Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Godos,visigodos e ostrogodos

No description
by

christiane scheuermann

on 1 June 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Godos,visigodos e ostrogodos

Godos,visigodos e ostrogodos
Godos
Este povo supostamente surgiu por volta do ano 200 e era formados de dois povos, os tervingos e os grutungos. O termo “Godo” é derivado de línguas proto-germânicas e significa derramar ou espalhar. Logo, os Godos eram designados como os homens espalhadores de sementes.

Onde se fixaram :
O povo godo abandonou a região do rio Vístula, que corresponde à atual Polónia, durante o reinado de Filimer, na segunda metade do século II, e chegou ao mar Negro após muitas aventuras.
Onde se fixaram
Porém,houuve uma forte pressão na fronteira do Danúbio com o império romano, na época do imperador Marco Aurélio. Durante o século III, foram muitas as incursões godas nas províncias romanas da Anatólia e da península balcânica.
Cultura , tradições e religião
Os Godos eram identificados por portarem escudos redondos e espadas curtas. Tinham por característica a lealdade ao rei e possuíam diversas histórias lendárias. Eram políteistas
Língua:
A língua que falavam era o gótico, um idioma de origem germânica que é o único bem registrado.
Separação
Na ocasião em que se refugiam às margens do Danúbio que os Godos se dividem em outros dois povos, os Visigodos e os Ostrogodos. Cada um deles seguiu então seu próprio caminho, os primeiros rumaram para o oeste e invadiram o sul da França, chegando até a Península Ibérica. Já os Ostrogodos foram subjugados pelos Hunos .
Origem:
Os Godos eram originários de uma região na Europa Setentrional chamada de Götaland, localizada atualmente na Suécia. Mais tarde, os Godos se deslocaram para a região de Vístula, na atual Polônia. Acredita-se também que os Godos tenham chegado a cruzar o mar Báltico.
Visigodos
Os Visigodos são originários do leste europeu. A maioria dos pesquisadores acredita que o nome tem origem no alemão e significa Godos do Oeste. Sua influência nos próximos 250 anos no continente foi muito significativa
Visigodos
O povo valente, possível significado do nome visigodos, conquistou no século III a Dácia, província romana situada na Europa centro-oriental. No século IV, ante a ameaça dos hunos, o imperador Valente concedeu refúgio aos visigodos ao sul do Danúbio, mas a arbitrariedade dos funcionários romanos os levou à revolta.
Visigodos
Mas a presença mais marcante dos Visigodos foi na Península Ibérica. No século V, chegaram aos Pirineus com o propósito de estabelecer a paz na Península Ibérica que estava ocupada por Vândalos, Suevos e Alanos. A ação dos Visigodos logo fez anexar o território do reino suevo. Localizados na Península Ibérica, os Visigodos, que professavam o arianismo, tornaram o catolicismo a religião oficial.
Visogodos
No século VIII, por fim, acabaram enfrentando movimentos de resistência e invasões que levaram ao fim da monarquia visigótica que havia sido estabelecida na Península Ibérica. A invasão muçulmana foi o principal fator para enfraquecer os Visigodos na região e encerrar seu reinado.
Ostrogodos
ostrogodos (que significa "godos do leste"),surgiram nas fronteiras do Império Romano a partir das invasões hunas na região do mar Negro.
Ostrogodos
Após o colapso do império huno em 455, dois anos depois da morte de seu chefe Átila, os ostrogodos penetraram na Panônia (Danúbio central) e dirigiram-se para a Itália.
Ostrogodos
Apesar de ser considerado um povo bárbaro, os ostrogodos demonstravam aspectos interessantes como sua agricultura e religião, além disso, foram de suma importância e influenciaram o modo de vida na Idade Média. Suas principais características eram o fato de se organizarem em aldeias rurais, praticarem o cultivo de cereais como trigo e feijão
Ostrogodos
Para obterem o couro que utilizavam em suas indumentárias, carne; e leite para alimentação, criavam gado. Sua cultura guerreira era uma forma de conseguir mais alimentos para a população, pois os ostrogodos saqueavam alimentos e riquezas dos povos derrotados. Sua religião era politeísta, representada em Odin como seu líder principal e acreditavam em vida após a morte.
Curiosidades
Na Espanha medieval e moderna, os visigodos são considerados como sendo a origem da nobreza espanhola. De alguém agindo com arrogância, seria dito que está "haciéndose los godos" ("fazendo a si mesmo descendente dos godos").
Curiosidades
A relação dos godos com a Suécia se tornou uma parte importante do nacionalismo sueco, e até o século XIX a opinião de que os suecos eram os descendentes diretos dos godos era comum. Hoje, acadêmicos suecos identificam isso como um movimento cultural chamado Goticismo, o qual inclui um entusiasmo por assuntos em geral do norueguês antigo.
Bibliografia
http://www.infoescola.com/povos-germanicos/godos/
http://universodahistoria.blogspot.com.br/2008/08/godos.html
http://www.spectrumgothic.com.br/gothic/gotico_historico/godos.htm

Christiane,Gabrielle,Aimê e Stella
2014
turma:73
História
Professor Daniel
Full transcript