Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Grandes campos de jogos

No description
by

Rita Mendes

on 29 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Grandes campos de jogos

Módulo 3 - Grandes Campos
GID Catarina Santos n.4
Rita Mendes n.14 Responsabilidade técnica
Instalações desportivas
Condições técnicas e segurança dos estádios Legislação aplicada a grandes campos Define a responsabilidade de um técnico (as funções de um DT) Lei 39/2012 Artigo 6º As funções de um DT a) Coordenar e controlar a avaliação e a orientação de todos os programas e actividades, da área da manutenção da condição física; b) Organizar e supervisionar a avaliação da qualidade dos serviços prestados, bem como propor ou implementar medidas visando a melhoria dessa qualidade; c) Elaborar um manual de operações das actividades desportivas que decorrem nas instalações desportivas que prestam serviços desportivos na área da manutenção da condição física; d) Coordenar a produção das actividades desportivas; f) Colaborar na luta contra a dopagem no desporto. e) Dirigir tecnicamente as actividades desportivas, das instalações, nelas desenvolvidas; REGULAMENTO DAS CONDIÇÕES TÉCNICAS E DE SEGURANÇA DOS ESTÁDIOS Tem como objectivo definir os requisitos técnicos a satisfazer pelos estádios e respectivos locais de implantação. Designam-se por estádios os recintos que integram:
 
Um terreno desportivo de grandes dimensões, em geral ao ar livre, para a realização de competições de futebol, de rugby, de atletismo, de hóquei em campo, eventos desportivos de outro tipo ou espectáculos de natureza artística.
  Os estádios devem ser implantados em locais que reúnam condições de plena compatibilidade com as regras urbanísticas gerais e locais.
As condições de implantação dos estádios devem:
Possibilitar um acesso fácil às redes de transportes públicos, às vias públicas e às áreas de estacionamento. A lotação de um estádio é determinada pelo conjunto das pessoas admissíveis nos diferentes locais, sejam as tribunas, camarotes, terraços de peão ou outros locais reservados. Para permitir a realização de acções de socorro e operações de manutenção, os estádios devem ser servidos por vias de acesso, e estas devem ter ligação permanente à via pública e ser mantidas livres para a utilização dos veículos de socorro. Disposições gerais nos locais para a permanência de espectadores Os locais destinados ao público para assistência dos eventos desportivos devem distribuir-se por:
Camarotes;
Tribunas ou terraços para peões

 Os lugares a reservar para espectadores com deficiência que se desloquem em cadeira de rodas serão distribuídos por diferentes locais do estádio, de preferência em zonas cobertas. 
  Os estádios deverão possuir vestiários/balneários, para ambos os sexos, destinados aos praticantes desportivos, aos árbitros e juízes e estarem equipados com bancos, chuveiros, casas de banho, cabides de roupa individuais e dispor de um espaço para uma mesa de massagens. Instalações de apoio médico e primeiros socorros
Será previsto, pelo menos, um local para apoio médico e prestação de primeiros socorros aos praticantes desportivos, árbitros e juízes, localizado na proximidade dos vestiários/balneários e de forma a permitir fácil comunicação, quer com o terreno desportivo quer com os percursos de saída para o exterior e os acessos para as ambulâncias. As instalações para os representantes dos órgãos da comunicação social são constituídas por:

25 lugares para a imprensa escrita e comentadores, em zona reservada da tribuna principal;
Três cabinas de reportagem rádio/TV
Três plataformas para as câmaras de televisão, uma das quais localizada na zona central da tribuna principal;
Uma sala de reunião e entrevistas;
Uma sala de imprensa e redacção Os estádios deverão estar dotados de sistemas de iluminação, sistemas de controlo e vigilância, constituídos por equipamento de recolha e gravação de imagens em suporte vídeo  Em todas os estádios devem haver espaços destinados aos serviços de administração geral e de apoio à condução das actividades desenvolvidas no recinto. Estes devem possuir as seguintes instalações:
 
Portaria e recepção geral, com balcão de informações e área de recepção de público;
Secretaria e gabinetes de administração ;
Salas para uso dos serviços de segurança policial e dos bombeiros;
Cabines de bilheteira;
Dois blocos de instalações sanitárias, distintos por sexo, equipados com lavatórios e retretes.
  Arrecadação de material desportivo de treino e de competição;
Arrecadação de material de manutenção;
Arrecadações para os materiais, produtos gerais de limpeza e higiene;
Instalações para o pessoal dos serviços de manutenção e serviços auxiliares; FIM
Full transcript