Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Sistema circulatório dos invertebrados

No description
by

on 20 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Sistema circulatório dos invertebrados

Sistema circulatório dos invertebrados
Artrópodes
O sistema circulatório dos artrópodes é do tipo aberto. O sangue circula sob baixa pressão, lentamente, passando por cavidades denominadas hemoceles. Difere dos vertebrados por possuírem um sangue de baixa celularidade, chamado de hemolinfa.
Crustáceos

O sistema circulatório dos crustáceos é bastante parecido com o dos quelicerados. É um sistema aberto. O coração varia desde um tubo longo até uma vesícula esférica, localizada na região dorsal do tórax. O sangue possui células fagocíticas como amebócitos e granulosos que participam na coagulação.
As trocas gasosas são realizadas por brânquias.
Nos animais mais complexos e que possuem sistemas especializados no transporte de inúmeras substâncias, há um coração que bombeia o líquido circulante para as células com uma determinada frequência. O líquido circulante pode ser incolor, chamado de
hemolinfa,
presente nos insetos, ou colorido e neste caso recebe o nome de sangue. A cor é determinada pela existência de pigmentos, como é o caso da
hemoglobina
presente em muitos invertebrados e em todos os vertebrados, que contêm átomos de ferro responsáveis pela coloração avermelhada do sangue. Já os crustáceos por serem aquáticos realizam trocas gasosas com a água e o sangue, que nesse caso, possui pigmento azul, devido a presença de átomos de cobre, dividindo essa semelhança com os aracnídeos que também possuem o pigmento respiratório
hemocionina
, evidência bioquímica do parentesco evolutivo entre esses dois filos.
Nos artrópodes onde a distribuição de gases provenientes da respiração se dá pela circulação, o sangue contém o pigmento respiratório conhecido como hemocianina (semelhante à hemoglobina dos vertebrados e anelídeos). Os insetos, quilópodes e diplópodes não possuem esse pigmento, pois a chegada do oxigênio se dá por meio do sistema de traquéias.
Filo moluscos
Nos molucos ( com exceção dos cefalópodes) o sangue é levado através dos vasos sanguíneos que se abrem em cavidades do corpo denominadas lacunas sanguineias ou hemocelas. Nessas cavidades, o sangue se desloca muito devagar, em contato íntimo com os tecidos para realizar as trocas nutrititas e gasosas. Depois retorna por outro conjunto de vasos até ao coração, caracterizando, portanto, um sistema circulatório aberto ou lacunar.
Sem sistema circulatório
Introdução
Na circulação aberta, os vasos abrem-se em determinados pontos e o sangue pode, então, sair de dentro deles, fluindo livremente pelas lacunas dos tecidos. Posteriormente, é novamente recolhido para dentro dos vasos.
Circulação aberta
Circulação fechada
Já na circulação fechada, o sangue percorre todo o seu trajeto dentro dos vasos. Sai do coração pelas artérias, que se ramificam formando redes de capilares onde ocorrem as trocas com os tecidos. Após a troca realizade com os tecidos, os capilares se fundem, formando as veias, que retornam o sangue ao coração.
Equinodermos
Os Equinodermos não possuem um sistema circulatório específico.Porém um líquido incolor, que contém amebócitos, circula em um reduzido sistema de canais pseudohemais que possuem disposição radial.
A circulação aberta é encontrada principalmente nos artrópodes e nos moluscos em geral (exceto os cefalópodes). Circulação fechada é tipica dos anelídeos, moluscos cefalópodes e principalmente dos vertebrados. Vamos analisar de forma comparativa o sistema circulatório desses animais.
O sistema circulátorio é fechado e é constituído por um vaso dorsal visível por transparencia na face dorsal de uma minhoca, um vaso ventral ou subintestinal, de onde partem ramificações formando as redes capilares.
Anelídeos
Molusco

Aracnídeos
A circulação é aberta. O coração está localizado na parte anterior do abdome, é segmentado, com um par de óstios para cada segmento. Em alguns ácaros, por não possuirem segmentação, o coração é ausente.
O sistema circulatório é aberto.

Quilópodes e Diplópodes
Alunos:
Daniel Ruis
Rayana Gomes
Taiane Boff
Professora : Carla Nobre
Full transcript