Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Organização e gestão, objetivos do ensino e trabalho dos pro

No description
by

Flavio Torres

on 25 October 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Organização e gestão, objetivos do ensino e trabalho dos pro

Organização e gestão, objetivos do ensino e trabalho dos professores
LIBÃNEO, JC.; OLIVEIRA, J.F.; TOSCHI, M.S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2008
“A organização e a gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição escolar, de modo que alcance os objetivos educacionais esperados. Os termos organização e gestão são, frequentemente, associados à ideia de administração, de governo, de provisão de condições de funcionamento de determinada instituição sócia. – Para a realização de seus objetivos.”
Organização e gestão são o conjunto de normas, diretrizes, estrutura organizacional, ações e procedimentos que asseguram a racionalização do uso de recursos humanos, materiais, financeiros e intelectuais.
"coordenação e acompanhamento são a integração das pessoas que atuam na instituição para chegarem ao mesmo objetivo. Para isso é preciso, planejar, organizar, dirigir e avaliar. Esses pontos caracterizam o que se chama de gestão, o que coloca em pratica um sistema organizacional.
A organização e a gestão nunca são fins, e sim meios! E os fins são compostos por meio!
Conceitualmente, gestão faz parte da organização, mas isso por dois motivos: Os objetivos, meios e fins são relacionados a formação humana. Como é composta por humanos precisam ser democraticamente administradas, e que seus componentes foquem na realização de objetivos em comuns e educacionais, o que necessita da gestão participativa e da gestão da participação.
A gestão e a organização têm a necessidade da escola dispor de condições e de meios para alcançar seus objetivos.
Os objetivos
• Ter condições necessárias para um funcionamento da escola e do trabalho em sala de aula.
• Incentivar o trabalho em equipe. E analisar essa interação.
• Garantir a aprendizagem de todos os alunos.

Versão Sociocrítica: Seria a valorização das escolhas dos profissionais (autonomia e participação), voltadas ao interesse publico dos serviços educacionais, e mesmo assim o estado seria responsável pelas ações.

A versão sociocrítica diz que a escola é um local de aprendizagem e formação, diz que não é apenas os professores que educam, mas todas as pessoas que trabalham na escola através de ações educativas.
Versão Neoliberal: A escola no centro das políticas significa tirar uma parte da responsabilidade do Estado, assim a comunidade e a escola iriam criar seus serviços educacionais e avaliá-los.
No país há 3 instâncias a serem consideradas. O sistema de ensino, as escolas e as salas de aula.
As escolas e salas de aula são afetadas pelas estruturas econômicas, políticas e sociais, e pelas relações de poder na sociedade. Ou seja, as políticas influenciam na formação de professores e alunos.
O que as pessoas esperam da escola?
“Uma escola bem organizada e gerida é aquela que cria e assegura condições organizacionais, operacionais e pedagógico-didáticas que permitam o bom desempenho dos professores em suas aprendizagens.”
Full transcript