile obedecendo todos os critérios estabelecidos nas área de: Gamificação:
Utilizar mecânica de jogos para enriquecer contextos diversos, normalmente não relacionados a jogos para melhorar a experiência de usuário.

Computação Ubíqua:
Descreve a onipresença da informática no cotidiano das pessoas em todos os lugares, ao mesmo tempo.

Computação Pervasiva:
Define-se quando componentes computadorizados passam a compor o ambiente e os objetos do cotidiano, afastando-se do paradigma de computador desktop. Desenvolvimento de fluxos de aplicação para facilitar as tarefas do usuário, definindo como o este interage com as funcionalidades do site. Precisa responder a três perguntas:
Como as pessoas agem?
Como elas se sentem?
Como elas entendem?

Para isso temos as seguintes tendências:
Gamificação
Computação Ubíqua
Computação Pervasiva Design Web Design de interação na prática Estudo de Caso
Case Gamificação Captar informações iniciais do projeto

Classificar as informações
Definir a navegação
Protótipar telas do site

Definir padrões de acessibilidade Planejar soluções de interatividade

Realizar análise Heurística
Realizar percurso cognitivo
Definir padrões de Cores / Formas / Tipos

Criar "Layouts" funcionais com "GridSystems" HTML 5 CSS3 jQuery API's Design Web Trabalhar em cima dos pontos mais fracos na formação desses profissionais, dando-lhes uma base sólida para que possam desenvolver-se e ter condições de atuar com segurança no desenvolvimento de aplicações que vão além da internet, valendo-se de padrões estabelecidos pelas entidades internacionais mais respeitadas e conceituadas.
Objetivo: Alunos recém formados nas graduações de design, webdesign, sistema de informação, computação e áreas afins. Também se destina aos profissionais que desenjam ter um diferencial no mercado. Público Alvo: Projeto Front-end Projeto Front-end jQuery Front-end API's Conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços. Google
ShareThis
Instagram Twitter
Facebook
Youtube Implementar o frond-end de uma interface de um site, sistema ou aplicativo mobile obedecendo todos os critérios estabelecidos nas área de:
HTML5
CSS3 jQuery
API's Biblioteca JavaScript cross-browser desenvolvida para simplificar os scripts client side que interagem com o HTML e CSS. Front-End CSS3 É a mais nova versão das famosas Cascading Style Sheets, onde se define estilos para páginas web com efeitos de transição, imagem, e outros, que dão um estilo novo às páginas Web 2.0 em todos os aspectos de design do layout. Front-end HTML5 É uma linguagem para estruturação e apresentação de conteúdo para a World Wide Web e é uma tecnologia chave da Internet originalmente proposto. Obrigado Dúvidas?
Full transcript