Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Escolástica

No description
by

Ana Luiza Avila

on 10 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Escolástica

Escolástica
O que foi o Escolasticismo


Escolástica ou Escolasticismo foi o método de pensamento crítico. Não tanto uma filosofia ou uma teologia, como um método de aprendizagem, a escolástica nasceu nas escolas monásticas cristãs , de modo a conciliar a fé cristã com um sistema de pensamento racional, especialmente o da filosofia grega .
Surgimento

No seculo VIII , Carlos magno resolveu organizar o ensino por todo seu imperio e fundar escolas ligadas as instituições católicas , a cultura greco-romana ,guardada nos mosteiros ate então, voltou a ser divulgada ,passando a ter influencia mais marcante nas reflexões da época .
Tendo a educação romana como modelo,começaram a ser ensinadas as seguintes materias : gramática retórica e dialética, geometria, aritmética , astronomia e música . Todas elas estavam, no entanto , submetidas à teologia. A função dessas escolas e das primeiras universidades do século XI fez surgir uma produção filosofico-teologica denominada escolástica (escola)

Basicamente, a questão chave que vai atravessar todo o pensamento escolástico é a harmonização de duas esferas: a fé e a razão.
Esta modalidade de pensamento era essencialmente cristã e procurava respostas que justificassem a fé na doutrina ensinada pelo clero, guardião das verdades espirituais.
Escolástica tem tanto um significado mais limitado, ao se referir às disciplinas ministradas nas escolas medievais – o trivio: gramática, retórica e dialética; e o quadrívio: aritmética, geometria, astronomia e música -, quanto uma conotação mais ampla, ao se reportar à linha filosófica adotada pela Igreja na Idade Média.
A partir do século XVIII, o aristotelismo penetrou de forma profunda no pensamento escolástico, marcando-o definitivamente. Isso se deveu à descobertade muitas obras de aristoteles, e à tradução para o latim de algumas delas, diretamente do grego. Traduções que foram utilizadas por Tomás de Aquino ( " apogeu da escolastica )
A busca da harmonização entre a fé cristã e a razão manteve-se, no entando, como problema básico de especulação filosófica. Nesse sentido, o periodo escolástico pode ser dividido em três fases
PRIMEIRA FASE :

Caracterizada pela confiança na perfeita harmonia entre fé e a razão
SEGUNDA FASE :
Caracterizada pela elaboração de grandes sistemas filosóficos, merecendo destaques nas obras de Tomás de Aquino. Nesta fase, considera-se que a harmonização entre a fé e a razão pode ser parcialmente obtida .
TERCEIRA FASE :
Decadência da escolástica, caracterizada pela afirmação das diferenças entre a fé e a razão .

Principais representantes do pensamento escolástico
Agostinho de Hipona, nascido no norte da África no fim do século IV, e Tomás de Aquino, nascido na Itália do século XIII.


Ambos conseguiram sintetizar questões discutidas através de todo o período: Agostinho enquanto mestre de opinião relevante e autoridade moral, defendia a busca de explicações racionais que justificassem a fé, e Tomás de Aquino pelo uso de caminhos mais eficazes na obtenção de respostas até então em aberto.
Os escolásticos tentam harmonizar ideais platônicos com fatores de natureza espiritual, à luz do cristianismo vigente no Ocidente. Mesmo depois, quando Aristóteles, discípulo de Platão, é contemplado no pensamento cristão através de Tomás de Aquino, o neoplatonismo adotado pela Igreja é preservado. Assim, a escolástica será permanentemente atravessada por dois universos distintos – a fé herdada da mentalidade platônica e a razão aristotélica.
Trabalho Filosofia
Ana Luiza Ávila Eduardo Bravo Raul Soares
Professor(a): Renata Gonçalves
Serie: 8 ano
Escola : AUNDE/UFLA
Full transcript