Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA

No description
by

Jessica Ferreira

on 15 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
Lima e Moita (2011) quando afirmam que as novas tecnologias de informação e comunicação são mais que simples suportes, pois interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, e interagir, tal como de adquirirmos conhecimentos.

As TIC começam a influenciar o nosso modo de agir e pensar, passando a ser estruturantes do nosso pensamento (ALMEIDA E VALENTE, 2010).

Alguns resultados
Dois professores afirmaram não utilizar os dispositivos móveis. A maioria dos professores usa o tablet, 10% utiliza o celular nas aulas;

O professor A afirmou que o faz para “otimizar a abordagem dos conteúdos e melhorar a visualização de imagens e vídeos”.

Professor B diz que “o dispositivo móvel por si só não é algo positivo ou negativo no ambiente da sala de aula, o que determina é à maneira de uso”.

Professor C utiliza com o objetivo de “dinamizar a aula e fazer com que os alunos conheçam os vários recursos disponíveis e como eles podem contribuir para o processo de ensino/aprendizagem nos componentes curriculares ora trabalhados”.
Como o docente vê o uso dos dispositivos móveis em sala de aula? Como avalia as contribuições e o auxílio que esses instrumentos podem trazer para sala de aula? Como refletem acerca das dificuldades que ainda permeiam a inserção dos dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem?
Moran (2013)
INFORMAÇÃO
METODOLOGIA
--> Estudo de caso, de natureza qualitativa;

--> Utilização de um questionário, enfocando as hipóteses e o tema da pesquisa;

--> Aplicado a uma turma de professores/cursistas (20 professores) de um curso de pós-graduação em Educação, oferecido pelo Governo do Estado da Paraíba, juntamente com uma universidade pública do mesmo estado, sendo 52% do sexo masculino e 48% do sexo feminino, com uma média de idade de 25 a 55 anos.

--> Atuantes em turmas de Ensino Médio, em diversas áreas do conhecimento.


INTRODUÇÃO
Partimos do pressuposto de que as tecnologias da informação e comunicação estão cada vez mais acessíveis, e tais tecnologias, neste caso em específico, os dispositivos móveis, podem auxiliar na efetivação de um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e real, não somente para os alunos, mas também para os professores.
DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA SALA DE AULA
Jessica Kelly Sousa Ferreira
PPGFP - UEPB

Objetivo: Analisar, na perspectiva dos docentes, o auxílio que o uso dos dispositivos móveis em sala de aula pode trazer para o processo de ensino aprendizagem, assim como para o desenvolvimento do trabalho do professor.
ESCOLA
DISPOSITIVOS MOVEIS
Serres (2013)
Carroll (et. al.,2005)
"NOVA DEMOCRACIA DO SABER"
"APROPRIAÇÃO"
UNESCO (2013) recomenda que os governos se preocupem em estimular o uso dos dispositivos móveis na educação, respeitando as realidades e contextos diversos, pois estas facilitam o processo de ensino e aprendizagem e proporcionam o aprendizado em "qualquer momento e lugar".
Desafios elencados:

--> Disciplina e organização;
--> Redes sociais;
--> Mero manuseio, sem foco.
REFLEXÕES
Os professores em estudo compreendem e avaliam como positivas as contribuições que tais instrumentos podem trazer ao trabalho docente, assim como admitem o auxílio que os diversos materiais, recursos e aplicativos presentes nos dispositivos móveis podem trazer ao processo de ensino-aprendizagem e a abordagem dos conteúdos.

Ainda carrega consigo alguns entraves.

É importante que o professor estabeleça objetivos, trace metas e acompanhe de perto o trabalho, adequando a perspectiva proposta à realidade de cada escola, sala de aula, e aluno.
AGUILAR, A. de. Tecnologias educacionais. In: Revista Linha Direta. Belo Horizonte: Rona Editora, 2012.

ALMEIDA, M.E.B.; VALENTE, J.A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Editora Paulus, 2010.

ANDREOLI, V. O Mundo Digital.(A. S. Fontinha, Trad.) Lisboa: Editorial Presença, 2007.

LIMA, E.R.P.O.; MOITA, F.M.G.S.C. A tecnologia e o ensino de química: jogos digitais como interface metodológica. In: SOUSA, R. P. de; MOITA, Filomena M. C. da S. C; CARVALHO. A.B.G. (org.) Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

LOPES, K. de .C.; TORMAN, R. O educador frente às diversidades da contemporaneidade. In: KRONBAUER, S.C.G.; SIMIONATO, M.F. (org.) Formação de professores- Abordagens contemporâneas. São Paulo: Paulinas, 2008.

MARÇAL el al. Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade Virtual. In RENOTE : revista novas tecnologias na educação: V.3 Nº 1, Maio, Porto Alegre: UFRGS, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, 2005.

MASETTO, Marcos T. Medicação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Maria Aparecida. Novas tecnologias e medicação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

MENEZES. Célia Maria Cardoso de Abreu Vasconcelos Quintilha de. Utilização de dispositivos móveis na escola do séc. XXI: O impacto do podcast no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa no 7º ano do 3º ciclo do Ensino Básico. Portugal: Universidade Portucalense Infante D. Henrique, 2009.
MORAN, J.M. Como utilizar as tecnologias na escola. In: MORAN, J.M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2009.

MOREIRA, F., & PAES, C. Aprendizagem com Dispositivos Móveis: Aspectos Técnicos ePedagógicos a Serem Considerados num Sistema de Educação. Challenges 2007 – Actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Braga: CCUM, 2007.

NOVA, C. ALVES, L. A comunicação digital e as novas perspectivas para a educação. UFBA. Salvador: 2002.

PANIZZOLO, C. A educação na era da tecnologia: limites e perspectivas para uma formação cidadã. São Paulo: CELACOM, 2005.

PEREIRA. Leonardo Romão; SCHUHMACHER. Vera Rejane Niedersberg; SCHUHMACHER. Elcio; Dalfovo. Oscar. O uso da tecnologia na educação, priorizando a tecnologia móvel. Belo Horizonte: CEFET, 2012.

RICARTE, D. de B.; CARVALHO, A.B.G. de. As novas tecnologias da informação e comunicação na perspectiva do ensino de Geografia. In: SOUSA, R. P. de; MOITA, Filomena M. C. da S. C; CARVALHO. A.B.G. (org.) Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

ROJO, R.H.R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parabola Editorial, 2009.

SANTOS, Fernanda Maria Almeida dos; TEIXEIRA, Elizabeth Reis. Práticas de letramento digital para crianças: fatores de diversidade e possibilidades pedagógicas na aquisição do português escrito. Anais do VII Congresso Internacional da Abralin. Curitiba, 2011.

SERRES, M. Polegarzinha. Tradução Jorge Bastos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

VALERIA, M. Escola, aprendizagem e tecnologia. In: Revista Linha Direta. Belo Horizonte: Rona Editora, 2012.

Referências Bibliográficas
Full transcript