Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Skinner - comportamento verbal (1957),

Aquisição da linguagem
by

Alane Lobato

on 31 January 2017

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Skinner - comportamento verbal (1957),

Mando
Skinner, em seu livro sobre o comportamento verbal (1957), propôs que a análise da aquisição dos repertórios verbais pode ser realizada a partir da utilização dos princípios que a Análise do Comportamento.
Assim, a peculiaridade do comportamento verbal seria que ele é estabelecido e mantido por contingências mediadas pelo reforçamento de outros indivíduos pertencentes a uma mesma comunidade verbal.
Nesta perspectiva, Skinner propôs uma classificação de classes de operantes verbais segundo as funções adquiridas por cada um deles,(por exemplo, mando, tato, intraverbais, entre outros).

Tato é um tipo de operante verbal no qual uma resposta verbal oral é evocada ou fortalecida por um objeto, evento ou propriedade de um objeto ou evento específico (Skinner, 1957);


Estímulos antecedentes :

o bebê, por exemplo, aponta e direciona seu olhar para uma bola; a mãe, então, direciona seu próprio olhar para a bola, olha em direção ao bebê e diz: “é, a bola, fala para a mamãe BOLA”. Em seguida, o bebê olha em direção à mãe e emite uma vocalização: “BO”;
Refoçador:

a mãe, então, sorri para o bebê e diz “isso mesmo!!! BOLA”.
É um tipo de comportamento verbal controlado por um estímulo não verbal.
Geralmente, o mando é exemplificado por ações do senso comum tais como, ordens, pedidos, súplicas, conselhos, entre outros, e funciona principalmente em benefício do falante (Skinner, 1957).
Tato
EX -
Uma criança, diante de uma bola, aprende a emitir a resposta “bola”.
Estímulo antecedente
Ação emitida pelo bebê
Ação emitida pela mãe
Estímulo antecedente
Refoçador
Ex
Bebê indicando que quer o brinquedo
Prof. Alane Lobato
Comportamento verbal
2-Pesquise o operante verbal "Autoclítico" proposto por Skinner, conceituando e dando exemplo prático em que mostre qual sua possível influência na construção verbal.
(apresentar em sala de aula)
Atividade
Glossário
Comunidade verbal
Mando
Tato
Refoço
Estimulo antecedente
Skinner
Ecóico ou de repetição
O ecóico é considerado por Skinner (1957) a forma mais simples de comportamento verbal seguido de antecedente verbal. Esse está presente no repertório de crianças em desenvolvimento da fala, nas rimas, entre outros.
No caso do operante verbal ecóico, o estímulo antecedente é um estímulo verbal vocal (sonoro) e a resposta verbal, também vocal, reproduz o estímulo (por exemplo, diante do som “au au”, repetir “au au”).
É a relação entre um comportamento verbal anterior e a resposta.
O operante intraverbal refere-se a casos em que o estímulo que o antecede é verbal (escrito ou oral/espacial), mas não existe correspondência direta entre o estímulo e a resposta; a relação entre estímulo e resposta é puramente arbitrária, estabelecida pela comunidade de fala.
Normalmente, os intraverbais envolvem informações decoradas/ memorizadas sobre ciência, fatos, eventos históricos, conhecimento da tabuada, etc. (por exemplo, aprender a contar: “1, 2, 3…”, memorizar o alfabeto: “A, B, C, D…”, cantar uma música, etc.).
Intraverbal
Textual
Elabore um trabalho escrito segundo o enunciado solicitado.
É mais conhecido pelo senso comum como o comportamento de ler, ou seja, diante de uma palavra escrita, como “bola”, por exemplo, a pessoa responde vocalmente produzindo um padrão sonoro “bola”, correspondente ao que está escrito.
A relação de controle que caracteriza o comportamento textual é diferente da relação de controle que caracteriza leitura com compreensão
1-Reflita acerca dos pontos abaixo tendo como referência o texto.
Elabore uma resposta/reflexão para cada um dos operantes verbais.
Mando
Tato
Ecólico
Textual
Intraverbal
Full transcript