Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

NOVAS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL 1

USO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA
by

Sonia Almeida de Sá

on 14 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of NOVAS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL 1

A linguagem das mídias, repletas de imagens, movimentos e sons, atrai as gerações mais jovens. Criar espaços para o uso dessas novas formas de linguagem e o diálogo entre elas ajuda os alunos a trazerem a sua realidade cotidiana para a sala de aula e a se expressarem conforme o seu mundo. As pessoas tem medo de mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem.
Chico Buarque Metodologia
ou
Novas Tecnologias? Educação e as Tecnologias de informação e Comunicação. FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA.
Cora Coralina Se ensinar dependesse só de novas tecnologias, já teríamos achado as melhores soluções há muito tempo! As novas tecnologias não são apenas material de apoio à aula tradicional, elas devem ser utilizadas para criar novos desafios didáticos. DESAFIOS A motivação dos alunos aumenta significativamente quando realizam pesquisas, onde se expressem em formato e códigos mais próximos da sua sensibilidade. Informações e dados chegam até os alunos de forma rápida e atraente.
O papel do professor - o papel principal - é ser o mediador que ajuda o aluno a interpreta-los, a relacioná-los, a contextualizá-los. O desafio atual do sistema educacional é formar cidadãos responsáveis, que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e saibam aprender a aprender ao longo da vida. Por meio de questões investigativas o mediador impulsiona o aluno a contextualizar conceitos conhecidos e a construir conceitos novos. Favorecer ao aluno o aprender-fazendo permite que ele reconheça sua própria autoria naquilo que está produzindo em grupo e/ou individualmente. Uma visão inovadora, é conseguirmos integrar todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, as musicais, as lúdicas e as corporais. Velhas e novas tecnologias podem potencializar a aprendizagem se forem integradas às práticas pedagógicas. Softwares educativos Dentre os diversos tipos de novas tecnologias que podemos utilizar no processo de ensino/aprendizagem temos os softwares educativos, cujo uso deve ser integrado a uma metodologia que os contextualizem. SOFTWARE EDUCACIONAL TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação

A sigla TIC especificamente, envolve a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meios eletrônicos e digitais, como rádio, televisão, telefone e computadores, entre outros.

Ela resultou da fusão das tecnologias de informação, antes denominadas de informática, e das tecnologias de comunicação, relativas às telecomunicações e à mídia eletrônica.
Hoje, chamada também de novas tecnologias. Tecnologia: Do grego tekhno (tékhné - arte) e logía de lógos (linguagem, proposição).
Tecnologia é um termo usado para atividades do domínio humano, embasadas no conhecimento de um processo e/ou no manuseio de ferramentas.

A tecnologia tem a possibilidade de acrescentar mudanças aos meios por resultados adicionais à competência natural, proporcionando, desta forma, uma evolução na capacidade das atividades humanas, desde os primórdios do tempo. Educação e as Tecnologias de informação e Comunicação. E agora?
Full transcript