Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Valores e Ética Cristã

No description
by

Chantal Amaral

on 21 February 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Valores e Ética Cristã


O nosso objetivo com este trabalho é tentar perceber como é que os valores influenciam a nossa vida e como é que estes são influenciados. Vamos falar dos valores que consideramos mais importantes para nós e abordá-los um a um.
O que são valores?
Os valores, em geral, justificam as nossas ações. Não atribuímos a todos a mesma importância. Na hora de tomar uma decisão, cada um de nós, hierarquiza os valores de forma muito diversa.
A hierarquização é a propriedade na qual os valores se subordinam uns aos outros, isto é, o facto de uns serem mais valiosos do que outros.
Os valores na nossa vida
Quando decidimos fazer algo, estamos a realizar uma escolha. Manifestamos certas preferências por umas coisas em vez de outras. Evocamos, então, certos motivos para justificar as nossas decisões.
Podemos definir os valores partindo das várias dimensões em que usamos:
- Os valores são critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as coisas;
- Os valores são as razões que justificam ou motivam as nossas ações, tornando-as preferíveis a outras.

Esta é a nossa Tábua de Valores:
Saúde
Este valor está no topo da tabela, uma vez que, sem ele, não poderíamos enfrentar a vida e concretizar/atingir os nossos objetivos. Assim, ser feliz é mais fácil pois não será necessário gastar dinheiro em medicamentos, e as pessoas ao nosso redor não vão ficar prejudicadas a nível económico nem a nível psicológico/emocional.
Felicidade
Este vem logo a seguir, já que é um valor necessário para o aproveitamento do homem na Terra. Uma pessoa feliz consegue atingir mais facilmente as suas metas e consegue conciliar a sua vida mais facilmente, não deixando que as mínimas coisas o afetem.

.
Família
É o nosso suporte, uma vez que é ela que nos ajuda quando mais precisamos e sabemos que, apesar de tudo o que possa acontecer, nunca nos vai deixar sós. É com ela que passamos o tempo mais importante da nossa vida e a quem devemos agradecer tudo o que temos e, acima de tudo, o que somos.
Valores e Ética Cristã
Introdução
Respeito/ Honestidade:
Estes dois valores também são importantes pois com eles podemos viver humanamente bem. O respeito ajuda-nos a conhecer os nossos próprios valores e a reconhecer que as outras pessoas podem ter valores diferentes e, consequentemente, a honrar os valores dos outros. A honestidade possibilita uma vida de integridade para com a sociedade.
Respeito
Amor
Este valor é importante na vida de qualquer ser humano. É graças a ele que podemos ser felizes e confraternizar com os outros. Ele é importante, uma vez que está ligado à felicidade. Assim uma pessoa que não recebe nem dá amor, não consegue evoluir mentalmente/espiritualmente, pois existe uma carência de carinho/afeto por parte dos outros.

Dinheiro
É graças a este que conseguimos ter o mínimo de condições de vida e possuir determinados objetos que nos são necessários. Ajuda as pessoas a nível da saúde, bem-estar, felicidade, entre outros, mas também tem aspetos negativos, como a ganância, a dependência e a mentira.
Fé Cristã
A fé é necessária para que as pessoas acreditem que o mundo não é apenas o que nós conseguimos ver, ajuda as pessoas a acreditarem que existe mais do que parece e que há alguém que olha por nós. Sem isso, as pessoas ficariam descontroladas e acabariam por fazer más ações. Este valor implica entreajuda, solidariedade e respeito por todos. Sem ele, o mundo tornar-se-ia num lugar terrível.
Bens Materiais
Sem eles, não teríamos as mínimas condições para vivermos uma vida com qualidade, em todos os sentidos. Assim, os bens materiais são o complemento lógico e indispensável na vida da espécie humana, proporcionando a este meios adequados à sua evolução e consequente desenvolvimento.
É graças aos meios de comunicação que é possível transmitir as informações para a sociedade, informações essas que influenciam a nossa maneira de ser, estar, pensar e agir.


Os meios de comunicação na nossa vida
Os meios de comunicação evidenciam protótipos perfeitos para a sociedade, levando assim as pessoas a mudarem os seus gostos, preferências, hábitos e comportamentos. A sociedade é vitima do poder dos meios de comunicação, sendo como principais “vítimas” as crianças e os adolescentes.
Os meios de comunicação na nossa vida
Amigos Improváveis
Como na vida real as coisas nem sempre são fáceis como parecem, estes dois homens, diferentes em tudo, aprendem muito um com o outro. Têm que adaptar-se aos defeitos e qualidades um do outro, a conviver, a lidar com as suas personalidades e solucionar os seus problemas e conflitos.
“Posso passar por cima do meu orgulho e da minha vaidade, mas nunca por cima dos meus valores”

Mônica Liberato

Conclusão
Com a realização deste trabalho, concluímos que é muito importante termos valores para conseguirmos evoluir em termos de ser humano, uma vez que são eles que influenciam as nossas escolhas e preferências. Eles fundamentam as nossas opiniões e razões, sendo uma base importante para a nossa vida.
Referências Bibliográficas
-http://www.blogdacomunicacao.com.br/influencia-dos-meios-de-comunicacao/
-http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Influ%C3%AAncia-Da-M%C3%ADdia-e-Dos/400583.html
-http://mulher.sapo.pt/vida-e-carreira/desenvolvimento-pessoal/artigo/os-nossos-valores-morais
Trabalho realizado por:

- Maria Amaral nº23
- Maria Ines Faria nº24
- Mariana Pereira nº26
- Raquel Oliveira nº28
10CT2
Escola Secundária Francisco de Holanda
Disciplina de Educação Moral

Felicidade (cont.)
Uma pessoa pode ser feliz através da família, dos amigos, da arte e de tudo o que para ela é importante. Se uma pessoa não tiver felicidade, não vive e estará submersa nos seus pensamentos. Existem, no mundo, pessoas com infelicidade crónica como depressão, que se desligam do mundo e vêem nele só o pior das coisas.
Full transcript