Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Cozinhadinho | Saber e Sabor | Qualidade de Vida

No description
by

Renata Amado

on 8 August 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Cozinhadinho | Saber e Sabor | Qualidade de Vida

Sinopse
Cozinhadinho é um programa onde se aprende brincando os valores nutricionais. A cada episódio, 4 crianças vestem o avental e junto com um mestre cuca maluco descobrem a origem dos alimentos e colocam a mão na massa. Na cozinha, tudo vira diversão. Ao ritmo de uma bandinha infantil, a história dos nutrientes são cantadas com instrumentos musicais feitos de legumes, verduras e frutas. Nesse enredo, ainda tem espaço para competição e saborosas brincadeiras.
Formato
Alex Atala
Elenco infantil
Brendha Garcia
Dannyel Parede
Matheus Lustosa
Sinopse
Série televisiva
13 episódios, 26 minutos
Em uma viagem pelas cores e os sabores do Brasil, Alex Atala vai além do feijão com arroz e mostra como nosso melhor tempero é a diversidade. Os ingredientes, as receitas e as técnicas de cultivo do interior do Brasil acompanham ações sociais de primeira categoria. A cada episódio, o chef vai visitar uma nova região e provar combinações que agradam ao paladar enquanto matam a fome por qualidade de vida. No morro ou no sertão, na Amazônia ou no cerrado: o prato do dia é desenvolvimento sustentável.

Matheus Braga
Folha de São Paulo
Shopping Bourbon - Dia das mães
Apresentador
Cozinha Brasil - Cajú
Felipe Bronze
Marcio Garcia
Cássio Scapin
Tirso
Alex Atala é chef de cozinha, proprietário dos restaurantes D.O.M e Dalva e Dito e sócio fundador da marca Retratos do Gosto. Autor dos livros “Por uma Gastronomia Brasileira”, “Com Unhas, Dentes & Cuca” e “Escoffianas Brasileiras”, vem desenvolvendo um trabalho pela valorização dos ingredientes, cores e sabores de todo o Brasil.
Qualidade de Vida - Braskem
Formato
Formato
Apresentadores
Guilherme Furtado
Drauzio Varella
Formato de Computação Gráfica
Formato
No Ceará, Atala conhece uma rede sustentável que parte da compra da agricultura familiar, o combate ao desperdício e a empregabilidade de jovens do Projeto Vira Vida no setor hoteleiro. Com os realizadores do projeto, prepara um prato com produtos orgânicos, de olho no aproveitamento integral, para ser oferecido para os hóspedes de um dos hotéis parceiros e ainda bater um papo com os alunos.
Sustentabilidade à Mesa | Projeto Vira Vida:
No Rio Grande do Norte, um projeto estimula o aproveitamento de todas as partes do caju, alimento com alto índice de desperdício. Desde 2007, a fruta símbolo do nordeste brasileiro rende pratos de baixo custo, nutritivos e deliciosos. Atala vai conhecer o programa, as receitas desenvolvidas e criar com os cozinheiros locais uma sobremesa com partes geralmente rejeitadas da fruta.
Projeto Caju:
Se é de menino que se torce o pepino, Atala vai conhecer no Distrito Federal o programa do SESI direcionado a crianças e adolescentes de até 14 anos. Vai conhecer uma escola pública onde os conceitos de educação alimentar estão no cardápio e bolar uma merenda saudável de deixar a garotada com água na boca.
Cozinha Brasil Infantil:
O Rio de Janeiro se orgulha de ser o estado da Geração Saúde. Atala vai conhecer o programa desenvolvido para os diabéticos, com 20 receitas sem açúcar e orientações sobre a alimentação para esse grupo. O desafio do apresentador? Criar a receita número 21.
Cozinha Brasil para Diabéticos:
- No estúdio um apresentador divertido e 4 amigos (crianças a serem selecionadas) eles se divertem fazendo receitas criativas, nutritivas, saborosas, com aproveitamento integral do alimentos

- Além de receitas tratarão de temas relacionados a desnutrição, obesidade e diabetes infantis (esses temas serão trazidos pelas redes sociais com o recebimento de vídeos de outras crianças em situações parecidas). Essa sessão será respondida por um especialista

- A cada episódio serão realizadas 2 receitas

- E para satisfazer a curiosidade sobre produção e origem dos alimentos os participantes farão visitas a locais onde são cultivados, produzidos ou processados os alimentos

- teremos o quadro "o Especialista" neste momento as crianças darão seus depoimentos do que gostam e do que não gostam
A série une elementos de documentário e de programa de receitas. Guiada pelo ponto de vista marcante do apresentador, a audiência vai experimentar uma viagem gastronômica. No menu: o interior do Brasil, regiões periféricas, de difícil acesso e de pouco conhecimento do grande público.


Antes de vestir o avental, Atala traça um panorama da localidade a ser visitada. Imagens externas mostram as belezas naturais e culturais. Ele conversa com os moradores e vai à residência ou ao estabelecimento do personagem do dia. Conhece um pouco da sua história e da sua rotina.


Um ingrediente desconhecido, um modo de preparo especial, uma receita típica do lugar que ainda não ganhou outros paladares. Atala e o personagem do episódio colocam a mão na massa. Acompanhamos o passo a passo do preparo da receita e servimos o prato. Em seguida, o chef detalha o projeto social que esta sendo realizado na região ou propõe uma ação direta para a comunidade.


Antes dos créditos finais, chega a hora de trocar experiências e criar uma cozinha colaborativa. Juntos, Atala e o personagem usam o aprendizado do último dia para inventar uma receita. Conhecimento e talento à mesa, um novo prato made in brazil sai do forno.
Na despedida, Atala compartilha impressões durante sua estada. Na bagagem, a certeza de ter colaborado para o desenvolvimento sustentável da comunidade.
Entrada
Prato Principal
Sobremesa
A combinação de sedentarismo e maus hábitos alimentares é um prato cheio para casos de DCNTs: Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Quando o assunto é obesidade, hipertensão, diabetes ou colesterol alto, o melhor remédio é uma rotina mais saudável. Em Qualidade de Vida, Drauzio Varela dá a receita para se prevenir: tira dúvidas, dá dicas para uma alimentação balanceada e conversa com trabalhadores da indústria que superaram esse diagnóstico.
Sinopse
Série televisiva
13 episódios, 08 minutos
Formato
Na primeira parte Drauzio Varella lê um e-mail, uma carta ou conversa pela internet com um dos personagens sobre o tema do episódio. O que significa Acidente Vascular Cerebral? O que acontece no corpo no momento de um ataque cardíaco? Qual é a função dos triglicerídios? Por que os quilos a mais dificultam o funcionamento do organismo? Para ilustrar os comentários, recursos em animação e computação gráfica são usados. ( essas informações serão ilustradas por computações gráficas em 3D)

No segundo momento, entra o quadro “Bate-papo Saudável”. O apresentador visita o trabalhador da indústria em sua casa ou no próprio trabalho. Em uma entrevista descontraída, os dois conversam sobre a doença crônica pela qual o trabalhador passou, como ele descobriu, como era o estilo de vida antes, quais hábitos e alimentos foram usados para melhorar a saúde. Interferências gráficas complementam os comentários.

Caso contado, é hora de descobrir na feira ou no supermercado a capacidade que os alimentos têm de ajudar a prevenir doenças crônicas. Durante o passeio com o entrevistado, o médico fala, por exemplo, o que é recomendado para quem sofre com colesterol alto: frutas com casca e bagaço, sucos naturais, óleo de canola, girassol, carnes magras, leite e iogurte desnatado, feijão ou soja. O programa termina com a prescrição dos alimentos para combater a DCNT. Entre conversas e comidas, a série contribui para a saúde da indústria e dos trabalhadores.
Full transcript