Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

O TEMPO DAS DITADURAS

No description
by

Blanca klein

on 24 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O TEMPO DAS DITADURAS

O TEMPO DAS DITADURAS
1945: Fim da 2º guerra mundial
Países aliados, tornaram-se superpotentes e mutuamente hostis. O EUA liderou os países capitalistas e o URSS comandou o pacto de vasória
A guerra fria envolveu disputas ideologicas, como REVOLUÇÃO CUBANA, CHINESA E GUERRA DO VIETNÃ. Muitos jovens aderiram a luta armada, combatendo as injutiças atribuidas ao sistema capitalista.
O PERIGO EXTERNO
Houve o perigo externo, grupos políticos de esquerda atuantes em países não comunistas, onde usaram propagandas ideológicas para evitar opiniões

DITADORES POR TODA PARTE
O golpe de estado tinha objetivo de impedir a expansão do consumismo

O perigo vermelho justifica as ditaduras
OS EUA E AS DITADURAS
1973: mais ou menos proximo a esse ano Grande parte dos golpes militares durante a guerra fria teve apoio de políticos, de militares e serviço secreto estadunidense, EUA fornecia armas para força armas ditatoriais.
AS ESCOLAS DAS AMÉRICAS
As escolas da Américas tinham o objetivo de impedir o avanço da subversão da ordem capitalista.

AS VELHAS DITADURAS
1953: Término da guerra e derrota do Eixo, Espanha assinou o pacto de Madrid permitindo EUA instalar bases militares em seu território.

O REGIME DOS CORONÉIS NA GRÉCIA
O regime dos coronéis aconteceu após uma certa crise politica, onde todos se tornaram extremamente conservadores e com uma grande censura á imprensa.
OCIDENTALIZAÇÃO E GOLPES DE ESTADO NA TURQUIA
A DEMOCRACIA
DIRIGIDA DA INDONESIA E O GOLPE DE SUHARTO

A ditadura de Suharto manteve a estabilidade politica no arquipélago indonésio por intermédio da repressão a violência contra dissidentes políticos e movimentos separatistas.

GOLPE E DITADURAS NA AMERICA DO SUL
Para evitar que a revolução cuba se espalhasse, o EUA orientaram golpes de Estados contra os governos eleitos.

A DITADURA DE STROESSNER NO PARAGUAI
A ditadura de Stroessner era fraudulenta, tornando assim o país um “estado de exceção” onde os direitos dos cidadãos não são garantidos

GOLPES E DITADURAS NA ARGENTINA
Os militares censuraram ás expressões artísticas e os costumes para conter “infiltração comunista”. O terrorismo no estado aconteceu após “PERON” ex- presidente ter falecido e sua mulher assumir o governo.
O AUTORITARISMO NO URUGUAI
Policia e serviço secreto uruguaios, foram treinados por agentes da CIA, para reprimir ações do grupo guerrilheiro tupamaros

O GOLPE NA VIA CHILENA PARA O SOCIALISMO
Socialistas foram levados ao poder com ajuda de Allende, que na época era presidente, em 11 de setembro , um golpe militar aconteceu liderado por Augusto Pinochet, acabando com Allende falecendo.
GUERRILHAS LATINO-AMERICANAS
Jovens revolucionários se formaram como resposta a ditadura, se tornando os “nova esquerda”, sua maior inspiração era a revolução cubana, também liderada por jovens. Grande parte desses grupos foram desbaratada pelas forças ditatoriais.

OS TUPAMAROS
Os tupamaros, também eram revolucionários, lutavam contra a ditadura “autoridades”

O SANDINISM
Frente sandinista de libertação nacional (FSLN), liderava contra a intervenção militar dos EUA.
Sandinismo era apoiado por sindicatos, estudantes, intelectuais e setores da igreja, um líder sandinista foi eleito presidente e destacou a nacionalização de bancos e o inicio da reforma agraria, houve dificuldades na econômicas e uma nova presidente foi eleita, acabando com a fase revolucionaria na Nicaragua.
SENDERO LUMINOSO
Maoista era inspiração para os Sendero luminoso, um grupo guerrilheiro, onde concordavam com a ideia dos operários da industriam deviam fazer a revolução procurando destruir a estrutura do Estado e reconstruir por meio do poder popular.

AS FARC
As farc combatem forças governamentais e grupos paramilitares de direita que proliferaram o país

GUERRILHA EUROPEIA
A radicalização politica alastrou –se pela Europa em 1960 e 1970, onde foi criada organizações. Elas foram formadas predominantemente por jovens que adotavam a luta armada para atingir seus objetivos. Destacando-se as Brigas vermelhas, RAF, ETA e IRA

AS BRIGADAS VERMELHAS
Brigada vermelha atuada na Italia, foi fundada por jovens do movimento estudantil. Sendo inspirados na luta armada latino-americana, atuavam para forçar os ESTADOS a assumir suas faces autoritárias.

RAF
Facção do Exercito vermelho, fundada por um jovem casal intelectuais. O casal lançou o manifesto sobre o conceito de guerrilha urbana e o RAF foi criado com objetivo de implantar um governo anti-imperialista e socialista na republica da Alemanha.

ETA
Organização Patria Basca e liberdade teve de objetivo da independência da regiões da Espanha e França alegam ser bascos, Eles seguiam um moral rígida e conservadora, vitimizaram mais de 800 pessoas.

IRA
GUERRILHEIROS E NARCOTRAFICANTES
Na América do Sul, região marcada por profundas desigualdade sociais, inúmeros  focos guerrilheiros surgiram na década de 1960. Muitas pessoas perderam a vida tentando mudar um quadro que, desde o período colonial foi marcado pela exclusão social e econômica. Para a maior parte desses guerrilheiros , as injustiças sócias decorriam do capitalismo e só imperialismo.

OPERAÇÃO CONDOR
O objetivo da Farc e Sendero luminoso era estabelecer o socialismo no lugar do capitalismo.O combate a esses grupos ganhou espaço na mídia por causa da ajuda militar e logística norte-americana e das repercussões negativas de sequestros praticados pelas FARC de personalidades que foram mantidas reclusas pós anos.


Turquia se posicionou ao lado dos EUA na guerra fria, porém houve golpe ocorrendo uma grande pressão na Turquia, militares assumiram o governo e extinguiram todos os partidos políticos no país, dois anos depois o país foi devolvido aos civis.

Em 1960, explodiram conflitos opondo católicos e protestantes na irlanda do norte .
Em 1969 o Exercito inglês passou a exercer funções  policiais reprimindo a manifestação católica. 
Em 1971 um soldado britânico foi morto o que levou os ingleses a preder suspeitos sem julgamento no ano seguinte paramilitares britânicos mataram 13 civis em Derry, o episodio ficou conhecido como Domingo Sangrento
Full transcript