Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A Industrialização e o Impacto Ambiental

No description
by

Marta Sampaio

on 20 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A Industrialização e o Impacto Ambiental

photo credit Nasa / Goddard Space Flight Center / Reto Stöckli A INDUSTRIALIZAÇÃO E O
IMPACTO AMBIENTAL As origens do processo de industrialização remontam ao século XVIII, na Inglaterra- Revolução Industrial.
A industrialização, acompanhada com a urbanização, causou grandes impactos ambientais. A revolução industrial e a poluição A partir da revolução industrial a poluição começou a constituir um problema para a humanidade. A sua escala passou de local para global.
A revolução industrial representa o capitalismo, sistema económico que acarreta a urbanização e grande concentração nas cidades.
A naturesa dá lugar a um meio ambiente transformado pela sociedade moderna -o meio urbano. Há um domínio da natureza pelo ser humano, em vez de ambos viverem em harmonia. CONSEQUÊNCIAS POLUIÇÃO DA ÁGUA As águas subterrânes, os rios, os lagos e os mares são o destino final de todos os poluentes lançados no ar e no solo. A maior responsabilidade pela devastação da fauna e pela detrioração da água nessas vias fluviais cabe às indústrias instaladas nas suas margens.
O excesso de matéria orgânica lançadada nos rios e lagos facilita o crescimento de bactérias consumidoras de gás oxigénio e provoca também o crescimento de algas, que podem chegar a cobrir a superficie da água -eutrofização. POLUIÇÃO DO AR POLUIÇÃO DO SOLO Os resíduos sólidos são os maiores causadores da poluição do solo, pois a maioria não se decompões pela ação dos microorganismos, levando muito tempo para serem totalmente degradados.
A solução para os resíduos sólido seria a reciclagem, reduzindo a quantidade de lixo produzido. Apesar de a saúde e bem-estar do ser humano estarem diretamente ligados à qualidade do ambiente, este continua a degradar a natureza:
destruição de espécies animais e vegetais;
desvio de cursos de rios;
lançamento de poluentes no ar, água e solo.
A emissão de qualquer resíduo iorsólido, liquido ou gasoso em quantidade superior à capacidade de absorção do ambiente é considerada poluição.

A poluição atmosférica tem como caracteristica principal a presença de gases tóxicos e particulas sólidas no ar, eliminados, por exemplo, pela indúsria siderúgica e petroquimica.
Este tipo de poluição ocasiona nos seres humanos vários tipos de doenças, principalmente no aparelho respiratório.
Causa também o efeito de estufa, causado pela subida dos valores de determinados gases na atmosfera. Muitos desses gases têm o poder de armazenar calor, fazendo com que a Terra funcione como uma estufa. POLUIÇÃO SONORA Com o surgimento de máquinas intensificou-se a camada de poluição sonora, ou seja, a emissão de ruídos ou sons em limites que perturbem a saúde auditiva.
Existe um limite de decibéis que o ouvido humano suporta. De 6 a 8 horas de barulho contínuo pode suportar, em média, 75 decibéis. De 76 a 85 decibéis, neste mesmo intervalo de tempo, o barulho pode causar danos irreversíveis à audição. OS RESÍDUOS INDUSTRIAIS A maior parte dos resíduos gerados pelos processos industriais são despejados em aterros, reservatórios ou lagunas.
Em muitos países, as companhias são encorajadas por programas governamentais a livrarem-se dos seus resíduos de forma segura. Estes devem ser tratados de forma a tornaram-se menos perigosos antes de serem despejados. PRÓS E CONTRAS Melhora a nível de vida da população, visto que há um aumento de emprego, o que dinamiza economicamente o país
Para além do que já foi dito, a industrialização causa a destruição das florestas e dos habitats naturais, TESES SOBRE A RESPONSBILIDADE ECOLÓGICA Hans Jonas: "Atuar de forma a que os efeitos das suas ações sejam compatíveis com a permanência de uma vida humana genuína". Ou seja, a preservação do meio ambiente para as gerações futuras.
Verdes radicais: defendem que a Natureza tem direitos invioláveis e um valor intríseco e que, por isso, o ser humana não tem direito a explora-la.
Full transcript