Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Folclore Brasileiro

No description
by

Giuli Fernandes

on 24 September 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Folclore Brasileiro

Folclore Brasileiro
Danças Folclóricas
Festas Regionais
Citação
Mas afinal, o que é Folclore?
Cultura Brasileira

Este auto relata a história de um casal de negros retirantes que robou uma novilha de predileção de uma fazenda, a matou e a repartiu com os outros negros. O fazendeiro, dono do boi, ficou tão desolado que mandou chamar um índio feiticeiro para que, na sua presença, com algumas palavras sagradas, o fizesse ressuscitar.
Folclore - 22 de Agosto
Aspectos Gerais
"Folclore são as coisas que o povo sabe por boca, de um contar para o outro, de pais a filhos – os contos, as histórias, as anedotas, as superstições, as bobagens populares”. – Monteiro Lobato.
Carnaval
A mais popular festa brasileira é uma mistura de tradições européias adaptadas a um país tropical e uma sociedade com uma grande presença de descendentes africanos.
O carnaval de clubes reflete os bailes de máscaras de muitos séculos atrás; as escolas de samba, os desfiles de carros alegóricos da Europa e a música de rua mostram a influência africana; e finalmente o entrudo, que é uma festa portuguesa onde pessoas lançavam água, pó e outras substâncias em seus amigos. Estes quatro aspectos deram ao carnaval brasileiro um aspecto único que atrai turistas do mundo inteiro.
Festa Junina
Realizada em homenagem a São Pedro, Santo Antônio e São João, caracteriza-se como uma festa em que os aspectos profanos e sagrados apresentam-se totalmente interligados. Em seu ritual há danças em volta da fogueira, brinca-se com balões coloridos e ainda ocorre a encenação de um casamento forçado, cujo enredo inclui uma tentativa de fuga por parte do noivo e a sua perseguição pelos familiares da noiva, que o alcançam e o obrigam a casar. O gênero musical tocado na festa é o forró, a moda de viola e aqueles nos quais a sanfona é o principal instrumento.
Folk + Lore
Saber do Povo
O folclore é uma junção de histórias, adivinhas, músicas e outras criações que representam a cultura de um povo.

Nosso país é muito rico em mitos e tradições, cheio de manifestações artísticas como forma de contar nossa história.
Saci-Pererê
Iara - Mãe d'água
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
É uma bela mulher, metade humana e metade de peixe. Com seu canto atraente, ela encanta os homens e os leva para o fundo das águas.
Curupira
O curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
Lendas
Mula-Sem-Cabeça
É uma lenda do interior do país. Uma mulher teve um romance com um padre e como castigo passa a se transformar numa mula sem cabeça que solta fogo pelas narinas.
Boto Cor de Rosa
Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
Boi-Bumbá

Enraizou-se principalmente no Pará e no Amazonas, onde a palavra "batuque" também serve para designar práticas religiosas afro-brasileiras; trata-se de uma homenagem à "cabocla Jurema", entidade bastante conhecida dos praticantes da Umbanda e demais cultos afro-brasileiros que, segundo os estudiosos, faz parte da mesma "linha" ou “falange” de São Jorge, santo católico que tem o guerreiro Ogum como correspondente, de acordo com o sincretismo religioso.
Batuque Amazônico
Baião (Baiano)
O Baião é uma dança cantada. Criação nordestina, resultante da fusão da dança africana com as danças dos nossos indígenas e a dos portugueses colonizadores
Frevo
Esta dança teve origem nos movimentos da Capoeira. O frevo é uma dança inspirada em um misto de Marcha e Polca, em compasso binário ou quaternário, dependendo da composição, de ritmo sincopado. É uma das danças mais vivas e mais brejeiras do folclore brasileiro. A comunicabilidade da música é tão contagiante que, quando executada, atrai os que passam e, empolgados, tomam parte nos folguedos.
O cururu é uma dança sagrada dos índios brasileiros, de origem tupi-guarani. Anteriormente era dançada nos templos. Mais tarde foi transportada para o domicilio do festeiro, onde se coloca um altar com o Santo Padroeiro do respectivo culto. É dançada exclusivamente por homens.
Cururu
Fandango
As danças do Fandango foram trazidas pelos portugueses dos Açores e no Rio Grande do Sul apresentam marcados traços de influência espanhola. Estão intimamente ligadas ao canto e seu principal intrumento é a viola. Notadamente o fandango é uma das danças regionais mais interessantes do nosso folclore, de grande efeito coreográfico.
Crendices e Ditados Populares
As crendices populares expressam superstições. Elas ligam acontecimentos bons ou ruins a causas sem lógica que interferem nos fatos. São costumes e crenças que as pessoas aprendem e passam de geração em geração.
Ditos populares são frases e expressões que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Muitos deles foram criados na antiguidade, porém estão relacionados a aspectos do cotidiano univesal.
Crenças
Ditos
Provérbios ( Ditos)
Antes tarde do que nunca.

De grão em grão, a galinha enche o papo.

A cavalo dado não se olha os dentes.

Cobra que não anda, não engole sapo.

Mais vale um passáro na mão do que dois voando.

Não adianta chorar pelo leite derramado.

Comer e coçar, é só começar.

Uma andorinha só não faz verão.

Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
Crendices
Cruzar com gato preto na rua dá azar.

Jogar ovo no telhado ou sabão Santa Clara faz parar de chover

Apontar uma estrela faz nascer verruga no dedo.

Mulher que tem o segundo dedo do pé maior que o primeiro manda no marido.

Sexta-feira 13 é dia de azar.

Quebrar um espelho dá sete anos de azar.

Colocar a bolsa no chão faz perder dinheiro.

Se você pular por cima de alguém, a pessoa pulada não cresce mais.

Quando uma criança se curva e olha por baixo das pernas, está chamando um novo irmão

Se fizer um pedido, ao ver uma estrela cadente, ele se realizará.
Músicas do Folclore Brasileiro
As músicas do folclore brasileiro são canções populares, muitas de autores desconhecidos do interior do Brasil, que são transmitidas de geração para geração através dos tempos. Parte importante da cultura popular, são usadas como o objetivo lúdico (envolvendo jogos e brincadeiras) ou para pura diversão. Possuem letras simples e com muita repetição, características que facilitam a memorização. Algumas letras também envolvem personagens do folclore brasileiro. As músicas folclóricas brasileiras são quase sempre acompanhadas pelo som de uma viola caipira ou de violão. Outros tipos de músicas que podem ser associadas às músicas folclóricas são as cantigas de roda, os acalantos, parlendas, as cantigas de trabalho, velório e cemitério, as modas de viola; as ladainhas, responsórios e outros cânticos sacros.
Full transcript