Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Trabalho em equipe

No description
by

Kátia Marques

on 28 February 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Trabalho em equipe

PRODELI - Módulo 3
Trabalho em Equipe Trabalhar em equipe significa criar um esforço coletivo para resolver um problema, cada um desempenhando uma função específica, mas todos unidos por um só objetivo: SUCESSO. O que é trabalho em equipe? Diferença entre equipe e grupo Grupo: Equipe: Objetivos comuns
Conhecimentos e habilidades diferentes
Coordenação
Plano de trabalho Um membro nunca poderá fazer o trabalho do outro, sem o maestro a equipe não consegue atingir o objetivo e o plano de trabalho é rígido, a partitura nunca poderá ser substituída no meio do processo. Um pode fazer o trabalho do outro, a participação do técnico é importante na hora de planejar, mas é prescindível durante a partida, e o plano de trabalho é flexível. •O grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, que na maior parte das vezes, reúnem-se por afinidades.

•Os integrantes geralmente não obtêm ótimos resultados como o esperado, porque na maioria das vezes ninguém sabe direito o que o outro pensa, devido à falta de comunicação.

•Cada um trabalha por si, ninguém ajuda ninguém e a tendência é haver uma “competição” entre os membros.

•Nos trabalhos em grupo, os lideres estão afastados, distantes dos integrantes, surgem apenas para dar ordens ou broncas, quando um grande problema aparece. •A equipe trabalha unida em prol de um único objetivo, ajudando uns aos outros em busca de cada conquista.

•Quando um resultado é positivo, todos vibram, e todos recebem mérito, não apenas um. O feedback é constantemente utilizado e todos aceitam como uma técnica de melhoria para todos. Lideres dão e recebem feedback, como qualquer membro da equipe.

•Os líderes encontram-se presentes a todo o momento, atuam próximos a equipe, em conjunto com os membros, interagindo a todo instante.

•Seus integrantes compartilham habilidades complementares e estão comprometidos uns com os outros e com a qualidade dos relacionamentos e dos resultados. Importância do trabalho em equipe

Cada indivíduo tem características e potenciais diferentes, que quando somados formam uma equipe coesa e eficiente.

Em uma equipe, todos são responsáveis pelos resultados, dessa forma existe um maior comprometimento e cooperação entre os colaboradores. Seja qual for o tipo de equipe, os resultados de um setor ou de uma equipe dentro de uma empresa refletem a capacidade de seu líder de planejamento, organização de metas e um plano de trabalho. Em sua empresa, seu setor é um grupo ou uma equipe? Por quê? Erros comuns no trabalho em equipe:
Fazer fofoca de colegas ausentes
Deixar conflitos pendentes
Não cultivar relacionamentos
Rejeitar o trabalho em equipe
Não ouvir os colegas
Não respeitar a diversidade
Ficar nervoso com a equipe
Apontar o erro do outro Se você tem algo a dizer para um colegar, diga diretamente para ele, isso evitará que seus comentários cheguem distorcidos aos ouvidos dele, gerando conflitos! Qualquer tipo de problema referente ao trabalho, dúvida sobre decisões, responsabilidades que não foram bem entendidas, enfim, qualquer tipo de desconforto deve ser esclarecido para evitar que se agravem, gerando discórdia. Quando um membro não está disposto a colaborar, dificulta que a equipe toda alcance o resultado esperado. Antes de apontar o erro do outro, analise sua própria conduta e sua responsabilidade para o insucesso de um trabalho ou projeto. A empatia deve ser colocada em prática nos momentos de tensão entre a equipe. Cada um tem um rítmo de aprendizagem e trabalho, o que não quer dizer que a qualidade da atividade seja melhor ou pior que a sua. O respeito e a maturidade profissional devem falar mais alto do que o nervosismo. 6 dicas sobre como conduzir uma equipe de trabalho? Defina claramente a missão, os valores da empresa, as metas e objetivos da equipe.

Todos precisam saber qual o objetivo do trabalho, para que o esforço seja feito na mesma direção.

A comunicação clara é fundamental para alcançar esse objetivo.

Melhor errar pelo excesso de comunicação, jamais pela falta. Respeite a individualidade e estimule a diversidade da equipe.

Equipes são formadas de pessoas, que têm histórias de vida, conhecimentos e experiências bem diferentes.

É PAPEL DO LÍDER aceitar e estimular as diferenças, fazendo com que cada um dê o seu melhor. Estabeleça os papéis.

Se os integrantes da equipe não sabem qual a função ou papel a desempenhar, dificilmente vão poder atingir o objetivo comum.

Pode ser necessário treinar as pessoas; é PAPEL DO LÍDER identificar se existe ou não a necessidade de treinamento. Motive e reconheça os talentos.

Com o tempo, é natural que a equipe perca o entusiasmo do começo.

É fundamental saber o que cada membro está fazendo de valor e reconhecer a performance de cada integrante. Aprenda a lidar com o conflito.

Saiba valorizar a diferença e tornar os inevitáveis conflitos um bom motivo para crescer e superar as adversidades. Avalie e monitore.

O monitoramento do trabalho e dos resultados é fundamental para que cada integrante saiba como está o seu desempenho, em que e como pode melhorar.

Informações incompletas podem acabar com o trabalho de qualquer equipe. Dessa forma, é possível alcançar o resultado esperado!!!
Full transcript