Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

RISCOS ADICIONAIS EM ELETRICIDADE

No description
by

Josiane Aline

on 19 March 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of RISCOS ADICIONAIS EM ELETRICIDADE

RISCOS ADICIONAIS EM ELETRICIDADE
INTRODUÇÃO
CONCEITO
Os riscos adicionais, citados na NR-10, são todos aqueles que não estão diretamente relacionados à eletricidade, mas ainda sim estão presentes, mesmo que nem sempre e nem todos ao mesmo tempo, nas atividades realizadas pelos profissionais da área.


Os principais riscos adicionais aos quais estão sujeitos os trabalhadores que atuam em serviços e instalações em eletricidade são: altura; ambientes confinados; áreas classificadas e condições atmosféricas adversas.
ELETRICIDADE EM ALTURA
Quando forem realizados trabalhos em altura devemos usar os equipamento necessarios para evitar uma descarga eletrica ou uma possivel queda.
ITEM 10.4.5 NR10
Hoje em dia em trabalhos realizados com eletricidade, não devemos apenas cuidar só da parte elétrica, mas tambem devemos tomar muito cuidado com o ambiente que está em nossa volta.
Nesta apresentação vamos mostrar os riscos adicionais que existem relacionados com a eletricidade.
A NORMA REGULAMENTADORA QUE FALA SOBRE ELETRICIDADE É A
NR-10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES EM ELETRICIDADE.
Para atividade em instalações elétricas deve ser garantido ao trabalhador iluminação adequada e uma posição de trabalho segura, de acordo com a NR17. De forma a permitir que ele disponha dos membros superiores livres para a realização das tarefas.
ELETRICIDADE EM AMBIENTES CONFINADOS
Ao iniciarmos um trabalho em um ambiente confinado devemos tomar muito cuidado com as atividades relacionadas a eletricidade, mas também prestar atenção nas condições que o ambiente nos oferecem: a iluminação, falta de oxigênio, umidade e calor.
ELETRICIDADE EM TEMPERATURA EXTREMAS
Um grande risco que o trabalhador de eletricidade corre é quando o mesmo está exposto a temperaturas extremas tais como frio ou calor.
CÂMARAS FRIAS
CALDEIRA
Como podemos ver, existe muitos riscos para o trabalhador que exerce funções com a eletricidade, pois o mesmo está exposto a varios perigos em diversos ambientes, por isso o mesmo deve ter muito cuidado e estar bem protegido com EPI's e EPC's.
CURIOSIDADES
A eletricidade foi descoberta pelos gregos por volta de 600 a.C., um homem chamado Tales descobriu que ao esfregar um pedaço de âmbar com pano, este atraia pequenos objetos.
90% da eletricidade consumida no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas, sendo a maior parte na usina de Itaipu;
As bolas alaranjadas e vermelhas colocadas nos fios de alta tensão que cruzam as rodovias, servem para a sinalização visual para os pilotos das aeronaves, quando tiverem que utilizar as estradas para pousos de emergência;
NÚMERO DE ACIDENTES COM ELETRICIDADE DERAM UM SALTO EM 2014
A Abracopel- Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, única entidade nacional que levanta dados estatisticos sobre acidentes com eletricidade desde 2007, acabou de divulgar os dados relativos ao ano de 2014.
Segundo a entidade, 2014 apresentou um aumento de 17,7% no número total de acidentes envolvendo eletricidade em relação ao ano de 2013. Só nos casos de fatalidade em relação ao choque elétrico, o indíce subiu mais de 6% ou seja, em 2013 ocorreram 592 casos de acidentes fatais com eletricidade, este ano o número subiu para 627 mortes. Os homens ainda são maioria esmagadora com 560 casos contra 67 acidentes fatais vitimando mulheres.

Fonte: Abracopel
?
Full transcript