Escolástica
O que foi o Escolasticismo
Escolástica ou Escolasticismo foi o método de pensamento crítico. Não tanto uma filosofia ou uma teologia, como um método de aprendizagem, a escolástica nasceu nas escolas monásticas cristãs , de modo a conciliar a fé cristã com um sistema de pensamento racional, especialmente o da filosofia grega .
Surgimento
No seculo VIII , Carlos magno resolveu organizar o ensino por todo seu imperio e fundar escolas ligadas as instituições católicas , a cultura greco-romana ,guardada nos mosteiros ate então, voltou a ser divulgada ,passando a ter influencia mais marcante nas reflexões da época .
Tendo a educação romana como modelo,começaram a ser ensinadas as seguintes materias : gramática retórica e dialética, geometria, aritmética , astronomia e música . Todas elas estavam, no entanto , submetidas à teologia. A função dessas escolas e das primeiras universidades do século XI fez surgir uma produção filosofico-teologica denominada escolástica (escola)
Basicamente, a questão chave que vai atravessar todo o pensamento escolástico é a harmonização de duas esferas: a fé e a razão.
Esta modalidade de pensamento era essencialmente cristã e procurava respostas que justificassem a fé na doutrina ensinada pelo clero, guardião das verdades espirituais.
Escolástica tem tanto um significado mais limitado, ao se referir às disciplinas ministradas nas escolas medievais – o trivio: gramática, retórica e dialética; e o quadrívio: aritmética, geometria, astronomia e música -, quanto uma conotação mais ampla, ao se reportar à linha filosófica adotada pela Igreja na Idade Média.
A partir do século XVIII, o aristotelismo penetrou de forma profunda no pensamento escolástico, marcando-o definitivamente. Isso se deveu à descobertade muitas obras de aristoteles, e à tradução para o latim de algumas delas, diretamente do grego. Traduções que foram utilizadas por Tomás de Aquino ( " apogeu da escolastica )
A busca da harmonização entre a fé cristã e a razão manteve-se, no entando, como problema básico de especulação filosófica. Nesse sentido, o periodo escolástico pode ser dividido em três fases
PRIMEIRA FASE :
Caracterizada pela confiança na perfeita harmonia entre fé e a razão
SEGUNDA FASE :
Caracterizada pela elaboração de grandes sistemas filosóficos, merecendo destaques nas obras de Tomás de Aquino. Nesta fase, considera-se que a harmonização entre a fé e a razão pode ser parcialmente obtida .
TERCEIRA FASE :
Decadência da escolástica, caracterizada pela afirmação das diferenças entre a fé e a razão .
Principais representantes do pensamento escolástico
Agostinho de Hipona, nascido no norte da África no fim do século IV, e Tomás de Aquino, nascido na Itália do século XIII.
Ambos conseguiram sintetizar questões discutidas através de todo o período: Agostinho enquanto mestre de opinião relevante e autoridade moral, defendia a busca de explicações racionais que justificassem a fé, e Tomás de Aquino pelo uso de caminhos mais eficazes na obtenção de respostas até então em aberto.
Os escolásticos tentam harmonizar ideais platônicos com fatores de natureza espiritual, à luz do cristianismo vigente no Ocidente. Mesmo depois, quando Aristóteles, discípulo de Platão, é contemplado no pensamento cristão através de Tomás de Aquino, o neoplatonismo adotado pela Igreja é preservado. Assim, a escolástica será permanentemente atravessada por dois universos distintos – a fé herdada da mentalidade platônica e a razão aristotélica.
Trabalho Filosofia
Ana Luiza Ávila Eduardo Bravo Raul Soares
Professor(a): Renata Gonçalves
Serie: 8 ano
Escola : AUNDE/UFLA
Present Remotely
Send the link below via email or IM
Present to your audience
- Invited audience members will follow you as you navigate and present
- People invited to a presentation do not need a Prezi account
- This link expires 10 minutes after you close the presentation
- A maximum of 30 users can follow your presentation
- Learn more about this feature in our knowledge base article
Escolástica
No description
by
Tweet