Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Estratificação política

No description
by

Ana Teresa Oliveira

on 19 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Estratificação política

Estratificação política

design by Dóri Sirály for Prezi
Definição
POR ESTRATIFICAÇÃO ENTENDEMOS A DISTRIBUIÇÃO DE PESSOAS E GRUPOS EM CAMADAS HIERARQUICAMENTE SUPERPOSTAS DENTRO DE UMA SOCIEDADE.
NA ESTRATIFICAÇÃO POLÍTICA, ESSA DISTRIBUIÇÃO SE DÁ PELOS PAPÉIS QUE DESEMPENHAM NA ESTRUTURA SOCIAL, ISTO É, QUEM É TEM MAIS PODER, INFLUÊNCIA E MANDA, E QUEM SE SUBMETE AS ORDENS E IMPOSIÇÕES POLÍTICAS DE OUTREM
Como funciona o processo
O processo da Estratificação política está diretamente conectado a formação do poder político. Em uma sociedade o poder politico se ocasiona através da força, mas a última é apenas algumas das condições, ele também pode ser aceitável ou desejável e há três fases progressivas: O poder difuso, o poder constitucional e o poder institucionalizado.
Na primeira fase, não há órgão especializado para emanar o poder, portanto o poder está relacionado à pressões externas como a tradição, o costume e os cultos ou religião. O segundo poder é aquele conquistado por um órgão específico, quer seja uma pessoa ou um grupo destas. Nesta fase, o poder é tido como propriedade do governante e este impõe sua vontade até onde lhe é possível. Na terceira e última fase existe quando há uma estrutura organizada para cumprir a função social do poder, sendo essa obedecendo regras preestabelecidas e independentes exclusivamente da vontade do governante. A partir desse ponto que há uma criação do direito e se conclui que o poder é de todo o povo, mas com uma pessoa representando-o. Esse poder pode ser substituído pelo poder personalizado ou jurídico.
Exemplificando
Em relação ao Brasil
Nayara
No Mundo

"Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles gostam."
Platão
Um exemplo da estratificação política é o governo brasileiro.A divisão constitucional dos poderes (dada pela Constituição) é feita entre o Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário, cada qual com sua respectiva função na organização da sociedade. Em linhas gerais, ao
Poder Executivo
cabe a administração do Estado propriamente dita, naquilo que diz respeito ao governo da máquina pública. Ao
Poder Legislativo
cabe a formulação, discussão e aprovação de leis, as quais são pensadas conforme as demandas e anseios da sociedade por ele representada. E, por final, ao
Poder Judiciário
cabe o julgamento dos possíveis conflitos, agindo de forma imparcial, pautando pela obrigatoriedade do cumprimento das leis.


A processo de estratificação política pressupõe a tripartição das funções do Estado em Legislativa; Executiva e Jurisdicional e tudo isso é baseado na situação de mando na sociedade. Essa estratificação pode vir por um posto ocupado dentro ou fora da política e também por uma influencia econômica. ou seja (grupos que têm e grupos que não têm poder).
--Dentro de uma mesma sociedade os indivíduos podem desempenhar papeis e alcançar novas posições sociais, relacionados com a religião que praticam, o partido político em que militam, as funções sociais que desempenham, a profissão que exerce e outras atividades.
-- Globalização (reordenamento de diferenças e desigualdades).
-- Castas (Brâmanes, Xátrias, Vaixás, Sudras e Párias)
-- Feudalismo.
Full transcript