Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Jean-Jacques Rousseau

No description
by

Patrícia Cardoso

on 20 March 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Jean-Jacques Rousseau

Jean-Jacques Rousseau
Jean-Jacques Rousseau,também conhecido como simplesmente Rousseau nasceu em Genebra, a 28 de Junho de 1712 foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.
Jean Jacques Rousseau nasceu já órfão de mãe, pois a mesma morreu durante o processo de parto, não chegando sequer a conhece-lo, foi educado pelo pai até completar 10 anos de idade.

Na adolescência, foi estudar numa rígida escola religiosa.Foi um bom aluno, estudou muito e desenvolveu o gosto pela leitura e pela música. Gostava de passear pelos campos e numa certa ocasião, encontrou os portões da cidade fechados, quando voltava de uma de suas saídas, opta por vagar pelo mundo.
O que escreve como peça mestra do Emílio, a "Profissão de Fé do Vigário Saboiano", acarretar-lhe-á perseguições e retaliações tanto em Paris como em Genebra. Chega a ter obras queimadas. Rousseau rejeita a religião revelada e é fortemente censurado. Era adepto de uma religião natural, em que o ser humano poderia encontrar Deus em seu próprio coração.
No ano de 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos. Refugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convite do filósofo David Hume. De volta à França, casou-se com Thérèse Levasseur, no ano de 1767. Depois de toda uma produção intelectual, suas fugas às perseguições e uma vida de aventuras e de errância, Rousseau passa a levar uma vida retirada e solitária. Por opção, ele foge dos outros homens e vive em certa misantropia.
Nesta época, dedica-se à natureza, que sempre foi uma de suas paixões. Seu grande interesse por botânica o leva a recolher espécie e montar um herbário. Seus relatos desta época estão no livro "Devaneios de Caminhante Solitário".
Citações
"O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer 'isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: 'Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém' "
"O homem nasce livre, e em toda parte é posto a ferros . Quem se julga o senhor dos outros não deixa de ser tão escravo quanto eles."

"A única instituição que ainda se constitui natural é a Família "

"O escravo não é propriedade do outro, mas não deixa de ser homem "

"O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe."
"Mesmo quando cada um de nós pudesse alienar-se não poderia alienar a seus filhos: eles nascem homens e livres, sua liberdade lhes pertence e ninguém, senão eles, pode dispor dela. Antes de chegar à idade da razão, o pai pode, em seu nome, estipular as condições de sua conservação, do seu bem-estar, porém, não dá-los irrevogável e incondicionalmente porque um dom semelhante contraria os fins da natureza e sobrepuja os limites da finalidade paternal. Seria, pois, preciso para que um governo arbitrário fosse legítimo, que, em cada geração o povo fosse dono de aceitá-lo ou de rejeitá-lo; porém, então o governo não seria arbitrário."
Rousseau e a Filosofia
O estado de natureza
Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens foi um livro escrito por Rousseau em 1754, em reação a uma competição por um prémio da Academia de Dijon respondendo o seguinte: O que é a origem da desigualdade entre os homens, e é ela autorizada pelo direito natural?
Amor e ódio
Rousseau debateu a sexualidade como uma experiência fundamental na vida do ser humano, a tomada de consciência da importância dos sentimentos de amor e ódio na construção da sociedade humana e no seu desenvolvimento pessoal, e enfim, essa abertura para o debate moderno sobre a divisão do amor entre amor conjugal e amor passional.
O Contrato Social
Do Contrato Social é esse o nome da obra, publicada em 1762, propõe que todos os homens façam um novo contrato social onde se defenda a liberdade do homem baseado na experiência política das antigas civilizações onde predomina o consenso, garantindo os direitos de todos os cidadãos, e se desdobra em quatro livros.
Principais Obras
Discurso Sobre as Ciências e as Artes

Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens

Do Contrato Social

Emílio, ou da Educação

Os Devaneios de um Caminhante Solitário
Biografia
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO
Este documento tratava de dar ao povo francês um “catecismo cívico”, era uma espécie de secularização dos Dez Mandamentos. Sobressaem na declaração os assim considerados direitos naturais e imprescritíveis do homem: liberdade, prosperidade, segurança, resistência à opressão.
Morte
Rousseau morre a 2 de Julho de 1778 em Ermenonville.
Vida
Trabalho realizado por:
Patrícia Cardoso nº21, Vit 12
Na passagem da adolescência para a fase adulta mudou-se para Paris e iniciou seu relacionamento com a flor da elite intelectual da cidade.
Nesta época recebeu o convite de Diderot para redigir alguns apontamentos para a Enciclopédia. Além disso, obteve sucesso com uma de suas óperas, intitulada O Adivinho da Vila. Aos 37 anos, participando de um concurso da academia de Dijon cujo tema era: "O restabelecimento das ciências e das artes terá favorecido o aprimoramento dos costumes?", torna-se famoso ao escrever respondendo, ele foi um artista de forma negativa o Discurso Sobre as Ciências e as Artes, ganhando o prêmio em 1750. Rousseau teve cinco filhos com sua amante de Paris, porém, acaba por colocá-los todos em um orfanato.
Full transcript