Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

McDonaldização

No description
by

Juliana Paiva

on 15 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of McDonaldização

Speedee Service System Os irmãos McDonald, transformaram sua lanchonete em uma linha de montagem, assim como Ford havia feito em sua fábrica de automóveis.
O Speedee Service System dipensava cozinheiros: cada funcionário tinha só uma tarefa, agilizando o processo. McDonaldização Anotações Uniformidade e Previsibilidade A uniformidade, a garantia de que o mesmo processo utilizado em uma parte da empresa é o mesmo utilizado em qualquer outra parte é fundamental para que se mantenha o vínculo com o consumidor.
Todas as franquias têm as mesmas cores e tipo de produção. Processo do McDonalds “Os princípios do fast-food tendem a dominar cada vez mais os vários setores da sociedade americana, bem como das sociedades de outros países” (Ritzer, 1993:1) McDonaldização Eficiência e Quantidade O atendimento é rápido. Em aproximadamente 5 minutos. Isso ocorre devido à lógica de produzir rapidamente e em grande quantidade, possibilitado pela divisão das tarefas em processos menores e repetitivos.
A rapidez e a praticidade são os pontos chave dessa eficiência, pois são elas que chamam a atenção dos consumidores e que fazem do McDonalds uma mania global. Alisson dos Santos G.A.: 12.113.032-2
Ana Carolina 12.113.016-5
Cynthia Catani 12.113.044-7
Denis de Castro 12.113.024-9
Estevam Pan 12.113.087-6
Fábio Gianzanti 12.113.022-3
Felipe Arruda 12.113.002-5
Flávia Paludetti 12.113.005-8
Gabriel Henrique Nicolau 12.113.015-7
Guilherme da Costa Rezende 12.113.003-3
Guilherme Sakamoto 12.113.073-6
Jonas dos Santos 12.113.086-8
Juliana de Paiva 12.113.014-0
Juliana Emy 12.113.001-7 A McDonaldização da sociedade é um termo empregado pelo sociólogo George Ritzer no seu livro McDonaldization of Society (1995) para designar um fenômeno complexo. Ritzer destacou quatro componentes fundamentais da McDonaldização:
Eficiência: encontrar o método mais eficaz para cumprir uma tarefa;
Quantificação: o objetivo deve ser muito mais quantificável (a exemplo das vendas) do que qualitativo (como o gosto);
Previsibilidade: os serviços devem ser padronizados, normalizados;
Controle: os empregados devem ser padronizados, normalizados, e, tanto quanto possível, substituídos por tecnologias não-humanas. Esse sistema, pode ser comparado com o modelo de produção do Fordismo e Toyotismo pelo fato de sua produção ser em série, e os funcionários não precisam ter qualificação para obter a vaga, e assim recebem baixa remuneração. Base de todas as redes de fast food, o sistema já foi acusado de promover o consumismo e a alienação, mas uma coisa ninguém nega: ele funciona. 1. Pedido 2. Pão e Condimentos 3. Carnes 5. Finalização 4. Montagem Características da linha de Montagem do Mcdonalds Eficiência
Quantidade
Uniformidade
Previsibilidade
Controle Controle Nos Mcdonalds observados, havia câmeras no balcão, na linha de montagem dos hambúrgueres e no drive-thru, sendo que as imagens eram proporcionadas apenas ao dono da franquia.

No controle também havia os gerentes, que cuidam mais da parte financeira e supervisores que cuidavam basicamente da organização nos balcões e do rodizio de funcionários. McDonaldização é uma extensão da teoria de racionalização de Weber. Para Weber, o modelo de racionalização era a burocracia. Para Ritzer, as cadeias de fast food são os paradigmas da McDonaldização Turma 001
Professora Lania Stefanoni Ferreira
Full transcript