Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Copy of Untitled Prezi

No description
by

Débora Dalmoro

on 17 June 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Copy of Untitled Prezi

Notes
Ideas
Ideas
Ideas
A caula Longa - The Long Tail

Introduction
- O fenômeno da “Cauda Longa” pode ser resumido como a mudança do modelo atual de “mercado de massa”, através do crescimento cada vez maior dos “mercados de nicho”. Segundo o autor Chris Anderson, esta mudança é estimulada pelo barateamento das tecnologias que permitem que todo cidadão produza seu material, e distribua-o para um grande número de pessoas (por exemplo, o custo para produzir um vídeo e torná-lo público, há 15 anos, era algo completamente exorbitante para cidadãos comuns. Hoje um número cada vez maior de pessoas faz isso o tempo todo com suas câmeras digitais, cabos USBs e conexões com a internet).
Na internet, o preço de distribuição de materiais é bastante acessível e o número de pessoas que podem ser potencialmente atingidas pelas mensagens é infinitamente maior do que a audiência das maiores emissoras de TV do mundo. Assim, através do uso da internet como meio de distribuição, muitos trabalhos que não teriam se quer chance de serem produzidos no mercado tradicional, ganharam seu espaço. Foi a internet que confirmou para o mundo que havia, sim, um mercado ativo para consumir materiais alternativos, mostrando a existência de um “nicho” de mercado que se aplica a outros grupos que não à tradicional “massa”.
O fenômeno da cauda longa ainda é estimulado por outros “co-fenômenos” da cultura contemporânea, como por exemplo, a “cultura da exposição”, motivo pelo qual milhões de pessoas, mesmo sem ter se quer uma esperança de lucro financeiro, continuam mantendo seus materiais disponíveis na internet (blogs, flogs, vídeos, músicas, etc). O lucro financeiro é substituído pelo lucro de “reputação”. Assim, quanto mais próximo do mercado da cauda (nichos), maior é a possibilidade de os produtores terem de manter uma segunda ocupação que lhes garanta dinheiro.
"A única grande área em crescimento acelerado é a Internet."
Referências bibliográficas:
http://blog.saladomarketing.com.br
http://discutindocomunicacao.wordpress.com
http://entropia.blog.br

Estas novas tecnologias libertaram a sociedade da dependência de grandes corporações, que, por muito tempo, determinaram o que valia a pena, ou não, para ser divulgado na grande mídia, já que a distribuição massiva dos materiais exigia um investimento milionário, e certamente os grandes empresários não investiriam em algo que pudesse lhes trazer prejuízo. Com esta pré-seleção, o mercado ficava tomado somente de produtos “vendáveis” destinados para uma massa que deveria ter os mesmos hábitos de consumo. Porém, este modelo de mercado simplesmente deixava de considerar a existência de milhares de consumidores que simplesmente não se encaixam no perfil estereotipado de “massa”.
Como neste modelo de mercados de “nicho”, possibilitado pelas novas tecnologias, quase não há custo de produção, distribuição, armazenagem dos produtos, manutenção de pontos de venda, funcionários, impostos, etc. a comercialização de qualquer material tornou-se lucrativa, mesmo que ele fosse vendido em pouca quantidade e em grandes intervalos de tempo. A grande prova disto é que muitas empresas têm um enorme lucro com a comercialização deste material, como, por exemplo, a amazon.com, a lulu.com dentre outros sites de comercialização pela internet.
nicho de mercado específico
"Mercado de variedades. Cada vez mais o mercado de massa se converte em massa de nichos."
"A era do tamanho único está chegando ao fim e em seu lugar está surgindo algo novo, o mercado de variedades. Cada vez mais o mercado de massa se converte em massa de nichos."
"Os produtos menos procurados continuavam vendendo pouco, mas eles eram tão numerosos que, no todo, constituíam um grande negócio."
" A idéia da Cauda Longa tem a ver, realmente, com a economia da abundância – o que acontece quando os gargalos que se interpõe entre a oferta e demanda em nossa cultura começam a desaparecer e tudo se torna disponível para todos."
Carla Pastro, Cindy Vitali, Débora Dalmoro, Franciele Lopes, Priscylla Paquilin e Vitória Roca

5 - OS NOVOS PRODUTORES - NUNCA SUBESTIME 0 PODER DE UM MILHÃO DE AMADORES COM AS CHAVES DA FÁBRICA
Full transcript