Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

SIS - subsistema de instalação e segurança

No description
by

Raphael Dantas

on 20 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of SIS - subsistema de instalação e segurança

 
Houve contratempos no projeto?
Sim - Parte da equipe teve de ser desviada para corrigir problemas na versão antiga do projeto
 
O projeto foi modificado alguma vez durante o seu desenvolvimento?
Não. Houve diversas solicitações para que o projeto fosse modificado, mas o escopo do projeto não foi alterado. Permaneceu inalterado, seguindo o que foi previsto na sua concepção. 6- Capacidade de atender objetivos iniciais 4- Comparação com outros projetos Venezuela
Diferente das urnas eletrônicas brasileiras, onde se utilizam números para identificar cada candidato a presidente, na Venezuela cada partido registrado no CNE (Conselho Nacional Eleitoral) tem um espaço com a foto do candidato que apoia.
A urna venezuelana é composta por uma tela tátil e uma pequena impressora.
Elogiado pelo renomado Centro Carter, comandado pelo ex-presidente dos EUA Jimmy Carter, o sistema eleitoral venezuelano promete ser blindado contra fraudes e erros, já que passou por duas simulações nacionais, 16 auditorias e está sendo observado por 245 acompanhantes internacionais e cerca de quatro mil observadores nacionais. Para o Brasil, o SIS foi um projeto inovador e por isso, não haviam projetos comparáveis no Brasil
Esse sistema foi criado concomitantemente com as novas urnas eletrônicas da época. 4- Comparação com outros projetos Estoura o escândalo do mensalão
Forte crescimento econômico, com a balança comercial registrando o maior saldo positivo da história, US$ 33,7 bilhões.
É realizado no Brasil o referendo sobre a proibição da comercialização das armas de fogo e munições.
Desemprego chega a menor taxa na década. 1 - Momento Histórico (Nacional) Projeto SIS - Subsistema de Instalação e Segurança http://www.modulo.com.br/software/casos-de-sucesso/governo/1557-tse
http://www.modulo.com.br/sala-de-imprensa/1514-voto-seguro
http://linkpb.net/?p=4878
http://brasiliaempauta.com.br/artigo/ver/categoria/brasil/id/726/nome/Episodio_coloca_em_xeque_o_mito_da_seguranca_da_urna_eletronica_do_Brasil/termo/Opini%C3%A3o
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=6375 links O que é SIS?
Em qual ramo a empresa Módulo atua?
Cite dois objetivos do projeto SIS?
Qual foi o contratempo que ocorreu durante o projeto?
Qual foi o prêmio internacional que o projeto ganhou?
O que causava o embaralhamento do registro digital? Perguntas 8- Situação atual  
Decorrências do projeto (após seu fim)
A justiça eleitoral passou a ter eleições mais rápidas e mais seguras
A empresa Modulo passou a ter o nome ainda mais respeitado, chegando a ganhar o premio mundial da Microsoft na área de segurança. Premio recebido em evento mundial da Microsoft em Seatle, EUA.
Destaque para o fato de que a equipe acabou altamente estressada após o término do projeto.
 
Situação atual do projeto:
Até hoje o projeto continua sendo utilizado pela justiça eleitoral: o sistema operacional utilizado é o Windows XP. (Por ser mais rápido.)
Caso a justiça queira modificar o sistema operacional nas estações de trabalho, será preciso modificar o projeto, o que acarretará a criação de um novo projeto.
  Poderia ser feita a distribuição de um programa fonte de verificação que possa ser analisado e compilado, facilitando e agilizando o trabalho de fiscalização. 8- DECORRÊNCIAS NEGATIVAS A verificação do código-fonte contribuiu para o aumento da confiabilidade da urna eletrônica.

Reforçou a verificação de integridade e autencidade dos programas da urna.

Controla o acesso ao Sistema Informatizado de Eleições.

Permite a criação de um ambiente de trabalho homogêneo e disciplinado em todos os computadores onde é instalado (TREs, polos de inseminação, etc.
Possibilita: a uniformização dos procedimentos de geração dos flash cards de carga e controle do processo de inseminação das urnas eletrônicas. 7- Decorrências positivas
CUSTOS DO PROJETO:
Custo de consultoria em media: 30,00/hora

Custo total do projeto: R$1.656.000,00, aproximadamente. (parte operacional, manutenções, consultorias, atendimentos não contam).
 
O projeto atendeu a todos os objetivos iniciais com eficácia. 6- Capacidade de atender objetivos iniciais Hoje, a solução automatizada desenvolvida para as eleições no país é referência mundial. O Brasil é o único onde 100% das eleições são eletrônicas, consideradas as mais seguras e rápidas do mundo.
Além de fazer o monitoramento e a segurança de todos os computadores integrados ao processo eleitoral no país, o SIS administra o atendimento à regulamentação do TSE.
O SIS monitora todo o ciclo de vida da eleição, desde os cadastros dos eleitores até a divulgação de resultados.
Garante a segurança na utilização das estações de trabalho da justiça eleitoral. (Segurança contra fraudes, má utilização...)
  5- Inovação 4- Comparação com outros projetos Austrália

Ao invés de esconder dos eleitores o sistema de votação, o governo da Austrália decidiu fazer com que o sistema fosse open source.
Assim qualquer pessoa pode entrar no código e verificar a sua segurança, além de contribuir para sua melhoria. A transparência é total.
As urnas eletrônicas ainda estão em testes no país, mas a ideia poderá ser futuramente copiada por outros países.  
Objetivo geral
Aumentar a segurança dos computadores da justiça eleitoral.
 
Objetivos específicos:
Impedir a invasão de hackers
Impedir a proliferação de vírus
Proteger os dados da justiça eleitoral (cadastro de eleitores, cadastro de partidos, cadastro de candidatos)
Padronizar a instalação e os sistemas da justiça eleitoral 3 – Objetivo do projeto A atuação da Módulo nas eleições nacionais começou em 1994, quando a empresa venceu uma concorrência internacional para automatização do processo, com o uso de microcomputadores.
A equipe da Módulo que atua no desenvolvimento do SIS e na sua adequação à legislação é formada por sete desenvolvedores e quatro suportes, que trabalham dentro do TSE.
A empresa procura acompanhar a Justiça  Eleitoral em sua evolução, tanto em termos tecnológicos quanto legais. 
“Nós atuamos muito próximo aos profissionais do TSE e dos TREs. Faz uma grande diferença entendermos da segurança do processo eleitoral”, diz Eduardo Nery, Gerente de Contas da Módulo. 2- Organização que abrigou o projeto
Início: Começo do ano de 2005.
Término: Eleições de 2006.
Apesar de já ter decorrido 7 anos desde o termino do projeto, o SIS continua sendo utilizado pela justiça eleitoral.
Projeto entregue no prazo: Sim.

Organização que abriu o projeto: Modulo 1- Dados do projeto Furacão Katrina
Julgamento de Saddam Hussein
Angela Merkel, é eleita chanceler pela Câmara de Deputados, tornando-se a primeira mulher a dirigir a Alemanha
Evo Morales é eleito o primeiro presidente indígena da história da Bolívia
Morte do Papa João Paulo II, após 26 anos de pontificado
Fusão entre a Nokia e a Siemens, formando a Nokia Siemens Networks.
Brasil ganha a copa da confederações 1 - Momento Histórico (internacional) 8- Situação atual


Foram realizados testes de segurança que identificarem que o embaralhamento do registro digital do voto precisava de um algoritmo mais forte
Isso foi desenvolvido imediatamente após os testes
Para certificar a qualidade desse novo sistema, testes foram realizados de forma exaustiva, todos baseados em técnicas utilizadas internacionalmente.
Ressalta-se que a iniciativa da Justiça Eleitoral de realizar o teste de segurança é inédita no mundo o que reflete a maturidade tecnológica da instituição e a forma transparente como trabalha para melhorar o sistema. Entre as atualizações mais recentes nas eleições no Brasil, destaca-se:
o voto em trânsito, que possibilita uma dinâmica maior do processo de votação,
a identificação biométrica, testada com sucesso em três municípios nas eleições de 2008 e usada nas eleições gerais de 2010 em sessenta municípios brasileiros. Com esse benefício, elimina-se totalmente a possibilidade de uma pessoa se passar por outra na seção eleitoral. 8- Situação atual 4- Comparação com outros projetos  Venezuela
Na primeira estação, o eleitor se identifica com sua cédula de identidade e digital. Depois, encontra-se com a máquina. Após escolher seu candidato na tela, confirma o nome no monitor e aperta em ‘votar’. A máquina imprimirá o comprovante, o eleitor confirma seu voto e o deposita na urna. Depois assina o caderno de votação e pinta seu dedo mindinho com a tinta indelével.

Analistas afirmam que as eleições venezuelanas comprovaram que a urna eletrônica é fácil de ser fraudada e muito difícil de ser comprovada. Não é à toa que o país se negou a ter uma auditoria estrangeira da votação. O SIS é responsável pelo monitoramento e a segurança de todos os computadores integrados ao processo eleitoral no país. O SIS ainda administra o atendimento à regulamentação do TSE. O sistema monitora todo o ciclo de vida da eleição, desde os cadastros dos eleitores e dos candidatos, à geração dos bancos de dados para as urnas eletrônicas, a recepção dos resultados e a transmissão da totalização, até a sua divulgação O que é SIS - subsistema de instalação
e segurança
Full transcript