Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

CASTAS, ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS

No description
by

Roger Soares

on 28 April 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of CASTAS, ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS

CASTAS, ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS
Consciência de Classe e Consciência de Estamento
Estratificação social
A natureza das ocupações passou a determinar diferenças entre os grupos sociais estabelecendo relações de exploração e de dominação, tais relações se constituem como base da estratificação social.

Conceito de estratificação social
: Diferenciação de indivíduos e grupos em posições (status), estratos ou camadas, mais ou menos duradouros e hierarquicamente sobrepostos. Características: tem caráter social, é antiga, é onipresente, é diversa nas suas formas, tem influência, isto é, as coisas mais importantes, mais desejadas e, freqüentemente, mais escassas na vida humana constituem os materiais básicos, que são desigualmente distribuídos entre os componentes das diversas camadas.

Classes sociais
Trata-se de um dos conceitos mais difíceis, controversos e complexos da Sociologia.


Segundo o dicionário de Sociologia de Richard Osborne "É um agrupamento legalmente aberto, mas na realidade semifechado; solidário; antagônico em relação a outras classes sociais; em parte organizado, mas principalmente semi-organizado; em parte consciente da sua unidade e existência, e em parte não; característico da sociedade ocidental a partir do Século XVIII; é multivinculado, unido por dois liames univinculados, o ocupacional e o econômico (ambos tomados no sentido mais lato) e por um vínculo de estratificação social no sentido da totalidade dos seus direitos e deveres basicamente diferentes das outras classes sociais (Sorokin)"
.

Concepção Marxista
Por causa do conceito de "luta de classes", Marx costuma ser peça fundamental na análise da estratificação da sociedade capitalista. No entanto, ele nunca definiu com precisão o que entende por classe social, embora tenha tratado sempre dessa questão ao abordar o problema da estratificação social, que ele estudava sobretudo pelo viés econômico.

Ainda assim é possível visualisar esse conceito na obra
O Capital
fazendo uma reconstrução do mesmo a partir de muitos trechos em que ele é utilizado. E nesse sentido significa um conjunto amplo de pessoas que têm uma relação comum com os meios pelos quais ganham a vida.
Concepção Weberiana
Conhecedor da obra marxista, Weber é provavelmente o primeiro a propor uma teoria orgânica da estratificação social. Ele defendeu que as ciências sociais não deveriam ser consideradas como uma parte menos importante das ciências naturais, pois enquanto estas baseiam suas conclusões em raciocínios de causa e efeito, aquelas deveriam buscar captar a relação de sentido da ação humana, que é mais complexa que a sucessão de causalidades. Para cada grupo humano, os sentidos são construídos na coletividade: é assim que os indígenas sabem que certas tintas remetem à guerra, que determinados tipos de papel são identificados como dinheiro, que o fiel católico faz o sinal da cruz ao passar por uma igreja. De acordo com o método compreensivo proposto por Weber, essas ações adquirem sentido na medida em que certos valores são compartilhados pelo grupo social.
Diferença entre Consciência de Classe e Consciência de Estamento
Conceito de Estamento: Constitui uma forma de estratificação social com camadas sociais mais fechadas do que as classes e mais abertas do que as castas, reconhecidas por lei e geralmente ligadas ao conceito de honra (Exército, Igreja, Cavalaria Medieval, Maçonaria).

"Sentimento de Dignidade" (honrarias e prestígios);
Consciência de
status
(militares e religiosos x civis e leigos).
Consciência de Estamento e Sociedade de Castas
Para definir consciência de estamento Weber identifica duas características que estão relacionadas a esse fenômeno:
Distância (necessidade de se distinguir dos demais indivíduos, principalmente os membros de outros estamentos);
Exclusividade (tornar exclusivo aos membros do estamento algumas vantagens, privilégios e direitos).

OBS.: Weber aponta que o fechamento do estamento pode contribuir para o surgimento de ideias de
racismo
,

assim como para o surgimento de castas.


Conceito de Castas: Um sistema de castas compõe-se de um número muito grande de grupos hereditários, geralmente locais, rigidamente endogâmicos, dispostos numa hierarquia de inferioridade e superioridade; correspondem geralmente a diferenciações profissionais, são impermeáveis a movimentos de mobilidade social, são reconhecidos por lei e possuem quase sempre um fundo religioso (Sociedade Indiana).
Trabalho e Dominação
1.
Divisão do trabalho na História
:

Desde os primeiros agrupamentos humanos, sempre ocorreu a divisão do trabalho obedecendo à critérios como sua função, seus direitos e seus deveres.
Nas sociedades tribais: gênero e faixa etária;
Na sociedade capitalista: quem detém os meios de produção e o produtor diretor (trabalhador).

2.
Divisão social do trabalho - os dois lados da moeda
:

Permitiu o desenvolvimento dos grupos humanos, principalmente pela otimização das tarefas;
Contribuiu para gerar desigualdades, pois nem todas as tarefas eram valorizadas da mesma forma.
Aplicando o método compreensivo, Weber, sem desconsiderar os conflitos de base econômica que existem na sociedade, trata de três instâncias que ajudariam a compreender os fenômenos de estratificação social:

a ordem econômica (classes);
a ordem social (estamentos);
ordem política (partidos).
Full transcript