Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Untitled Prezi

No description
by

André Lúcio Bento

on 25 July 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Untitled Prezi

Competência 2
Nível 5
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Exemplo de redação nível 5
A terra onde canta o sabiá recebeu, desde sua descoberta, diversas culturas: os colonizadores portugueses, os holandeses da cana-de-açúcar ou os italianos da região sul são exemplos desses povos que vieram para o Brasil. Hoje, essa onda imigratória ainda persiste, contudo em um contexto diferente, pois a elevação do país à condição de emergente tem atraído novos tipos de imigrantes. A intolerância a essas pessoas, todavia, pode se tornar um sério problema.
ntretanto, apesar de sinalizar a confortável realidade brasileira diante das outra (como a do Haiti, afetado pelo terremoto), esse movimento imigratório pode desencadear alguns conflitos humanos. A xenofobia é uma dessas possíveis consequências. Esta surge pelo contato com o diferente, com a intolerância nata do homem àquilo que é estrangeiro. Citando novamente os EUA, uma nação experiente nesse tipo de problema, nela o sentimento de aversão aos imigrantes já foi conhecido pelos estadunidenses. Além disso essa mesma sensação xenofóbica já motivou uma guerra, a de 1939-1945, com a Alemanha nazista e foi desencadeadora dos conflitos entre índios e colonos portugueses a partir do século XVI aqui no Brasil. Desse modo, não há como negar que não seja possível a existência de atritos entre os brasileiros e imigrantes contemporâneos.
Sendo assim, não é apenas o visto humanitário que pode tornar saudável a relação entre a cultura local e a “importada”. É preciso que os brasileiros sejam educados para o respeito e a compaixão com os imigrantes do presente. Palestras em ambientes escolares e públicos precisam ser efetivadas por representantes da ONU no Brasil – os zeladores da paz. Só assim coexistiremos pacificamente com os imigrantes e provaremos a G. Lipavetsky que a cultura do sacrifício não está morta: ainda há (com) paixão.

Phase 3
Goal
Uma das razões para que o Brasil tenha recebido, atualmente, uma leva considerável de imigrantes é o desenvolvimento da sua economia, a 5ª maior do mundo. Assim, se ele já era visto por muitos como “país abençoado por Deus”, por causa de seus privilegiados recursos naturais, com o auge econômico, então, atrai novos indivíduos de outras nacionalidades. A exemplo desse fato, os haitianos e bolivianos, que estão migrando para o Brasil com evidente interesse financeiro. Semelhante a esse atual processo brasileiro, os Estados Unidos foi palco de correntes imigratórias a partir do momento em que se destacou economicamente depois da 2ª Guerra Mundial.
Full transcript