Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Metodologia Científica - AUTOATIVIDADES

No description
by

on 21 February 2017

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Metodologia Científica - AUTOATIVIDADES

Metodologia Científica - AUTOATIVIDADES

UNIDADE 1
UNIDADE 2
UNIDADE 3
UNIDADE 3
UNIDADE 1
UNIDADE 2
UNIDADE 3
UNIDADE 3
TÓPICO 1
Caro(a) acadêmico(a)! Sabendo que a busca por respostas move o homem, cite dois exemplos de temas que lhe despertam interesse dentro da graduação que você cursa.
Procure lembrar de temas que lhe movem a descobrir ainda mais o mundo e a realidade a sua volta
.

R.: Resposta a critério do acadêmico.

TÓPICO 2
Caro(a) acadêmico(a)! Vimos na leitura complementar que o autor deixa bem claro o papel do profissional que precisa qualificar seu olhar para melhor compreender a realidade. Nesse sentido, aponte dois exemplos de áreas de trabalho em que, no seu entendimento, as pessoas demonstram claramente que não estão preparadas.

R.: Vários exemplos podem ser nomeados aqui. Podemos considerar os erros básicos relacionados ao trabalho pela falta de conhecimento ou ainda a falta de opinião ou criticidade que são características de profissionais despreparados.

TÓPICO 3
A partir da leitura desse tópico, bem como de todo o texto, responda às seguintes questões:

1 Qual é o desafio central da universidade e do Ensino Superior? Desenvolva.

R.: O desafio central das universidades é potencializar a pesquisa no contexto das universidades e no mundo atual.
TÓPICO 4
A partir da leitura deste tópico, responda às seguintes questões:

1 Qual é a função do conhecimento na atualidade?

R.: O conhecimento é útil na medida em que contribui para a efetiva realização global do ser humano, no aspecto pessoal, social e transcendental. Possibilidade de prever problemas e dificuldades para resolvê-los com sabedoria e determinação. Assim, o conhecimento de si próprio, e do mundo, dentro de uma validade factual e o conhecimento autêntico na efetiva busca da verdade.
TÓPICO 5
Caro(a) acadêmico(a)! Observe o quadro a seguir e preencha com um X, conforme a característica de cada um:
TÓPICO 6
Caro(a) acadêmico(a)! Chegou a hora de colocar em prática. Com base no que estudamos, pense em dois ou mais temas com que você tem afinidade, ou que gostaria de pesquisar, mas que não sabe exatamente como iniciar e qual tema escolher. A partir das questões que seguem, analise cada tema:

* Qual é a importância de cada tema para minha área de estudos?

R.: Os temas são a base da pesquisa, pois limitam o assunto e auxiliam na sequência de ideias e na solução de problemas específicos.
TÓPICO 1
1- O conhecimento vulgar ou senso comum é desenvolvido principalmente por intermédio dos sentidos e não tem a intenção de ser:
a) ( ) Superficial e sensitivo.
b) ( ) Subjetivo e assistemático.
c) ( ) Superficial, sistemático e subjetivo.
d) (x) Profundo, sistemático e infalível.
TÓPICO 2
Questão única: Faça um esquema envolvendo todos os trabalhos de graduação (com exceção dos artigos e eventos de comunicação científica) apresentados neste tópico. Indique em que pontos eles se aproximam e se distanciam.
TÓPICO 3
Questão única: Leia atentamente as assertivas a seguir que tratam dos elementos pré-textuais e classifique V para as verdadeiras e F para as falsas:

(V) Título; nome(s) do(s) autor(es); cidade; data.
(V) A dedicatória é um elemento opcional. Nela o autor pode prestar homenagens ou dedicar o seu trabalho para alguém em especial.
(F) Os elementos pré-textuais devem constar no sumário.
(V) O resumo, cuja extensão não excede a 500 palavras, apresenta de forma concisa os pontos mais relevantes de uma pesquisa.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) (x) V - V - F - V.
b) ( ) V - V - V - V.
c) ( ) F - V - F - V.
d) ( ) V - F - F - F.
TÓPICO 4
Questão única: Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. Corrija as falsas.
(V) O espacejamento entrelinhas 1,5 deve ser usado em todo trabalho, com exceção das citações longas e notas de rodapé, das referências e das legendas das ilustrações e tabelas. (Nesses casos, usa-se o espaço simples). (V) O papel a ser usado nos trabalhos acadêmicos é o A4.
(F) Todas as páginas do trabalho são numeradas.
(Devem ser contadas, mas não recebem numeração: folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória(s), agradecimento(s), epígrafe, resumos, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas, siglas e sumário).
(V) O número da página deve ser colocado no canto superior direito da folha. (F) O tamanho da fonte (12) não deve ser alterado ao longo de todo o trabalho. (A fonte 10 deve ser usada também, por exemplo: nas citações longas e nas notas de rodapé).
TÓPICO 5
Questão única: Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. Corrija as falsas.

(F) A numeração de páginas é inserida no canto inferior direito. (Ela é inserida no canto superior direito).
(V) Espacejamento: 1,5 entrelinhas para parágrafos do texto.
(V) O paper apresenta elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. (F) O tipo e tamanho de fonte do paper é Arial 12.
(Times New Roman, 12. Exceto: nas notas de rodapé e nas citações longas). (F) Para o paper, devemos usar papel ofício.
(tipo de papel: A4).
(V) Todas as margens: 2 cm.
(F) Todas as páginas do paper são numeradas.
(A primeira folha é contada, mas não recebe numeração).
TÓPICO 1
1 Identifique e classifique no texto as citações.
R.: Veja a classificação das citações a seguir. A análise obedece à ordem de transcrição das citações no modelo.

a) Conforme Soares (2003), o letramento é resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita, o estado ou condição que adquire um grupo social ou indivíduo como consequência de ter se apropriado da escrita e de suas práticas sociais.

R.: Citação indireta, pois houve indicação apenas do ano e o formato gráfico não requer alteração (como as citações longas) ou aspas (como as citações curtas).
TÓPICO 1
2 O que mais podemos destacar em relação às fontes utilizadas?
R.: Todas as citações também estão indicadas na lista de referências. Deve haver correspondência: cada autor citado no texto deve ser encontrado pelo leitor na lista de referências.

3 Volte ao texto da página 163 e observe a nota de rodapé. Que papel ela cumpre no texto?
R.: A nota de rodapé tem função explicativa e não é usada para indicar referências, pois o sistema adotado, nesse caso, para apresentação das citações, é o autor-data.
TÓPICO 1
1 Identifique e corrija o(s) erro(s) nas citações diretas.

a) “Administrar é uma arte, não é uma ciência. Como tal, é uma expressão de estilo individual.” (Brown e Werner apud Carvalho, 1990, p.18).

R.: “Administrar é uma arte, não é uma ciência. Como tal, é uma expressão de estilo individual.” (BROWN; WERNER apud CARVALHO, 1990, p. 18).

b) “Gestão de pessoas é um tema da maior importância. Primeiro, porque é no interior das empresas que passamos a maior parte de nossas vidas, e, segundo, porque as empresas podem ser tudo, mas nada serão se não houver pessoas a definir-lhes a visão e o propósito.” (VERGARA, 2003. P.9).

R.: “Gestão de pessoas é um tema da maior importância. Primeiro, porque é no interior das empresas que passamos a maior parte de nossas vidas, e, segundo, porque as empresas podem ser tudo, mas nada serão se não houver pessoas a definir-lhes a visão e o propósito.” (VERGARA, 2003, p. 9).
TÓPICO 1
c) “As organizações necessitam adotar posturas mais flexíveis com relação às concepções sobre poder e influência, o que implica a adoção de estratégias compatíveis com o envolvimento e o engajamento dos trabalhadores, possibilitando a valorização do potencial humano”, de acordo com KANAANE (1994 pág.25).

R.: “As organizações necessitam adotar posturas mais flexíveis com relação às concepções sobre poder e influência, o que implica a adoção de estratégias compatíveis com o envolvimento e o engajamento dos trabalhadores, possibilitando a valorização do potencial humano”, de acordo com Kanaane (1994, p. 25).
TÓPICO 1
f) “Encontraremos contribuições que, se não justificam o título de inovadoras na forma de administrar uma organização, têm o mérito de chamar a atenção para aspectos vitais responsáveis pelo sucesso da empresa. Constituem temas obrigatórios de seminários e congressos de administração e estão presentes quase que diariamente em todos os meios de comunicação que se dedicam a empresas, negócios e administração.” (FERREIRA; REIS; PEREIRA; SOUZA, 2002, p.3).

R.: Encontraremos contribuições que, se não justificam o título de inovadoras na forma de administrar uma organização, têm o mérito de chamar a atenção para aspectos vitais responsáveis pelo sucesso da empresa. Constituem temas obrigatórios de seminários e congressos de administração e estão presentes quase que diariamente em todos os meios de comunicação que se dedicam a empresas, negócios e administração. (FERREIRA et al., 2002, p. 3).
TÓPICO 1
2 Elabore as citações a seguir. A indicação da autoria pode aparecer tanto no início quanto no término da citação, desde que respeitadas as normas para uso de citações.

a) uma citação direta curta;
b) uma citação direta longa;
c) uma citação de citação (apud);
d) citação direta curta de dois autores;
e) citação direta longa de três ou mais autores;
f) citação direta curta usando grifo meu ou grifo nosso;
g) citação direta longa usando omissão;
h) citação indireta.

R.: Prezado(a) tutor(a) externo(a), avalie os exemplos que os acadêmicos apresentarem.
TÓPICO 2
1 Verifique e corrija os erros nas referências a seguir.

a) CANZIAN, Fernando. Para FMI, emergente sofrerá efeitos adversos. Folha de São Paulo, São Paulo, 15 de abr. de 2004. Caderno Dinheiro, pg. 4.

R.: CANZIAN, Fernando. Para FMI, emergente sofrerá efeitos adversos. Folha de São Paulo, São Paulo, 15 abr. 2004. Caderno Dinheiro, p. 4.

b) ANDERSON, P. Balanço do Neoliberalismo. In: SADER, Eldio; GENTILLI, P. (Orgs.), Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 9-23.

R.: ANDERSON, P. Balanço do Neoliberalismo. In: SADER, E.; GENTILLI, P. (Orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 9-23.
TÓPICO 2
c) IUDICIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade das Sociedades por Ações. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2000.

R.: IUDICIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade das sociedades por ações. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

d) ARAKAKI, Reginaldo, et al. Fundamentos de programação: Técnicas e Aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 1990.

R.: ARAKAKI, Reginaldo et al. Fundamentos de programação: técnicas e aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 1990.

e) YURI, Flávia; Internet por Rádio é uma boa?. Info Exame, São Paulo. N. 216, p. 38, mar. 2004.

R.: YURI, Flávia. Internet por Rádio é uma boa? Info Exame, São Paulo, n. 216, p. 38, mar. 2004.
TÓPICO 3
2 Faça uma lista de referências contendo:
a) livro com subtítulo;
b) livro com mais de três autores;
c) livro com organizador;
d) artigo de jornal;
e) artigo de revista;
f) artigo de jornal extraído da internet;
g) artigo de revista extraído da internet.

R.: Prezado(a) tutor(a) externo(a), avalie se os elementos essenciais estão presentes nas referências, se o uso do negrito está no local correto e se os exemplos extraídos da internet têm o endereço eletrônico e a data de acesso. Além disso, verifique se as referências estão em ordem alfabética, alinhadas à esquerda e separadas entre si por dois espaços simples.
Based on Jim Harvey's speech structures
2 Qual é o papel do professor no processo de fomento da pesquisa?

R.: O professor serve de modelo ao acadêmico, pois, além de orientador, assume a postura de reprodutor da produção da pesquisa própria e assim motiva o aluno ao saber fazer e também produzir o conhecimento através da pesquisa.
2 Qual é a importância do conhecimento aplicado a sua futura profissão?

R.: No mundo da tecnologia se faz necessário aprender a colocar os conhecimentos em prática ao mesmo tempo em que se deve aprender a refletir sobre a prática visando ao aperfeiçoamento constante. O conhecimento que se adquire é como um instrumento que se usa para agir. Evidentemente é por isso, também, que para agir é necessário não somente conhecer o instrumento, como também saber usá-lo. Conhecer não é apenas estar informado de alguma coisa, mas, acima de tudo, saber fazer, aplicar na prática aquilo que se aprendeu na teoria.

* Qual é a contribuição para a sociedade?

R.: A descrição dos temas e o aprofundamento destes contribuem para a sociedade, pois auxiliam na construção do saber e da ciência através da solução de um problema com que outras pessoas podem ser beneficiadas.

* Qual é a contribuição para minha caminhada enquanto pesquisador?

R.: A formação acadêmica completa exige não apenas o conhecimento na área de atuação, mas também a construção de novas possibilidades através da pesquisa, pois a pesquisa estimula o conhecimento e o desenvolvimento da criticidade e criatividade.
2 Leia e complete a seguinte sentença:

Fazendo entrar em linha de conta muitos povos da mesma ________, dispomos já de um campo de comparações mais vasto. Em primeiro lugar, podemos confrontar a história de um com a de outros e ver se, em cada um deles, tomado à parte, o mesmo _______ evoluiu no tempo em função das mesmas condições. Em seguida, podem-se estabelecer comparações entre os diversos _______.

As palavras que completam adequadamente as lacunas são:
a) (x) espécie – fenômeno – desenvolvimentos.
b) ( ) pesquisa – aspecto da vida – campos.
c) ( ) filosofia – valor – campos da humanidade.
d) ( ) história – aspecto ético – conhecimentos.
3 Podemos afirmar que o diferencial em usar estudo de caso é...

R.: Sua capacidade de lidar com uma ampla variedade de evidências – documentos, artefatos, entrevistas e observações –, além do que pode estar disponível no estudo histórico convencional. Além disso, em algumas situações, como na observação participante, pode ocorrer manipulação informal.
4 O que é o método histórico? Exemplifique.

R.: Este tipo de método leva em conta o passado, remetendo aos pesquisados a necessidade de resgatarem as raízes daquilo que se pretende pesquisar, por exemplo, a vida, as instituições e os costumes, que têm origem no passado. Obs.: Prezado(a) tutor(a) externo(a), avalie os exemplos que os acadêmicos apresentaram.
R.: Como a realização de esquemas depende significativamente de como o(a) acadêmico(a) entendeu o assunto, haverá várias possibilidades igualmente corretas no momento da correção. Contudo, devem estar presentes, no mínimo, as características a seguir:

Nível 1: Graduação: trabalho de final de curso (*monografia).

Nível 2: Lato sensu: especialização (*monografia): reúne, analisa e interpreta dados.

Nível 3: Stricto sensu – contribui para a ciência:

- Mestrado: dissertação (*monografia): reúne, analisa e interpreta dados.

- Doutorado: tese (*monografia): tema deve ser inédito/novo. Reúne, analisa e interpreta dados.
* Monografia: estudo sobre um único assunto, realizado com profundidade. Fatores que aumentam com o passar dos níveis 1, 2, 3: embasamento teórico; amplitude; metodologia; finalidade; originalidade do tema.
1 Para o desenvolvimento de qualquer pesquisa científica, é necessária a definição dos:
a) (x) Procedimentos metodológicos.
b) ( ) Fenômenos a serem pesquisados.
c) ( ) Métodos epistemológicos.
d) ( ) Processos de pesquisa.
2 Esse tipo de pesquisa é voltado a pesquisadores que possuem pouco conhecimento sobre o assunto pesquisado, pois, geralmente, há pouco ou nenhum estudo publicado sobre o tema. Assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) Quantitativa.
b) ( ) Qualitativa.
c) (x) Exploratória.
d) ( ) Levantamento.
3 Comente as informações que devem estar presentes na introdução nos trabalhos acadêmicos.

R.: A introdução deve passar, ao leitor, uma visão geral do trabalho; para isso, deve conter: a contextualização/delimitação do assunto (situando o leitor), mostrar a relevância do assunto e o(s) objetivo(s), definir os termos (se for necessário), indicar a metodologia a ser usada no trabalho e a estrutura (futuras seções) que o leitor deve encontrar ao longo do trabalho. Não se deve anunciar na introdução os resultados e as conclusões do trabalho.
4 Como deve ser estruturado o desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos?

R.: As respostas serão variadas, mas, em síntese, devem envolver os seguintes aspectos:

O texto deve ser estruturado em seções, de forma a facilitar a leitura e a compreensão do tema exposto. Essas seções devem ser ordenadas conforme o objetivo e a natureza do trabalho. A seção que inicia o desenvolvimento (fundamentação teórica) envolve o uso de citações e outros recursos (gráficos, quadros, tabelas e ilustrações), a fim de melhor explicar ou ilustrar o assunto. Ainda, conforme a natureza do trabalho, pode haver uma seção que descreva a metodologia adotada (tipo de pesquisa).
1 Faça um breve esquema para cada uma das partes textuais do
Paper
. Aponte que tipo de informação deve aparecer em cada uma delas. Os esquemas serão bastante variados, contudo apresentamos algumas propostas que envolvem o essencial para a introdução, desenvolvimento e considerações finais.
2 Leia e complete a seguinte sentença:
Toda _______ começa a partir do problema de pesquisa, o qual, às vezes, é uma área de ignorância ______: podemos simplesmente desejar ampliar nosso conhecimento a respeito de certas instituições, ________ ou culturas.

As palavras que contemplam adequadamente as lacunas são:
a) ( ) consulta – fenomenal – desenvolvimentos.
b) (x) pesquisa – factual – processos sociais.
c) ( ) filosofia – observacional – campos da humanidade.
d) ( ) história – ética – conhecimentos.
b) “O letramento é como a cultura: não é um objeto, ou um objetivo em si; é uma função na sociedade ou, mais precisamente, um meio de funcionamento.” (MEY, 2001, p. 241).

R.: Citação direta curta, pois houve a indicação da página (além do autor e ano) do original do qual o fragmento foi transcrito. Além disso, não ultrapassa três linhas e está entre aspas. É bom também salientar o uso de maiúsculas no sobrenome do autor, já que a indicação de autoria ocorre no interior dos parênteses.
c) Assim a habilidade de produzir o gênero resumo passa a relacionar-se com [...] “a ‘tecnologia’ do ler e escrever e envolver-se nas práticas sociais de leitura e escrita”, nas palavras de Soares (2001, p. 18).

R.: Citação direta curta, pois houve a indicação da página (além do autor e ano) do original do qual o fragmento foi transcrito. Além disso, não ultrapassa três linhas e está entre aspas. É bom também salientar o uso de maiúsculas e minúsculas no sobrenome do autor, já que a indicação de autoria ocorre fora dos parênteses. No interior da citação, é interessante também chamar a atenção para a palavra tecnologia, pois, no original, ela estava entre aspas, mas já que foi transcrita sob a forma de uma citação em nosso trabalho, agora está entre apóstrofos (‘ ’).
d) O resumo, sendo gênero secundário, apresenta um certo grau de complexidade, uma vez que, conforme Machado (2004, p. 150):

A produção do resumo como parte de outro texto é orientada pelas representações sobre o contexto de produção do texto em que está inserido; portanto, sobre os destinatários, a instituição social, os objetivos típicos do gênero a que pertence etc. Quando aparecem de forma autônoma, os resumos guardam todas as características definidoras dos textos em geral. Textos autônomos que, dentre outras características, fazem uma apresentação concisa dos conteúdos do outro texto, com uma organização que reproduz a organização do texto original com o objetivo de informar o leitor sobre esses conteúdos e cujo enunciador é outro que não o autor do texto original, podem legitimamente ser considerados como exemplares de gênero resumo de texto.

R.: Citação direta longa, pois houve a indicação da página (além do autor e ano) do original do qual o fragmento foi transcrito. Além disso, o fragmento está transcrito com fonte menor (10), sem aspas, justificado e com recuo de 4 cm da margem esquerda.
Full transcript