Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Planejamento Estratégico

No description
by

Anna Paula

on 17 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Planejamento Estratégico

Alinhamento MÉTODO Planejamento
Estratégico Consolidando o conhecimento Reflexão Previsão de Necessidades (cc) photo by Metro Centric on Flickr (cc) photo by Franco Folini on Flickr (cc) photo by jimmyharris on Flickr Tomada de Decisão (cc) photo by Metro Centric on Flickr Qualquer atividade humana realizada sem preparo, é uma atividade aleatória que conduz, em geral, o indivíduo e as organizações a destinos não esperados. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30). Por isso planejamos! Estratégia consiste na arte de aplicar os meios disponíveis ou explorar condições favoráveis com vista a objetivos específicos. Por isso planejamos baseado em estratégias! A origem militar O termo estratégia é um conceito militar bastante antigo, definido pela aplicação de forças contra um dado inimigo. Em termos organizacionais passa pela mobilização de recursos para atingir objetivos, definindo um plano para o futuro Reflexão O questionário PRE-PEP é momento de reflexão sobre a Psicojunior.
O que temos de bom? (Fortalezas)

O que temos de ruim? (Fraquezas)

O que pode nos ajudar a melhorar? (Oportunidades)

O que pode nos atrapalhar? (Ameaças)

Como nós enxergamos as diretorias? Reflexão Em diretoria, nós temos uma segunda fase de reflexão.
ADM-FIN: Finanças
MKT: MEJ e Sociedade (Parcerias)
PRES: Estratégia
PROJ: Clientes e Sociedade
RH: Pessoas Previsão de Necessidades A partir da reflexão sobre a empresa, nós teremos embasamento para prever o que é necessário para o desenvolvimento da Psicojunior. Tomada de Decisões Para alcançar as necessidades, nós precisaremos tomar algumas decisões, formulando estratégias para o alcance dos nossos objetivos. Ação A ação será o processo de colocar tudo aquilo que nós planejamos em prática! Dessa forma devemos acompanhar os prazos do nosso planejamento para concretizar os objetivos e colher os resultados esperados. Planejando uma viagem... Escolha um lugar para viajar!
Levante pontos positivos e negativos desse lugar.
Pense quais as oportunidades para você viajar e quais as ameaças para realizar a viagem. O que será necessário para que você faça a viagem? Qual estratégia podemos utilizar para atingir a necessidade? (cc) photo by jimmyharris on Flickr (cc) photo by Metro Centric on Flickr Ação Coloque sua estratégia em prática em tempo hábil para realizar sua viagem no prazo correto! (cc) photo by jimmyharris on Flickr (cc) photo by Metro Centric on Flickr Resultados Caso você tenha suprido suas necessidades de acordo com suas estratégias em tempo hábil: VIAGEM! O que é a Reflexão dentro da Metodologia do PE? O levantamento de fortalezas e fraquezas, oportunidades e ameaças feitas durante a reflexão se chama Análise SWOT/FOFA (Strenghts, Weakness, Opportunities e Threats)/ (Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) A Análise feita em diretoria de acordo com os critérios passados se chama Análise de Cenários. O que é a Previsão de Necessidades dentro da Metodologia do PE? Ao levantar as necessidades da Psicojunior, nós traçamos objetivos!
OBJ 1: Garantir a Sustentabilidade Financeira
OBJ 2: Ser regularizado juridicamente
OBJ 3: Prospectar e Fidelizar Clientes
OBJ 4: Garantir os recursos necessários para que os membros estejam aptos a realizar os serviços prestados pela empresa
OBJ 5: Promover a sustentabilidade dos recursos humanos O que é a tomada de decisão dentro da Metodologia do PE? Tomar decisões é decidir o que nós faremos para suprir as necessidases, ou seja, para alcançar os objetivos. Metodologicamente essa decisão chama-se estratégia e nós definimos prazos para que ela seja colocada em prática.

Dúvida: Como saber se a estratégia foi alcançada?

Para isso nós mensuramos as estratégias através de indicadores que vão quantifica-las. Objetivos, estratégias, indicadores? Não entendi! Obj 3: Prospectar e fidelizar clientes

Estratégia: Estabelecer e manter contato com clientes em potencial.

Indicador: Número de visita às empresas.

Meta: 2 visitas por semestre A revisão do PE 2013 precisa estar alinhado com 3 pontos: MISSÃO
Capacitar seus membros para a prática profissional e prestar serviços de qualidade na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. VISÃO
Ser uma empresa financeiramente sustentável e regularizada fiscal e juridicamente, com sua perpetuidade garantida. VALORES
Ética: Zelar pelo respeito, transparência, idoneidade e sigilo, tendo como referência o código de ética do psicólogo.
Profissionalismo: Realizar as atividades estabelecidas, mantendo postura e comportamento adequados ao ambiente de trabalho.
Comprometimento: Estar envolvido e contribuir com o maior número de recursos possíveis para desenvolvimento e perpetuidade da empresa.
Excelência: Prezar pela qualidade e aprimoramento contínuo das atividades internas e dos serviços prestados.
Cooperação: Busca por relações positivas no ambiente de trabalho e ajuda mútua, colaborando para o desenvolvimento dos membros, da empresa e dos ambientes nos quais está inserida.
Empreendedorismo: Investir no crescimento da empresa através de uma perspectiva sistêmica, idéias inovadoras e atitudes proativas. Metodologia do PE Participativo
Por que? O planejamento estratégico é participativo pois acreditamos que o olhar de todos os trainees, membros e diretores é de fundamental importãncia para a contrução do nosso Planejamento. Durante o ano toda a empresa deve acompanhar o PE e fiscalizar o seu cumprimento pois só assim realizaremos a mudança que desejamos alcançar. Os nossos objetivos são pensados através do BSC (Balanced Scored Card), uma metodologia que aponta algumas perspectivas que balizam nosso planejamento.
Full transcript