Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Visão

oi
by

jurandir coelho

on 25 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Visão

OS OLHOS E A VISÃO Captação da energia luminosa ao nosso redor transformando em estímulos nervosos que serão interpretados pelo cérebro. VISÃO: Nomes: Jurandir Nomes:
Bárbara (04),
Camila (08),
Henrique (15),
João Pedro (17),
Juliana (18),
Jurandir (19) e
Marianna (23). Anatomia do olho Estruturas Externas X Internas Estruturas externas Os globos oculares necessitam de estruturas auxiliares que lhes forneçam proteção e lubrificação. Membranas, superior e inferior com a função de protege-los contra as impurezas e pancadas Pelos que estão presos as bordas das pálpebras e também tem a função de proteger os olhos Pelos situados acima dos olhos formando uma barreira para o suor. GLÂNDULAS LACRIMAIS OSSOS OSSOS Os globos oculares estão alojados dentro de cavidades ósseas denominadas órbitas. GLÂNDULA LACRIMAL Glândula Lacrimal Ponto Lacrimal Canais Lacrimais Líquido composto de água, sais minerais, proteínas e gordura, produzido para lubrificar e limpar o olho. LÁGRIMA Os músculos extraoculares são os músculos que controlam os movimentos do olho. ANATOMIA DO OLHO VISTA FRONTAL Pupila Esclerótica Iris responsável pela passagem da luz do meio exterior É o colorido do olho. Trata-se de uma membrana de forma circular, com 12mm. de diâmetro com uma abertura circular. A íris fica localizada entre a córnea e o cristalino. Funciona como uma espécie de diafragma de máquina fotográfica A camada mais externa é a esclerótica. De cor branca e opaca, é a camada mais resistente do olho. CORTE LONGITUDINAL Córnea Esclerótica Cada olho compoe-se de três túnicas e quatro meios transparentes. Túnica fibrosa externa Túnica resistente de tecido fibroso e elástico que envolve externamente o olho. Compreende a esclerótica, a córnea e os músculos extra-oculares Músculo externo Túnica intermédia vascular pigmentada: Compreende a coróide, o corpo ciliar, a íris, a pupila e o cristalino. A coróide está situada abaixo da esclerótica e é intensamente pigmentada. Íris Humor Aquoso Musculos ciliares Cristalino Coróide Túnica interna nervosa É onde se encontra a retina. A membrana mais interna. É composta por várias camadas celulares. Há duas regiões especiais na retina: a Fóvea Central e o Ponto Cego. Retina Fóvea Central Ponto Cego Células da Retina Bastonetes: sensíveis a luz mas não distinguem cores.

Cones: são menos sensíveis porem distinguem cores. Nervo Óptico Lobo Occipital Formação da imagem Problemas de visão Dificuldade de enxergar de longe. MIOPIA HIPERMETROPIA Dificuldade de enxergar de perto. A imagem fica desfocada, embaçada devido a uma alteração na Córnea. ASTIGMATISMO PRESBIOPIA Perda natural e progressiva da capacidade do olho em focalizar objetos de perto e de longe. Conjuntivite Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Glaucoma É decorrente do acúmulo de humor aquoso, resultando do aumento de pressão dentro dos olhos. Catarata Ocorre, com mais frequência em pessoas com mais de 50 anos. A catarata prejudica a visão porque o cristalino perde parte da sua transparência. Tracoma É uma inflamação que afeta a córnea e a conjuntiva. Causada por vírus. O tracoma é uma doença contagiosa que se propaga por meio das mãos e de objetos contaminados. Avitaminose A Falta de vitamina A no organismo, prejudica a recepção dos estímulos luminosos pelos sensores oculares. CUIDE DE SEU OLHO Deficiência visual é a perda ou redução da capacidade visual em ambos os olhos, com carácter definitivo, não sendo susceptível de ser melhorada ou corrigida com o uso de lentes e/ou tratamento clínico ou cirúrgico. Deficiência visual http://www.youtube.com/watch?v=CR0_ZldQjKQ Humor Vitreo
Full transcript