Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Segurança na internet das coisas

No description
by

Enzo Dias Ulian

on 17 September 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Segurança na internet das coisas

Internet das Coisas
Se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede de computadores, como por exemplo aparelhos vestíveis, o Google Glass e o Smartwatch 2, da Sony, transformam a mobilidade e a presença da Internet em diversos objetos em uma realidade cada vez mais próxima.

Objetivo
A ideia é que, cada vez mais, o mundo físico e o digital se tornem um só, através dispositivos que se comuniquem com os outros, os data centers e suas nuvens.
Situação
Internet das Coisas
É uma sexta-feira, fim de expediente, você indo para sua casa, quando de repente, um sinal na tela de seu computador de bordo no carro, avisa que você deve passar em um mercado para comprar algum alimento para o jantar.
Central de Gerenciamento
O aviso foi enviado pela T-A, a central de gerenciamento da sua casa, que, integrada à sua geladeira já sabe o que você precisa comprar. Esta central está ligada ao GPS do seu carro, que localiza um supermercado no caminho do seu trabalho para casa.
Ficção ou Realidade ?
A revolução da sociedade com a Internet das Coisas pode até parecer um belo filme de romance, porém por se tratar de realidade, o sistema de armazenamento de dados é em nuvem.
E qualquer dado em nuvem, pode gerar um grande esquema de insegurança, como vazamentos e invasão.
Dispositivos
Cada vez mais surge eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones.
Segurança na internet das coisas

Desenvolvido por MIT
(Instituto de Tecnologia de Massachusetts) em 1999 por Kevin Ashton
Com tantas empresas visando o futuro dos seus negócios e apostando nas vantagens que o mundo da IdC promete, líderes empresariais precisam capacitar suas equipes técnicas para criar redes de IdC mais seguras.
Transformações Estruturais
Em um ambiente deve se levar em conta a conciliação das prioridades de TI, equilibrando os requisitos de segurança e também implementar soluções de segurança digital e além disso, Políticas de Segurança para proteger igualmente todas as redes e ativos contra ataques.
Mecanismos de Segurança
Mentalidade
É vital mudar a atual mentalidade que considera cada objeto isoladamente, sem olhar para o todo.
Os invasores estão tendo uma visão holística da IdC e os defensores devem fazer o mesmo.
Para trabalhar em conjunto e em prol da segurança da IdC, os líderes técnicos e de negócios precisam considerar três abordagens:
É preciso ver em tempo real as imagens de ameaças, aplicações, dispositivos e dados para dar inteligência ao processo. Isso requer controles dinâmicos que promovam automação e análise que permitam decisões informadas.
Visibilidade
Aprimoramento da capacidade para identificar ameaças, mapeamento dos indicadores de compromisso, tomada de decisões e resposta rápida. Isto exige superar a complexidade e a fragmentação dos ambientes.
Consciência da Ameaça
Quando uma ameaça ou um comportamento anormal são identificados é necessário agir, com base nas Consciências de Ameaça, aplicar conceitos de segurança e buscar aplicar artifícios para desencorajar o invasor.
Ação
O ponto "negativo" da IdC, é a maior exigência de segurança das empresas com seus sistemas.
Com o avanço desacelerado de novos sistemas, o mercado avança, porém a área de segurança é quem se afasta.
Perigo a frente
100m
Segurança
A velocidade em que a tecnologia avança prejudica o setor de segurança da internet, os princípios já utilizados em outras bases de redes são comuns para invasores.

Velocidade
Tecnológica
A real evolução atual da sociedade em relação a IdC, é evoluir e aplicas técnicas de Gestões de Seguranças em serviços digitais.
Com o parelho crescimento entre tecnologia e segurança, podemos avançar para proporções ainda maiores os armazenamentos em núvem com os sistemas de IdC.
Evolução
Integrantes do Grupo
Airton Ponce
Enzo Dias
Gabriel Gomes
Fernanda Lima
Vinicius Ferro
Referências
ZAMBARDA, Pedro.
‘Internet das Coisas’: entenda o conceito e o que muda com a tecnologia. Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/internet-das-coisas-entenda-o-conceito-e-o-que-muda-com-tecnologia.html>
. Acesso em 16/09
D’Avila, Raphael.
Os desafios em segurança digital com a ‘Internet das Coisas’. Disponível em:<http://www.techmag.com.br/novidades/os-desafios-em-seguranca-digital-com-a-internet-das-coisas/>.
Acesso: 16/09
Redação.
Internet das Coisas é uma “bomba-relógio” em termos de segurança. Disponível em: <http://computerworld.com.br/internet-das-coisas-e-uma-bomba-relogio-em-termos-de-seguranca>.
Acesso: 16/09
Netscan Digital.
Saiba como a internet das coisas vai mudar nosso dia a dia, para sempre. Disponível em: <http://netscandigital.com/blog/internet-das-coisas/>
. Acesso: 16/09
Full transcript