Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Grupo 02

No description
by

Natália Bracht Malagutti

on 13 June 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Grupo 02

Grupo 02
BENS DE CONSUMO
• As indústrias de bens de produção são relacionadas com a extração de matéria-prima da natureza;

• A industria de bens de capital é responsável por transformar o que é produzido na indústria de base em máquinas e ferramentas;

• A industria de bens de consumo é a que produz o produto final,

Acesso aos Bens de Consumo
Bens de consumo tem o objetivo de satisfazer as necessidades de consumo de um indivíduo.


O aumento ao acesso de bens de consumo se deve a melhora da renda, acesso ao emprego e ao crédito.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad): enquanto dez milhões de lares brasileiros não tinham água encanada em 2014, apenas 4,38 milhões não contavam com telefone.
Algumas descobertas cientificas da história:
O acúmulo cada vez maior de supérfluos leva nossa sociedade a uma deterioração dos hábitos e dos valores.
CONSUMISMO
O consumismo é uma compulsão que leva o indivíduo a comprar de forma ilimitada e sem necessidade, bens, mercadorias e/ou serviços.
O consumista não age como o consumidor.
Controle de natalidade, redução de taxa de natalidade e envelhecimento da população
Os avanços científicos
Tudo no universo possui aspectos positivos e negativos.

Como a ciência, que nos proporciona vantagens como as descobertas que contribuíram para adaptação do homem; e para o seu domínio do planeta, muitas vezes utilizado para fins negativos.


O uso excessivo da tecnologia também é um ponto negativo. As pessoas estão cada vez se relacionando menos pessoalmente e utilizando ainda mais a internet para a comunicação.

As vezes os acontecimentos positivos e negativos ocorrem simultaneamente. Como afabricação da bomba nuclear, a criação de um vírus, etc.
Angela Sonalio, Eloisa Gava, Karina Silva, Laura De Carli, Natália Malagutti, Rafaela Almeida e Thalia Barth
Nas últimas décadas os avanços na área se dão numa velocidade tão alta que acompanhar é uma tarefa árdua.
Hoje temos contato e acesso a informações do mundo todo em tempo real através da internet que também possibilita o acesso fácil ao conhecimento por preços acessíveis.
Urbanização
É o processo de crescimento das cidades tanto em população como em crescimento territorial .


O espaço rural vai se tornando urbano a migração de pessoas para as centros urbanos.

Originando a metropolização, as cidades não conseguem absorver a grande quantidade de pessoas, aparecendo assim as favelas e habitações irregulares.
A revolução industrial possibilitou o aumento da escala de produção e incrementou o volume de mercadorias em circulação.
O resultado dessa atitude impulsiva é geralmente o endividamento crescente. O indivíduo assume uma sobrecarga de trabalho e novamente se vê emocionalmente frágil e se torna propenso de novo ao consumismo feroz.
As críticas sobre a sociedade de consumo direcionam-se não apenas pela perspectiva econômica, mas também pelo viés ambiental
A crise de 29 teve um impacto muito grande sobre o modo de consumir da população.

Com isso, surgiram as ideias do New Deal

• O meio ambiente pode ser definido como aquele composto por recursos naturais,

• A Definição jurídica de meio ambiente o conceitua como “conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

• Uma das marcas da sociedade atual é o consumismo.

Quando esse consumo não é feito de forma sustentável ocasiona também riscos para o meio ambiente.

Às medidas para se consumir de forma consciente são várias e estão ao alcance de todos.
POLÍTICA E MEIO AMBIENTE
 As políticas ambientais são um conjunto de ações com o propósito de preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável do planeta.
 Em 1934: primeiro Código Florestal Brasileiro
Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
 O Código Florestal Brasileiro, estabelece limites de uso da propriedade.
SUSTENTABILIDADE
“O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”
Os avanços na área se dão numa velocidade tão alta que acompanhar é uma tarefa árdua
Hoje temos contato e acesso a informações do mundo todo em tempo real através da internet
A tecnologia acaba impulsionando o consumismo pois sempre há algo novo e mais interessante no mercado
REFERÊNCIAS:
BRANDÃO, AdrieliS.. 2015. Consumo e meio ambiente: principais efeitos do consumismo no meio ambiente natural do Brasil. Disponível em :< https://jus.com.br/artigos/36653/consumo-e-meio-ambiente-principais-efeitos-do-consumismo-no-meio-ambiente-natural-do-brasil >. Acesso dia 7 de jun. de 2016.
PNUMA – Programa das Nações Unidas para o meio ambiente. 2013. Disponível em: < http://www.aoponto.com.br/2013/06/dia-do-meio-ambiente-consumo-responsavel/ > . Acesso dia 7 de jun. de 2016.
IDEC- Instituto brasileiro de defesa do consumidor. Dia do Meio Ambiente e o papel do consumidor. 2016. Disponível em < http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/dia-do-meio-ambiente-e-o-papel-do-consumidor > Acesso dia 7 de jun. de 2016.
EDUCASUSTENTABILIDADE ON AUGUST. 2011. Refletindo sobre consumo, meio ambiente e responsabilidades. Disponível em < http://blog.pucsp.br/educasustentabilidade/2011/08/20/refletindo-sobre-consumo-meio-ambiente-e-responsabilidades/ >. Acesso dia 7 de jun. de 2016.
BEM NA ESTRADA. 2015. Ecovia implanta iniciativas para reforçar a preservação ambiental. Disponivel em < http://www.bemnaestrada.com.br/ecovia-implanta-iniciativas-para-reforcar-a-preservacao-ambiental/ >. Acesso dia 7 de jun. de 2016.
CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio. Segurança alimentar e agricultura sustentável: uma perspectiva agroecológica. Ciência & ambiente, Santa Maria (RS), v. 1, n. 27, p. 153-165, 2003
ALVES, J. E. D., CAVENAGHI, Suzana, Barros, LFW. A família DINC no Brasil: algumas características sócio- demográficas. Textos para Discussão, Escola Nacional de Ciências Estatísticas.
COELHO, M. A. Geografia geral. O espaço natural e socioeconômico . São Paulo: Moderna, 2001.
IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em: 07 jun. 2016.
PENA, Rodolfo F. Alves. "Urbanização"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao.htm>. Acesso em 10 de junho de 2016
SILVA, Pollyane Lima e. As 10 maiores descobertas da história da medicina. 2010. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/blog/10-mais/ciencia/as-10-maiores-descobertas-da-historia-da-medicina/#ancoratopo>. Acesso em: 07 jun. 2016.

Avanço tecnológico dos meios de comunicação e mudanças inseridas nas sociedades Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/44031/avanco-tecnologico-dos-meios-de-comunicacao-e-mudancas-inseridas-nas-sociedades#ixzz4BBUNnCbr. 2013. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/44031/avanco-tecnologico-dos-meios-de-comunicacao-e-mudancas-inseridas-nas-sociedades>. Acesso em: 07 jun. 2016.
PRONIN, Tatiana. Veja 15 grandes descobertas científicas da última década. 2015. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2015/05/21/veja-as-15-maiores-descobertas-cientificas-da-ultima-decada.htm>. Acesso em: 07 jun. 2016.
A ONU e o meio ambiente. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/>. Acesso em: 07 jun. 2016.
ABRIL. Revista EXAME. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/busca/?qu=sustentabilidade&per=rec&ord=asc&origembusca=bsc>. Acesso em: 07 jun. 2016.
NEOSOLAR. Energias renováveis ou energias alternativas. Disponível em: <http://www.neosolar.com.br/aprenda/saiba-mais/energias-renovaveis-ou-energias-alternativas>. Acesso em: 07 jun. 2016.
ABRIL. Revista veja. Disponível em: < http://veja.abril.com.br/busca?qu=SUSTENTABILIDADE>. Acesso em: 07 jun. 2016.


Na segunda metade do século XX o Brasil passou por mudanças provocadas pela transição urbana e teve impactos na sociedade, na cultura e no relacionamento das pessoas e famílias.
A transição demográfica é um dos mais importantes fenômenos sociais e é acompanhada por uma mudança na estrutura etária. No Brasil, ocorreu no século XIX, onde a taxa de mortalidade começou a cair e depois da Segunda Guerra Mundial decaiu ainda mais.
Como mostram os gráficos, o aumento de idosos na população significa o aumento da taxa bruta de mortalidade. Ocorre também, queda na taxa de fecundidade, o que diminui o tamanho das famílias e a quantidade de pessoas mais jovens. Isso faz com que o pais inicie um processo de envelhecimento.
Em 1990houve um aumento da gravidez na adolescência no Brasil. Já em 2010 a fecundidade caiu em todos grupos etários, inclusive entre os adolescentes.
Comparado a outros países as taxas brasileiras são altas.
Full transcript