Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Escola de Frankfurt

No description

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Escola de Frankfurt

Escola de Frankfurt refere-se a uma escola de teoria social interdisciplinar neo-marxista e associada como Instituto para Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt.
Escola crítica de Frankfurt
O Instituto de Pesquisa Social foi fundado em 1923 por CarlGrünberg e tinha como objetivo fazer um levantamento histórico das lutas do movimento operário alemão.
Escola crítica de Frankfurt
Na época a Alemanha passava por um momento de turbulência com o governo de Hitler. Com o nazismo no poder, em 1933, a situação ficou bastante difícil: os pesquisadores, em sua maioria, eram marxistas, e vários deles, israelitas, ou seja, um lado negativo ao movimento para ter naquela época.
Governo de Hitler
O Instituto praticamente desapareceu, deixou a cidade de Frankfurt e formou departamentos na França e na Suíça.
Contudo ...
Em 1929 a direção da escola foi assumida por um jovem filósofo, Max Horkheiner que alterou a linha de pesquisa para compreender melhor as relações entre modernidade e os problemas sociais.
Supletivo, supletivo, supletivo...
Materialismo e Moral
Foi neste momento que muitos de seus importantes trabalhos começaram a emergir, ganhando uma recepção favorável na academia inglesa e estadunidense.
Voltando para casa
Horkheimer e Adorno voltaram à Alemanha Ocidental no início dos anos 1950, apesar de alguns terem permanecido nos Estados Unidos. Foi apenas em 1953 que o Instituto foi formalmente restabelecido em Frankfurt.
O Instituto associado à pesquisa social reuniu intelectuais com origens filosóficas diversas, como Horkheimer, Adorno, Benjamin e Marcuse com uma preocupação comum: compreender o enigma da “servidão voluntária”. “Vamos falar um pouco deles mais para frente.”.
Clube do Bolinha
Teoria Crítica
Esta corrente foi à responsável pela disseminação de expressões como ‘indústria cultural’ e ‘cultura de massa’.
Cultura de massa
A Teoria Crítica, em oposição a todo pensamento da identidade, da não-contradição, típico da filosofia desde Descartes, foi denominada pelos frankfurtianos de Teoria Tradicional. A Teoria Crítica realiza uma incorporação do pensamento de filósofos “tradicionais”, colocando- os em tensão com o mundo presente.
O que é indústria cultural?
É o grupo de empresas e instituições, que possuem como atividade econômica a produção de cultura visando o LUCRO!
A expressão “indústria cultural” foi usada pela primeira vez em um ensaio de Horkheimer intitulado arte e cultura de massa. O autor identificava que a cultura era criada conforme as exigências de um modelo empresarial de produção.
O que é indústria cultural 2
Quais são seus meios?
Os meios utilizados são a TV, o rádio, jornais, revistas e as variadas formas de entretenimento. Estes são feitos de uma maneira que aumente o consumo, que molde os hábitos, eduque, informe e alguns até conseguem atingir toda a sociedade.
Quais são seus meios? ...
Essa visão permite compreender de qual forma age a Indústria Cultural. Ela oferece produtos que promovem uma satisfação compensatória e efêmera, que agrada aos indivíduos, ela impõe-se sobre estes, submetendo-os a seu monopólio e tornando-os acríticos, já que seus produtos são adquiridos consensualmente.
A manipulação é a estratégia mais utilizada. Mostram pessoas famosas utilizando ou mostrando seus produtos dando a idéia de que são os melhores, criando um mundo fora da realidade.
Estratégia, do grego ...
Camuflando as forças de classes, a Indústria Cultural apresenta-se como único poder de dominação e difusão de uma cultura de subserviência. Ela torna-se o guia que orienta os indivíduos em um mundo caótico e que por isso desativa e desarticula qualquer revolta contra seu sistema.
Seu Poder.
Segundo Adorno, na Indústria Cultural, tudo se torna negócio. Enquanto negócios, seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerados culturais.
Adorno
Assim, segundo a visão desses autores, é praticamente impossível fugir desse modelo, mas deveríamos buscar fontes alternativas de arte e de produção cultural, que, ainda que sejam utilizadas pela indústria, promovessem o mínimo de conscientização possível.
Luz ao fim do tunel
Para Adorno e Horkheimer, Indústria Cultural distingue-se de cultura de massa.
Qual a diferença?
Indústria cultural ...
A indústria cultural é o que é “imposto” ao povo a ter como cultura, ou seja, o mais relevante não é o que o povo pensa e sim o que a indústria acha que vai ter mais vantagens para ela própria. Com preocupação lucrativa, a arte é transformada em um produto industrializado, importando apenas se o produto será consumido em grande escala.
É o conhecimento do todo, do mínimo ao máximo, a miscigenação entre reconhecer valores autênticos e surreais daquilo que está proposto.
Alta Cultura
Cultura de Massa ...
Cultura de massa ou Cultura Popular é aquela desenvolvida pelo povo, que passa por um processo de massificação, ou seja, atinge a maioria. Contém duas subdivisões:
A dissolução da cultura erudita nas formas simples e fáceis da cultura de massa, ou seja, é o intermediário entre a cultura de massa e a alta cultura.
Midcult
Exemplo
Um clássico de Beethoven tem mais ou menos 1h15 de duração, porém, são comercializados CDs nomeados "Clássicos Populares" com pequenos trechos da sinfonia com duração de 5 a 10 minutos.
Qualquer tipo de manifestação como: dança, festas, músicas etc, a qual o povo participa e produz de forma ativa. São crenças e padrão de comportamento de determinadas regiões. É a adaptação do homem ao ambiente.
Cultura Popular
Para Adorno e Horkheimer
Acreditavam que a massa não era capaz de produzir qualquer coisa que não fosse tumulto e fanatismo. Logo, a ideia de "Cultura de Massa" seria uma contradição. Então, iniciaram as críticas ao cinema, televisão e a música popular.
Outra característica da Indústria Cultural é a autorreferência de seus produtos. É preciso suprir as demandas do consumidor. Quando um filme faz sucesso, logo ele se espalha no CD com a trilha sonora, em cadernos, roupas, qualquer coisa onde seja possível estampar os protagonistas.
Para Adorno e Horkheimer
Exatamente assim:
Pergunta para Debate
Quanto há de indústria cultural em você?
Baixe o trabalho completo
Full transcript