Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Os Desafios do Administrador

No description
by

Syndylla Jully

on 30 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Os Desafios do Administrador

CRISES

1929: a crise de 1929 se deu graças a superprodução, que não estava preparada para a falta de procura, e acabou com todas as mercadorias encalhadas.
1970:uma desregulamentação do sistema monetário internacional e dois choques petrolíferos (em 1973 e 1979) estiveram na origem de uma crise económica que, no início dos anos 70, travou o ritmo de crescimento nos países industrializados.
2008: o elevado nível de empréstimos a clientes de alto risco, elevou as vendas de imóveis desde os anos 2000 nos EUA. Formando assim uma bolha imobiliária que estourou em 2008.

EXCLUSÃO SOCIAL E DEPENDÊNCIA
Para Chiavenato (2000) a Globalização favorece os países desenvolvidos, pois estes possuem melhor tecnologia, maiores recursos e estabilidade econômica permanente, sendo sua capacidade de produzir em larga escala, por um preço mais reduzido, superior a dos países emergentes. Os países desenvolvidos padecem de um custo de mão-de-obra maior e de uma estrutura de Estado voltada ao bem-estar social que é mais onerosa que a dos países emergentes.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
O que é Administrar?

Administrar é obter resultados por meio de pessoas, ou seja, é o ato de trabalhar com pessoas para realizar os objetivos da organização e de seus membros.” (Lacombe, 2009, p. 03

O que é Administrador?
“...é aquele que conduz um grupo de pessoas para os resultados desejados.” (Lacombe, 2009, p. 03)

Os Desafios do Administrador
Moderno

FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR
Planejar
Organizar
Dirigir
Controlar
Segundo Gonçalves (2002) , a Globalização pode ser definida como a interação de três processos distintos, que têm ocorrido ao longo dos últimos vinte anos, e que afetam as dimensões financeira, produtiva-real, comercial e tecnológica das relações econômicas internacionais. Estes processos são:

A expansão extraordinária dos fluxos internacionais de bens, serviços e capitais;

O acirramento da concorrência nos mercados internacionais;

A maior integração entre os sistemas econômicos Nacionais

GLOBALIZAÇÃO
CRISES ECÔNMICAS
Aumento da produção – dos lucros – diminuição dos custos;
Adaptação da força de trabalho;
Tecnologia da informação.

TECNOLOGIA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por Tecnologia da Informação (TI), entende-se todo software e todo hardware de que uma empresa necessita para atingir seus objetivos organizacionais.
Na Era da Informação, quanto mais poderosa a tecnologia da informação, tanto mais informado e poderoso se torna o seu usuário, seja ele uma pessoa, organização ou país (CHIAVENATO, 2003).


RESPONSABILIDADE SOCIAL

A questão da Responsabilidade Social tornou-se evidente após a Revolução Industrial em 1970;

A sociedade começa a pressionar as empresas aos requisitos ambientais e exigindo às entidades reguladoras, legislativas e governamentais a produção de quadros legais voltados ao meio ambiente;

As empresas estão se fortalecendo através de práticas sociais como um meio de garantir sua competitividade empresarial;


PET-Adiministração- UEPB
QUESTIONAMENTOS?
A EMPRESA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL É AQUELA QUE:
Possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente);

Consegue incorporá-los ao planejamento e estratégia de suas atividades, buscando atender as demandas de todos;

Obedece às leis e regulamentações considerando o impacto de suas decisões, buscando uma atuação orientada para a Responsabilidade Social;

Fabricam produtos inovadores ambientalmente responsáveis e utilizam recursos para ajudar a solucionar problemas sociais.

A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
A Responsabilidade Social é uma ferramenta importante para qualquer organização e trata-se de uma conscientização que deve estar vinculada à sua administração estratégica, passando a ser uma prática contínua na realização dos objetivos corporativos com base nos critérios de Responsabilidade Social.


INFLUÊCIAS
Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (CNUMAH) em 1972, na cidade de Estocolmo na Suécia; considerada marco da internacionalização e institucionalização do debate ambiental. Nesta conferência cria-se o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).


Também influenciados pelo Relatório Meadows, ou Limites do crescimento publicado pelo Clube de Roma em 1971, ainda hoje discutido, atualizado e estudado.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PROCESSO HISTÓRICO
É a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo Professor Ignacy Sachs e também pela Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU) que resulta no Relatório Brundtland, intitulado Nosso Futuro Comum (1987) nos quais o termo ecodesenvolvimento ou Desenvolvimento Sustentável começa a ter destaque no movimento ambientalista, com defensores e críticos em todas as áreas.
CRÍTICAS
A crítica principal feita ao termo "Desenvolvimento" Sustentável, mais pelo desenvolvimento que era mais visto como "progresso e crescimento", ligado ao acúmulo de riqueza de um país e sua capacidade ou "poder" de compra.


Em certo ponto o "Desenvolvimento" tem algumas características que implicam crescimento, progresso, mas isso não significa que ele não possa ocorrer de uma forma justa, ética, socioambiental, responsável e solidária.
Globalização
DESAFIOS NA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
DESAFIOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Custos elevados: alguns hardwares/softwares representam elevados custos para a organização;

Mudança Constante: as tecnologias estão a cada dia mais inovadoras.

Segurança: alguns meios de troca de informações não são seguros.

RESPONSABILIDADE SOCIAL
BASE TEÓRICA
ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios . São Paulo: Saraiva, 2002.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de novos tempos. Rio de Janeiro: Campus, 2000

GONÇALVES, Reinaldo. O Nó Econômico. Editora Record: Rio de Janeiro, 2002.

LACOMBE, Francisco josé Masset. administração e Administrador. in:ACOMBE, Francisco josé Masset. Teoria Geral da Administração. São Paulo:

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Sociologia das Organizações: uma análise do homem e das empresas no ambiente competitivo. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

VASCONCELOS, Marco Antônio Sandoval de. Economia: micro e macro.4 ed. São Paulo: Atlas,2008.

DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE
DIMENSÃO AMBIENTAL
Segundo a Global Reporting Initiative -GRI (2009) A dimensão ambiental da sustentabilidade refere-se aos impactos da organização sobre os sistemas naturais vivos e não vivos, incluindo os ecossistemas, terra, ar e água.
De acordo com Munasigne (2007), a dimenssão ambiental deve preocupar-se com a viabilidade e saúde dos ecossistemas vivos por meio da conservação do vigor, resiliência e organizaçã destes.
DIMENSÃO SOCIAL
Global Reporting Interative - GRI (2007) A dimensão social da sustentabilidade refere-se aos impactos da organização nos sistemas sociais nos quais opera;

Para Shachs (1993) , essa dimensão pretende consolidar um processo de desenvolvimento baseado em outro tipo de crescimento e orientado por outra visão do que é uma "boa" sociedade.
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO
"Administradores devem ser generalistas, embora quase sempre precisem ter também uma especialidade.” (Lacombe, 2009, p. 04)

“Por essa razão, o currículo do curso de administração inclui disciplinas de psicologia, informática, história econômica, direito, sociologia...” (Lacombe, 2009, p. 04)

“todo administrador que deseja alcançar os níveis mais altos de sua organização deve ter uma base sólida, pois nesses níveis é necessário o conhecimento...” (Lacombe, 2009, p. 04)

DIMENSÃO ECONÔMICA
Segundo Munasinghe(2007) A dimensão econômica busca o bem-estar humano através da produção e consumo de bens e serviços.
Ela busca possibilitar uma alocação e uma gestão mais eficiente dos recursos e um fluxo regular dos investimentos públicos e privados (SACHS, 1993)
POR QUE INVESTIR EM SUSTENTABILIDADE?
Integrar a sustentabilidade na empresa já não é mais opcional. Seja por exigências legais, seja por pressão de consumidores, seja pela necessidade de se utilizar recursos de maneira mais eficiente e diminuir custos, seja para criar novos produtos e gerar receita, ela deixa de ser um diferencial para se tornar algo esperado.
OBJETIVO GERAL
Compreender o papel do administrador e os principais desafios no exercício de sua profissão.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Administração é fundamental na condução da sociedade, e é o meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma, com menor custo e maior eficiência e eficácia, ou seja, a administração é a chave para a melhoria da qualidade de vida e solução dos problemas que afligem o mundo moderno.
"Se suas ações inspirarem os outros a sonhar mais, aprender mais, fazer mais e se tornar mais do que são, você é um líder".


J. Quincy Adams
CONCEITO DE RESPOSABILIDADE SOCIAL
Segundo Ashley (2002) A Responsabilidade social pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, (...), agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela.
Qual o propósito dos negocios na sociedade?

Qual o papel das empresas na sociedade?

Qual a responsabilidade das empresas diante dos problemas sociais e ambientais que a sociedade enfrenta?
Full transcript