Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Gimnospermas usada pelo ser humano como medicamentos e ornam

No description
by

on 11 September 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Gimnospermas usada pelo ser humano como medicamentos e ornam

Ginkgophyta

Conhecendo as Gimnospermas
As gimnospermas são mais abundantes no hemisfério norte, em países de clima temperado, não sendo muito comuns em países de clima predominantemente tropical, são pouco numerosas na flora brasileira, porém tem um importante papel na sociedade, principalmente de valor econômico.
São de suma importância para a preservação da biodiversidade local, como as Araucárias e a importância prática da manutenção das florestas e a proteção que elas representam para as bacias hidrográficas.
Divisão das Gimnospermas
Cycadophyta
Habitam principalmente regiões tropicais e subtropicais. Este grupo abriga cerca de 140 espécies, agrupadas em 11 gêneros.
Importância
Importância
Este grupo abriga somente 1 família e 1 espécie a Ginkgo biloba, é uma árvore considerada um fóssil vivo. É símbolo de paz e longevidade, por ter sobrevivido às explosões atômicas no Japão.
Uma das características da Ginkgo biloba é sua extrema resistência a fatores ambientais adversos como poluição, pragas e até mesmo resistência à radioatividade.
Importância
Uso Medicinal do extrato de Ginkgo Biloba para melhorar o fluxo sanguíneo para os tecidos e órgãos, combater a danificação de células pelos radicais livres, agindo como antioxidante natural e evitar a agregação plaquetária, que está relacionada com o desenvolvimento de problemas cardiovasculares, respiratórios, renais e problemas no sistema nervoso.
São plantadas em todo o mundo para obter principalmente: madeira, papel, verniz, esmalte, alimentação, cosméticos, entre outros, possibilidade de extração de resina, em escala comercial, em algumas espécies; possuem rusticidade e tolerância, possibilitando o plantio em solos marginais para agricultura, formação de cobertura protetora do solo e reconstituição de ambientes degradados; valor ornamental para arborizações e paisagismo.São também utilizados para a produção de resina utilizada na composição de outros produtos variados
como xampus e chicletes.
Gnetophyta

É um pequeno grupo, distribuído em três gêneros:
Gnetum: A maioria das espécies são comestíveis, nomeadamente as sementes, que podem ser torradas, e as folhas que são usadas como vegetal. São também conhecidas aplicações na medicina tradicional.
Ephedra:
Ocorrem em climas áridos, numa vasta área que inclui a Europa, Norte da África, Ásia Central e Sudoeste, América do Norte e do Sul
Suas propriedades são usadas na preparação de produtos dietéticos de redução de apetite, e podem causar efeitos secundários graves.
Também são usadas contra enfermidades respiratórias e alérgicas, especialmente no tratamento de asma brônquica.
Welwítschia
É formado por uma única planta Welwitschia mirabilis , que só existe no deserto do Namibe, na Namíbia e em Angola.
O núcleo foi utilizado como alimento para pessoas em tempos anteriores.
Diz-se muito saboroso cru ou cozido em cinzas quentes e é assim que tem seu nome Herero Onyanga, o que significa cebola do deserto.
Conipherophyta ( ou Pinophyta)
As coníferas têm imensa importância ecológica, uma vez que são as plantas dominantes em vastas áreas da Terra, principalmente nas florestas boreais, mas também em montanhas com clima semelhante, em regiões temperadas ou tropicais.
Gimnospermas usadas pelos seres humanos como medicamentos e ornamentação
Uso culinário como na produção de Sagu e amido. Uso ornamental na decoração de casas, praças, etc.
Normalmente são tóxicas, produtoras de neurotoxinas, suas toxinas apresentam ação terapêutica no tratamento de hepatomas, tumores de pulmão e ação expectorante.
Também têm uso bactericida e fungicida.
Gabriel Eduardo 7
Nicoli Zitelli 13
Rafaela Teixeira14
Vitor Hugo 18
Full transcript