Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Letramento familiar- um breve panorama mundial

No description

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Letramento familiar- um breve panorama mundial

LETRAMENTO FAMILIAR
UM BREVE PANORAMA MUNDIAL
1. Apresentar um breve panorama mundial de centros, programas e políticas de letramento familiar
2. Apresentar concepções acerca do LF
3. Observar as implicações e/ou contribuições nesse contexto para o ensino-aprendizagem de adultos e crianças.

LETRAMENTO FAMILIAR
UM BREVE PANORAMA MUNDIAL
ALGUMAS CRÍTICAS
OBJETIVOS
METODOLOGIA
1) para descrever as práticas de letramento peculiares nos grupos familiares ;
2) para descrever um conjunto de intervenções relacionadas com o desenvolvimento da alfabetização infantil;
3) para se referir a um conjunto de programas destinados a melhorar a alfabetização, o letramento e habilidades de mais de um membro da família.

(BRITTO & BROOKS-GUNN, 2001; HANDEL,1999; WASIK ET AL., 2000 apud CASPE, 2003, p.1).
LETRAMENTO FAMILIAR
Mapeamento de alguns sites e pesquisas direcionados as vivências em LF

Observações quanto a eficácia do LF a partir das divergências/convergências teórico-metodológicas de críticos do LF
1. CONCEPÇÕES
Os programas de letramento familiar apesar das boas intenções, esses programas podem minar as famílias que tentam ajudar. Caspe (2003, p.2)

O objetivo dos programas de alfabetização/letramento não podem ser visto simplesmente para o desenvolvimento de competências de aquisição da língua padrão dominante, mas para que a alfabetização se torne significativa tem que ser situada e vista como uma parte integrante do modo como as pessoas produzem, transformam e dão sentido ao mundo.
(FREIRE & MACEDO, 1987; ORELLANA, 1996; OSTERLING, 2001 apud CASPE, 2003)

Palavras iniciais

O letramento familiar é um campo de investigação diásporo (Yaden e Paratone, 2003) apud Philips e Sample (2005) e Caspe (2003)

O letramento familiar está na vida das famílias (alfabetizadas e de analfabetos)

De forma sistematiza, alguns países do mundo vêm desenvolvendo programas e projetos de LF, tanto a nível de governo, através dos centros e das pesquisas, bem como de organizações sociais que acreditiam na importância do LF no fazer/aprender da escola.


LF NO MUNDO
Os programas de letramento familiar são uma realidade em diferentes países do mundo: Estados Unidos, Canadá, Austrália e vários países da Europa, como França, Reino Unido (Inglaterra e Irlanda), Holanda, Turquia e outros, cujo foco é a família (pais, crianças, irmãos, avós, cuidadores e a própria comunidade).
As políticas que promovem programas de letramento familiar terão de investir em documentação e avaliação. Muito tem que ser aprendido sobre os fatores programáticas que trazem mudanças em crianças, adultos e famílias (CASPE, 2003, p.3)

Em 1991, o Centro Nacional de Aprendizagem da Família (NCFL), nos Estados Unidos, publicou um sumário dos resultados positivos dos programas de letramento familiar. O Centro concluiu que as iniciativas aumentaram habilidades de desenvolvimento de crianças na pré-escola e o nível de habilidade, educação e participação dos pais. Efeitos positivos na relação pais-filhos foram documentados (PHILIPS E SAMPLE , 2005)
ST: Letramento, Atividade Profissional e Tecnologia.
Coordenadoras: ProfªDrª Ana Paz e ProfªDrªIvoneide Santos
Apresentação: Maria Cleidimar Fernandes de Brito - PPgEL/UFRN
http://www.readysetgrowla.org/family-events/index.html


EUROPA: POLÍTICAS E PROGRAMAS

Programas de letramento familiar melhoram a alfabetizção e conhecimento matemático através das práticas de pais e outros membros da família. Têm uma importância significativa no desempenho escolar das crianças, uma vez que fornece um cenário ganha-ganha para decisões políticas e profissionais, especialmente para aqueles envolvidos na educação em comunidades carentes.

https://www.nala.ie/
FIRST 5 LA/CALIFORNIA
National Adult Literacy Agency
PALAVRAS FINAIS
CARPENTIERI, J., FAIRFAX-CHOLMELEY, K., LITSTER, J., VORHAUS, J. Family literacy in Europe: using parental support initiatives to enhance early literacy development. London, NRDC, Institute of Education, 2011. Disponível em: http://ec.europa.eu/education/policy/school/doc/family-literacy_en.pdf
Acesso 21/06/2014 às 22:30

CASPE, Margaret. Family Literacy- A Review of Programs and Critical Perspectives: Family Involvement Network of Educators (FINE). Harvard Family Research Project, 2003.

LI, Guofang.What Do Parents Think? Middle-Class Chinese Immigrant Parents’ Perspectives on Literacy Learning, Homework, and School-Home Communication. Disponível em http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ794796.pdf acesso 20/06/2014 às 23:16

PHILIPS, M e SAMPLE, Heather Linda. Letramento familiar: ouvindo o que as famílias têm a dizer. In: ANDERSON, Jim; KENDRICK, Maureen; ROGERS Theresa; SMYTHE, Suzann. Portraits of Literacy Across Families, Communities, and Schools- intersections and tensions. Routledge, 2005. Tradução: Alana Driziê Gonzatti dos Santos.

REFERÊNCIAS
Esses pais possuem crenças sobre suas circunstâncias de vida e sobre as circunstâncias futuras das vidas de suas crianças, sobre o que afetou eles e o que eles pensam que afetará seus filhos, e o que acreditam e pensam que podem mudar em seus filhos. Essas crenças e esses entendimentos são o coração do letramento familiar (PHILIPS E SAMPLE, 2005).
Os programas de letramento familiar são eficazes, tanto em melhoria da alfabetização infantil quanto na melhoria do desempenho e apoio dos pais. Esta conclusão basea-se na revisão de seis metas-análises recentes de intervenções em letramento familiar, em todas foram encontradas efeitos positivos no desenvolvimento da alfabetização infantil. Estes resultados suportam ainda o pequeno corpo metodologicamente robusto da pesquisa quantitativa em programas europeus de alfabetização familiares (CARPENTIERI, J., FAIRFAX-CHOLMELEY, K., LITSTER, J., VORHAUS, J., 2011, p. 8).
Full transcript