Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Os primeiros tempos da :

No description
by

Anna Beatriz Viana

on 13 June 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Os primeiros tempos da :

Grécia Antiga e os
Pré- Socráticos

Os Pré- Socráticos
Templo de Partenon
Pitagoras
Parmenides
Tales de Mileto
Empedocles
Os primeiros tempos da Grécia Antiga
Pré-Homérico
Homérico
Arcaico
Clássico
Helenístico
entre 2000 a 1.100 a.C
entre 1.100 a 700 a.C

entre 700 a 500 a.C
entre 500 a 338 a.C
entre 338 a 146 a.C
Grupo
Anna Beatriz Viana
Pollyana Candiani

1-(UME) Os filósofos pré- socráticos tentaram explicar a diversidade e a transitoriedade das coisas do universo, reduzindo tudo a um ou mais principios elementares, os quais seriam a verdadeira natureza ou ser de todas as coisas. Assinale o que for correto:

01) Tales de Mileto, primeiro filósofo segundo Aristóteles, teria afirmado "tudo é água", indicando assim um princípio material elementar, fundamento de toda a realidade.
02)Heráclito de Éfeso interessou-se pelo dinamismo do universo. Afirmou que nada permanece o mesmo, tudo muda; que a mudança é a passagem de um contrário ao outro e que a luta e a harmonia dos contrários são o que gera e mantém todas as coisas.
03)Parmênides de Eléia afirmou que o ser não muda. Deduziu a imobilidade e a unidade do ser do princípio de que "o ser é" e "o não-ser não é", elaborando uma primeira formulação dos princípios lógicos da identidade e da não-contradição.
04) As teorias dos filósofos pré-socráticos foram pouco significativas para o desenvolvimento da filosofia e da ciência, uma vez que os pré-socráticos sofreram influência do pensamento mítico, e de suas obras apenas restaram fragmentos e comentários de autores posteriores.
05)Para Demócrito de Abdera, todo o cosmo se constitui de átomos, isto é, partículas indivisíveis e invisíveis que, movendo-se e agregando-se no vácuo, formam todas as coisas; geração e corrupção consistiriam, respectivamente, na agregação e na desagregação dos átomos.
Resposta: 01-02-03-05
2- (UEL 2003) “Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima… podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental.” (REALE, Giovanni. História da filosofia: Antigüidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, 1990. p. 29.)

A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado.

a) A ética, enquanto investigação racional do agir humano.
b) A estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.
c) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos.
d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo.
e) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.
1. E Resolvendo passo-a-passo:

Tales de Mileto foi o primeiro filósofo. Ele surgiu em uma fase em que a questão central era a origem do mundo. Com a emergência da filosofia, os pré-socráticos passaram a analisar esse objeto não como cosmogonia, mas cosmologia, ou seja, uma análise racional acerca da origem do mundo. Apenas a partir de Sócrates a filosofia adquiriu temas pertinentes ao homem e à forma de conhecimento humano.
Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer à religião, à revelação, à autoridade ou à tradição.Além disso, também eram professores que ensinavam seus discípulos a usar a razão e a pensar por si mesmos.
Os primeiros filósofos gregos
Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer a religião, á revelação, á autoridade ou a tradição.
Tales e Anaximandro
Anaximandro foi um geógrafo, matemático, astrônomo, político e filósofo pré-socrático; discípulo de Tales.
Anaximandro
Heráclito e Pitágoras
Heráclito ou Heráclito de Èfeso foi um filósofo pré-socrático considerado o "Pai da dialética"
Heráclito
Xenófanes e Parmênides
Parmênides:
ou Parménides de Eleia foi um filósofo grego natural de Eleia, uma cidade grega na costa do sul da Magna Grécia.
Xenófanes:
Xenófanes de Colófon foi um filósofo grego, nascido na cidade de Colófon, na Jônia. Cedo deixou sua cidade para levar uma vida errante na qualidade de rapsodo.
Full transcript