Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Damiano Cozzella

No description
by

Amanda Corrêa da Silva

on 17 June 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Damiano Cozzella

Compositor, maestro e um dos principais arranjadores do movimento de arranjos de MPB a partir dos anos 1960. Alicerçou seu trabalho para corais universitários, muitas vezes de forma irônica, na utilização de canções de consumo como matéria-prima para seus arranjos corais, introduzindo elementos da então autoproclamada vanguarda e estereótipos da indústria da cultura, na tentativa de seduzir para educar o público-massa. Cozzella (lembrando que seu laboratório foi o CoralUSP de São Paulo), incluiu nos seus arranjos no repertório coral (e talvez ele tenha sido o arranjador coral mais cantado de sua geração em São Paulo) permitiu, por sua vez, uma performance vocal mais descontraída, mudando a postura dos corais, numa presença de palco atrelada a uma movimentação com roteirização cênica. A orientação de Cozzella era levar para as massas, de alguma forma, essas novas tendências poéticas e transformar culturalmente a sociedade. Damiano declarou que não devemos “restringir repertório, porque não estamos aqui a fim de ‘educar’ o povo, [...] ninguém vai tocar Beethoven para eles. Tem mais é que fazer arranjo de música popular, que desta o povão gosta. E aos poucos descobre a riqueza da música instrumental” (COELHO, 2008, p. 114). Paradoxalmente, em suas composições, principalmente as orquestrais, Cozzella utilizou o serialismo e era avesso à tendência da volta ao sistema tonal, inserindo em sua obra, em sua perspectiva, críticas ao elitismo do concerto tradicional.
Quem?
Participaram do movimento Música Nova, grupo paulista, dedicado à música de vanguarda, formado em 1961 por Willy Correia de Oliveira, Rogério Duprat, Damiano Cozzella e Gilberto Mendes.
Fizeram música experimental e de computador. "ao lado do também maestro Damiano Cozzella, Duprat usou um computador IBM 1620 da Escola Politécnica da USP para compor uma peça intitulada Klavibm II." - wikipédia de Rogério Duprat.
Duprat e Cozzella estruturaram um projeto na Universidade de Brasília para a divulgação de um laboratório sonoro, funcionando como Centro de Pesquisas Fonológicas e tornando viável um curso de Comunicação Sonora, como parte integrante do currículo de música.
No final da década de 1960, Duprat começou, junto com Damiano Cozzella e Décio Pignatari, a fazer jingles e, também, arranjos para músicas populares.
Duprat e Cozzella compunham inúmeras músicas juntos, mas está claro que o nome de Cozzella prevalece sempre ainda mais como arranjador que compositor.
Parceria com Rogério Duprat
"Fomos amigos por mais de 50 anos, e ele tinha uma cabeça bacana e útil para o Brasil. Foi também importante na comunidade musical paulista, teve escolaridade de boa qualidade, foi aluno de músicos importantes, e botou sua formação a serviço do universo da música popular, em que funcionou muito bem..."(Damiano Cozzella falando de Rogério Duprat)
Amizade Cozzella e Duprat
Em 1954 Damiano participa da musicalização de poemas promovido por Pignatari (Poetamenos).

1968 - é lançado disco de Caetano Veloso (com arranjos assinados pelos maestros Damiano Cozzella, Sandino Hohagen e Júlio Medaglia, todos ligados à música de vanguarda).
No mesmo também o LP de Ronnie Von, produção e arranjos primorosos de Damiano Cozzella.
Trabalhos
Damiano Cozzella
Levy Damiano Cozzella, 1928
Sua vida como professor
Últimas notícias de Cozzella
"Suely Duprat gentilmente me deixou uma mensagem avisando que o Damiano Cozzella está vivo sim! E que, após muitos anos dando aulas na UNICAMP, ele está curtindo a netaiada, morando no Morumbi em Sampa.
A Suely é nora do lendário maestro Rogério Duprat!!! Não sei se vocês estão sabendo mas ele infelizmente está internado na UTI em estado grave." - comentário em uma comunidade na rede social Orkut no dia 26/08/2006.
https://www.youtube.com/watch?v=7LgzlOafcWg#t=104
http://advivo.com.br/node/345920
Full transcript