Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

HISTÓRIA DA ARTE

EXPRESSIONISMO
by

Junior Ferrer

on 25 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of HISTÓRIA DA ARTE

• pesquisa no domínio psicológico;
• cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas;
• dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;
• pasta grossa, martelada, áspera;
• técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões;
• preferência pelo patético, trágico e sombrio O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Paul Gauguin Vicent Van Gogh Toulouse-Lautrec Paul Gaugin desenvolveu as técnicas do "sintetismo" e "cloisonnisme" (alveolismo), estilos de representação simbólica da natureza onde são utilizadas formas simplificadas e grandes campos de cores vivas chapadas, que ele fechava com uma linha negra, e que mostravam uma forte influência das gravuras japonesas Vincent Van Gogh Toulouse-Lautrec Sua vida foi marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contactos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, cometendo suicídio. A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição das suas telas em Paris, a 17 de Março de 1901. Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstraccionismo. Pintava temas pertencentes à vida noturna de Paris, e também foi responsável pelos cartazes das artistas que se apresentavam no Moulin Rouge. Boêmio, morreu jovem. Obra Destacada: Ivette Guilbert que Saúda o Público As cacteristicas do estilo artistico são, suas obras retratava a vida boemia de Paris. Adotou um ton sátiro em suas obras. Destacava a individualidade dentro dos grupos de pessoas. Preferencia por cores quentes e fortes.
Preferencia em retratar pessoas. Entre suas obras as que mais se destacam são "Retrato de Van Gogh", "Na cama", "As duas amigas", entre outras. Doze girassóis numa jarra Retrato de Père Tanguy Terraço do Café à Noite A Noite Estrelada Autorretrato com a Orelha Cortada Duas taitianas com flores de manga Siesta Parau Api Mulher com uma flor De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos? Edvard Munch
Franz Marc
Ernst Ludwig Kirchner Edvard Munch foi um importante artista plástico norueguês. É considerado, por muitos estudiosos das artes plásticas, como um dos artistas que iniciaram o expressionismo na Alemanha. Cinzas (1894) -O Grito (1893) Melancolia (1892) - Abordagem de temas relacionados aos sentimentos e tragédias humanas (angústia, morte, depressão, saudade).
- Pintura de imagens desfiguradas, passando uma sensação de angústia e desespero.
- Forte expressividade no rosto das personagens retratadas.

- Pintura de figuras marcadas por fortes atitudes. Ernst Ludwig Kirchner, foi um pintor expressionista alemão, um dos fundadores do grupo de pintura expressionista Die Brücke. Influenciado pelo cubismo e fauvismo, o pintor alemão deu formas geométricas às cores e despojou-as de sua função decorativa por meio de contrastes agressivos, com o fim de manifestar sua verdadeira visão da realidade. A bidimensionalidade e a simplicidade são marcas do artista, evidentes nas combinações simples de cor, poucas nuances, falta de perspectiva e motivos sobrepostos.
Auto retrato como soldado Amazona nua Rua de Berlin Algumas Obras Fränzi perante uma cadeira talhada Pintor alemão, foi um dos mais influentes representantes do movimento expressionista na Alemanha. Suas primeiras criações foram paisagens, de estilo naturalista. Durante duas temporadas que passou em Paris (1903 e 1907), descobriu o impressionismo e sobretudo uma grande afinidade com a obra de Vincent Van Gogh. Influenciado pelo uso da cor de Robert Delaunay, gradativamente sua obra se aproxima do futurismo e do cubismo e para a crescente abstração, até culminar na abstração expressiva. Fighting Forms, 1914 Der Tiger, 1912 Deer in the Snow, 1911 Siberian Dogs in the Snow, 1909 - 1910 Raposas, 1913 Yellow Cow (Gelbe Kuh), 1911 The Blue Horse, 1911 Os grandes cavalos azuis, 1911 Principais Obras
Full transcript