Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Arquitetura contemporânea na América Latina:Estudo das tendências no Chile e a produção do arquiteto Mathias Klotz

Pesquisa e Extensão 2012
by

Leticia Pinheiro

on 23 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Arquitetura contemporânea na América Latina:Estudo das tendências no Chile e a produção do arquiteto Mathias Klotz

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Iniciação Científica 2012
Trabalho de Tutoria Mathias c Principais Obras: Green Good Design - 2010 3 lugar Bienal de Miami – 2002
Prêmio Distinción Modular Buildings Institute – 2011 2003 Casa Ponce A nova edificação da universidade Diego Portales está localizada no centro da cidade de Santiago, próximo ao Centro Histórico no bairro universitário. A edificação se ergue em um terreno com sua fachada principal voltada para o Oeste, consequentemente esta fachada fica com a pior orientação solar sendo atingida pelo sol da tarde. Como solução para este problema foi adotado o uso de vegetação fazendo o papel de brises. Como solução para suprir a dificuldade na ventilação nas fachadas laterais da edificação, foram implantados vazios na planta baixa, abertos do térreo até o ultimo pavimento, criando assim uma forma de ventilação forçada e uma comunicação entre todos os andares A edificação conta com recursos para aproveitamento de águas da chuva, e reutilização de águas, elementos para economia de energia, dentre outros métodos de sustentabilidade, o que faz desta uma edificação com total capacidade para receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Eviroment Design), também chamado no Brasil, de Selo Verde. Segundo o júri:
“O júri aplaude a alta qualidade do projeto e a ambição da mistura de linguagem purista arquitetônica com componentes amigos do ambiente (...) O elemento mais forte da abordagem é a interação do edifício com a cidade através de seus espaços articulados de transição.” A composição de volumes e a disposição dos mesmos faz com que se crie um átrio interno, assim como foi usado na casa Romana. A luz invade o interior de forma que os planos horizontais criem autonomia. Klotz
O Chile possui um território muito extenso, apresentando diversas paisagens distintas, consequentemente, diferentes características proprias de cada região, por isso esta preocupação do arquiteto com o meio ambiente e também principalmente manter uma relação de projeto com a cultura e história do local. A materialidade das edificações são tão importantes quanto a forma aliada com a função O destaque deste projeto é a transparência Paisagens Extremas Chile Mathias Acadêmica:
Letícia Pinheiro
Orientadora:
Margot Caruccio Arquitetura contemporânea na América Latina: Estudo das tendências no Chile e a produção do arquiteto Klotz traços simples, soluções que se encaixam ao programa. Casa La Roca 2002 Segundo Lugar Bienal de Miami (Colegio Altamira)

Casa Reutter
2000 Finalista Premio Mies van der Rohe
2002 Terceiro lugar na Bienal de Miami 1998
Finalista Premio Mies van der Rohe
Casa Müller Falculdade de Economia UDP Santiago do Chile Baseado nos conceitos do livro de Josep Maria Montaner é possivel identificar premissas de um arquiteto Racionalista. Suas obras partem da decomposição de elementos básicos, buscando a funcionalidade dentro dos espaços criados, assim como a busca incessante de novas técnicas construtivas.
2011 - Premio distinção Modular Building Institute (Restaurant Rucary) 2006 Casa Techos No ano de 2010 foi vencedora no prêmio Green Good Design É uma área densa da cidade onde se encontra a maioria dos prédios universitários da UDP e de outras instituições de ensino. O projeto ganhou Menção Honrosa no prêmio Holcim (2010) como Construção Sustentável BIBLIOGRAFIA


Livro As formas de século XX - Josep Maria Montaner - ano 2002
Livro GG Portfolio - Mathias Klotz, Editorial Gustavo Gili, S.A | 1997
2G edição 26 - Mathias Klotz -International Architechture Review (2G, 26)


www.mathiasklotz.com
ww.udp.cl/difusion/especiales/proyectos/biblioteca_central.htmhttp:
www.abduzeedo.com.br/dia-arquiteto-mathias-klotzhttp
www.floornature.es/architetto.php?id=8&sez=6http:
www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/08.022/1751
www.vivoarquitectura.blogspot.com/2011/05/biblioteca-central-udp-chile.html As casas de Mathias são basicamente moduladas pelas medidas dos materiais que a configuram, assim como a casa de campo Farnsworth de Mies van der Rohe. Punta del Este, Uruguay O terreno tem uma dupla vertente na longitudinal e transversal, terminando em um rochoso O programa da residência, devia contemplar um volume principal para a vida social e outro para os dormitórios O resultado foi um pátio que separa estes volumes tornando-os independentes e possibilitando uma melhor ventilação e insolação dos ambientes O dormitório principal está em um volume superior, possibilitando vista panorâmica da praia Os telhados das duas caixas maiores são jardins de suculentas que visam melhorar a qualidade térmica, integrando a casa com arquitetura da paisagem existente. A materialidade do concreto e da madeira lapacho nos remete a idéia de que os volumes emerjam das rochas , apoiados apenas por pés e se integrem com a paisagem. La Roca, se trata de um "refugio" uma casa de veraneio A casa possui cerca de 300M² e foi finalizada no ano de 2008 Seus alicerces foram construidos em cima das ruinas de uma casa que existia antes no local As salas de estudo estão em sua maioria voltadas para a fachada ou para o atrio central, possibilitando mais horas de aproveitamento da luz natural BIBLIOTECA NICANOR PARRA - Ano 2010
FACULDADE DIEGO PORTALES - SANTIAGO - CHILE A utilização de vegetação na fachada frontal e no átrio central da edificação faz com que a temperatura interna seja diminuída e temos um ganho de umidade no ar interno, melhorando a qualidade de vida no interior do edifício que se localiza em uma região de clima seco.
Após uma longa análise sobre a obra e o autor, é possível identificar elementos Racionalistas nos dois projetos estudados do autor. O arquiteto chileno busca sempre inovação em suas obras, tanto em tecnologia quanto em materialidade.

Klotz trabalha com uma arquitetura simples, porém com muito conteúdo, é notável em todos seus projetos, que houve um estudo profundo sobre as características locais, o entorno, materiais empregados, a necessidade do usuário, trabalhando com uma arquitetura contemporânea e inovadora.

A Casa la Roca, é um ótimo exemplo de zonificação de atividades, atendendo as principais necessidades do usuário ao mesmo tempo se apropriando da paisagem existente de uma maneira respeitosa.

A biblioteca Nicanor Parra, é o primeiro projeto dessa tipologia do autor, porém possui muitas de suas características, primeiramente na materialidade, Mathias sempre utiliza de elementos locais, nesse projeto não foi diferente, a utilização do concreto e do aço criando um volume homogêneo com seu entorno, as linhas bem marcadas, o jogo de volumes, a preocupação com os alinhamentos. A inovação vem na sustentabilidade, o arquiteto utiliza recursos para que a edificação agrida da menor forma o meio ambiente. A fachada verde é o elemento forte de seu projeto, compondo ao mesmo tempo o interior e exterior do edifício, a ventilação cruzada e o aproveitamento de componentes energéticos são alguns dos recursos criados. O átrio interno, característico de tipologias desse tipo, também se mostra presente como um elemento forte, criando uma comunicação interna entre os planos de andares da edificação.

Além de todos esses aspectos sustentáveis, os dois elementos de estudo possuem uma configuração interna bastante funcional, as atividades bem setorizadas de modo que uma não interfira na outra.

Mathias Klotz consegue criar edificações inovadoras, que não agridam o entorno já constituído, respeitando questões de sustentabilidade, porém mantendo os conceitos básicos de arquitetura moderna, fazendo com que a funcionalidade seja um elemento determinante para o desenvolvimento do projeto. CONCLUSÃO Pesquisa de iniciativa discente que surgiu a partir dos estudos feitos na disciplina de História e Teoria da Arquitetura VI (arquitetura contemporânea na América Latina). A disciplina despertou grande interesse em aprofundar o conhecimento no assunto e temas decorrentes. JUSTIFICATIVA O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre a arquitetura contemporânea na América Latina.
Estudar obras e arquitetos que estejam utilizando técnicas inovadoras e de maneira sustentável contribuindo de alguma forma com a história da Arquitetura.
Neste primeiro momento estão sendo realizados estudos sobre a obra do arquiteto chileno Mathias Klotz. OBJETIVOS
Full transcript