Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

RECICLAGEM

Reciclagem...
by

Jorge Rocha

on 19 November 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of RECICLAGEM

Algumas noções sobre reciclagem
Ecopontos (Depósitos de recolha seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos para posterior reciclagem)
Papel e cartão (ecoponto azul) – este ecoponto destina-se exclusivamente ao papel e papelão. Estas embalagens devem ser depositadas espalmadas para uma maior economia de espaço e sem líquidos no seu interior para evitar maus cheiros e odores.

Plástico e metal (ecoponto amarelo) - este ecoponto destina-se ao depósito de embalagens de plástico e de metal. Estas devem ser acondicionadas e espalmadas, se possível. Existe a necessidade de escorrer os líquidos destas para evitar mau cheiro. Deve-se salientar que o esferovite pode ser colocado neste contentor.

Vidro (ecoponto verde) - este ecoponto destina-se a embalagens de vidro, podendo ser de diversos tipos como frascos, boiões, garrafas, garrafões, entre outros.

Oleão (ecoponto cor de laranja) – Destina-se ao depósito de óleos usados para posteriormente ser reciclado e transformado em biodiesel ou sabão.

Depósito de equipamentos elétricos e eletrónicos – destina-se ao depósito de equipamentos elétricos e eletrónicos usados e sem qualquer uso.

Depósito de madeiras - As madeiras podem ser entregues no ecocentro do Concelho de Avis (Herdade das Marrãs - Figueira e Barros).
Ecopontos
Depósito de toners e tinteiros de impressoras – destina-se a reutilizar os mesmos tinteiros, com o intuito de minimizar o tempo e o desperdício das embalagens. Estima-se que sejam deitados no lixo cerca de 2 tinteiros por segundo, perfazendo um total anual de 415 milhões.

Depósito de roupas, calçado e brinquedos usados (algumas Câmaras Municipais, como por exemplo Avis) – destina-se a armazenar roupa, calçado e brinquedos com o objetivo de serem posteriormente reutilizados e distribuídos a famílias carenciadas.

Pilhão – destina-se à colocação de pilhas e acumuladores usados de aparelhos como máquinas de calcular, leitores de mp3, brinquedos, entre outros. Se as pilhas não forem para este depósito, elas podem prejudicar gravemente o Ambiente com a libertação de elementos tóxicos como ácidos, mercúrio, chumbo, lítio, entre outros.

Radiografias – Campanhas a nível nacional, de reciclagem de radiografias efetuadas pela AMI, sendo a sua entrega executada nas farmácias.

Projeto Green Cork - Campanha de recolha de rolhas de cortiça para posterior reciclagem (Escolas; Municípios; Hotéis, Restaurantes e Cafés (HoReCa); Escuteiros, Sistemas Intermunicipais de Recolha Seletiva de Resíduos, Empresas de Recolha de Óleos Alimentares Usados, IPSS, Adegas e Produtores de Vinho, Hipermercados, entre outros). Entidade promotora: Quercus.

Vamos reciclar?
I. No caso do papel, minimização do abate de árvores e da desflorestação;
II. Contribui eficazmente para as boas práticas sustentáveis e ambientais;
III. Gera trabalho (mão-de-obra);
IV. Criação de novas formas de renovar, reutilizar e reciclar;
V. Reaproveitamento do material para outras funções diversas;
VI. Redução de resíduos e libertação de gases tóxicos e poluentes;
VII. Contribui para um uso mais racional dos recursos naturais;
VIII. Em termos energéticos, ao fabricar produtos a partir de resíduos, consomem menos energia do que fabricá-los através de matérias-primas virgens. A reciclagem do plástico contribui para a redução do consumo do petróleo; as embalagens de metal poupam no minério;
IX. Em termos económicos, existe uma poupança bastante acentuada e redução de custos.

Infraestruturas do concelho de Avis
Jorge Rocha
Eng. Espaços Verdes
A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados, sendo os mais comuns o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterro e/ou incineração.


Nº de ecocentros: 1 (Herdade das Marrãs – Figueira e Barros)
Nº de ecopontos: 57 (dados de 29 de outubro de 2014)
Aterro sanitário: 1 (Herdade das Marrãs – Figueira e Barros)
Estação de triagem: 1 (Herdade das Marrãs – Figueira e Barros)
Estação de Valorização Orgânica: 1

Sistema gerido pela Valnor Intermunicipal (empresa responsável pela recolha, triagem, valorização e tratamento de resíduos sólidos) com a abrangência de 25 Municípios .

Localização dos depósitos de recolha de roupa, sapatos e brinquedos usados no concelho de Avis:
Avis;
Alcórrego;
Benavila;
Ervedal.

Nota: Dados recolhidos no Município de Avis.
Fonte: http://www.valnor.pt/, acedido a 15 de outubro de 2015.


• Tinteiros e toners:
- Na compra de um novo, entregar o usado (reciclar);
- Existência de estabelecimentos que executam a recarga dos tinteiros usados (reutilização).
Segundo a Fundação AMI (Assistência Médica Internacional), promove campanhas para a reciclagem de consumíveis informáticos como tinteiros, toners e de telemóveis. Esta iniciativa visa defender o Ambiente, reduzir custos e fomentar um desenvolvimento mais sustentável e ecológico.
“A reciclagem de tinteiros, toners e telemóveis permite poupar recursos naturais essenciais ao seu fabrico (5 litros de petróleo por cada tinteiro ou toner), ao mesmo tempo que evita a deposição em aterro destes equipamentos, cujos resíduos são prejudiciais para o ambiente.” (Fonte: www.ami.org.pt, acedido a 21 de Outubro de 2015);

• Oleão:
- Ao depositar óleos alimentares usados na rede de esgotos, estes poluem e obstruem os filtros existentes nas ETAR´s, tornando-se obstáculo para um bom funcionamento;
- Para inverter essa situação, devemos depositá-lo nos oleões para posteriormente transformar este em biodiesel e evitar a poluição dos aquíferos.
Segundo a AMI (Assistência Médica Internacional), por cada litro de óleo doado, será revertido num donativo na luta contra a exclusão social.

• Pilhas e acumuladores:
- Usar pilhas recarregáveis em detrimento de pilhas não utilizáveis;
- Acumuladores que podem substituir as pilhas cilíndricas;
- Existência de aparelhos providos de energia solar como são o caso das máquinas de calcular, evitando assim o uso de pilhas.

• Reaproveitamento e reciclagem de papel, cartão, vidro, plástico, madeira, borracha e metal para a elaboração de outros materiais:
- Garrafas de plástico para a execução de hortas verticais e de jardins suspensos;
- Pneus usados e gastos para a elaboração de bordaduras de canteiros;
- Cartão para a confeção de molduras;
- Latas de metal como suporte de lápis e canetas;
- Paletes de madeira para a execução de mesas e estantes;
- Cestaria com jornal e fundo de papelão;
- Vários objetos com cortiça reciclada...
Medidas de economia e de reciclagem
As Vantagens da Reciclagem...
• Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos:
- Segundo o AMB3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos), devemos reduzir este número de aparelhos, após o seu desuso;
- Devemos salientar que as lâmpadas fluorescentes estão incluídas neste grupo e que podem ser depositadas no ponto “eletrão” dos hipermercados;
- Reparar este tipo de equipamentos, quando estão com alguma deficiência, tentando o seu reparo ou substituição;
- Caso estejam em funcionamento e não se pretenda, podemos doá-lo a instituições necessitadas ou carenciadas;
- Optar por equipamentos com maior durabilidade;
Mais informações, poderá consultar o site www.amb3e.pt.
Nota: No caso das lâmpadas incandescentes, deverão ser depositadas nos recipientes do lixo doméstico indiferenciado.

• Roupas, sapatos e brinquedos usados:
- Doação deste tipo de artigos a instituições de solidariedade ou a famílias carenciadas;
- Colocação de vestuário, sapatos e brinquedos usados para futura entrega e doação nos contentores da Câmara Municipal de Avis. Devemos mencionar que estes artigos sofrem uma triagem posteriormente e depois selecionados, ficam disponíveis no Roupeiro Social do Município de Avis no seguinte horário: 3ª f de manhã das 9h às 13h e 6ª f à tarde das 14h até às 16h.
- Reparar ou emendar, caso se verifique algum dano.

• Radiografias:
Existem campanhas de reciclagem de radiografias pela AMI (Assistência Médica Internacional). Estas devem ter mais de 5 anos ou sem valor de diagnóstico e podem ser entregues nas farmácias do país.
Estas radiografias serão posteriormente recicladas, evitando-se assim o seu envio para o lixo. A venda da prata extraída permitirá à AMI gerar financiamento para fazer face ao constante aumento dos pedidos de apoio social. “Há 19 anos que este projeto permite angariar fundos equivalentes ao financiamento de um centro social da AMI para apoio aos mais desfavorecidos.” (Fonte: www.ami.org.pt, acedido a 15 de Outubro de 2015)




Medidas de economia e de reciclagem
CURIOSIDADES E SUGESTÕES ACERCA DA RECICLAGEM:

Sabia que em apenas uma hora é reciclado papel suficiente para embrulhar a Ponte sobre o Tejo, e plástico que daria para produzir 7.500 t-shirts? (Fonte: www.pontoverde.pt, acedido a 15 de Outubro de 2015);

Sabia que em apenas uma hora são recicladas embalagens equivalentes ao peso de 12 elefantes? (Fonte: www.pontoverde.pt, acedido a 15 de Outubro de 2015);

Lembre-se que, em termos de embalagens quase tudo pode ser reciclado: plástico, metal, papel/cartão, vidro e madeira. Apesar de menos frequentes, as embalagens de madeira devem ser depositadas diretamente nos ecocentros.

Para evitar maus cheiros, passe por água as embalagens, sem necessitar de lavá-las completamente.

Diga não aos resíduos de papel excessivos, colocando um autocolante "PUBLICIDADE AQUI NÃO" na caixa de correio;

Compre fraldas reutilizáveis para os seus filhos: antes dos 3 anos, uma criança utiliza entre 5000 a 6000 fraldas, o que equivale a cerca de uma tonelada de fraldas sujas por criança; graças às fraldas reutilizáveis, poderá evitar uma importante quantidade de resíduos e também poupará dinheiro. (Fonte: http://www.apambiente.pt, acedido a 15 de Outubro de 2015);

Dodo Cork Boards é o nome de um novo projecto português que alia a originalidade à sustentabilidade ambiental – desta vez com pranchas de bodyboard. (Fonte: http://greensavers.sapo.pt, acedido a 15 de Outubro de 2015).


"Na Natureza, nada se cria,
nada se perde, tudo se transforma." - Louis A. Lavoisier
CURIOSIDADES E SUGESTÕES ACERCA DA RECICLAGEM:
Obrigado pela vossa atenção!
Guarde o papel impresso que já não necessite e use-o como folhas de rascunho;

Reduza os resíduos de papel escrevendo nos 2 lados da folha;

Antes de comprar novo material escolar, verifique o que tem em stock e o estado do material do ano anterior para verificar a sua eventual reutilização. Em relação aos artigos que têm de ser comprados, opte por materiais com um rótulo ecológico ou por materiais recarregáveis que possa ser conservados durante um período de tempo mais longo ou por matérias mais resistentes e duradouros;

Opte por sacos de compras reutilizáveis, em vez dos descartáveis – “os sacos descartáveis representam mais de 70 000 toneladas de plástico por ano e só são utilizados, em média, durante 20 minutos antes de serem deitados fora” (Fonte: www.apambiente.pt, acedido a 15 de Outubro de 2015). Neste momento, os sacos de plástico descartáveis são pagos;

Escolha produtos com menos embalagens e evite produtos descartáveis ou de utilização única - na altura da compra, poderá frequentemente escolher um produto que possa gerar menos resíduos; desta forma, estará também a poupar. (Fonte: www.apambiente.pt, acedido a 15 de Outubro de 2015);

Imprima apenas as páginas que realmente precisa e utilize a opção frente e verso da sua impressora, caso tenha essa opção;

Prefira comprar produtos a granel – muitas vezes são mais baratos, permitem-lhe comprar a quantidade exata de que necessita e permitem reduzir os resíduos de embalagem (segundo estudos realizados, no site www.ewwr.eu, as embalagens representam 23% do peso dos nossos resíduos domésticos e uma parte importante do volume do seu caixote do lixo) (Fonte: www.ewwr.eu, acedido a 15 de Outubro de 2015);

Um pequeno gesto faz a diferença!
Recicle!
Full transcript