Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

o papel do professor em um mundo globalizado e complexo mediado pela tecnologia

as ações estratégicas e políticas públicas para fortalecer o papel do professor do século XXI

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of o papel do professor em um mundo globalizado e complexo mediado pela tecnologia

photo credit Nasa / Goddard Space Flight Center / Reto Stöckli O Professor do século XXI A evolução tecnológica é um caminho sem volta e cabe a todos os profissionais se adaptarem e conhecerem as competências necessárias, exigidas
pelo modelo de sociedade global contemporâneo. O profissional de educação terá que se adaptar, se reciclar, participar das formações continuadas e repensar as práticas diárias de sala de aula. Os sete saberes Certeza (Fernando Sabino)
De tudo ficaram três coisas:
a certeza de que estamos sempre começando...
a certeza de que é preciso continuar...
a certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...

Façamos da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro. Incertezas Cabe ao educador ser agente da transformação, ele deve auxiliar seus alunos na realização dos sonhos e anseios, ajudá-los a descobrir caminhos, realizar escolhas e principalmente superar e aprender com os erros. A educação precisa preparar os jovens para as incertezas da vida, saber tomar decisões diante do inesperado, se auto avaliar e mudar sempre que preciso. De nada adianta a liberdade se não temos liberdade de errar.
Mahatma Gandhi
Ensinar a condição humana.
complexidade do ser humano. Caracteristicas cerebrais, mentais e culturais conduzem ao erro ou à ilusão. O conhecimento como necessidade primeira. Os princípios do conhecimento pertinente.
Do global ao particular.
As partes e o todo em um mundo complexo. As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão.
Ensinar a identidade
terrena. Homem Consciência Natureza Um dos principais objetos da educação deverá ser o reconhecimento da identidade terrena e da era planetária. Terra Consciência
terrena
=
valorização da cidadania. Big and.... ... small Aprender a aprender
Que saibamos mediar a aprendizagem que promova no educando a vontade de aprender cada vez mais e trilhar caminhos variados. Aprender a Ser As ações estratégicas e políticas públicas devem estar voltadas para desfragmentar o conhecimento e favorecer o desenvolvimento de uma nova visão do que seja “aprender”, permitindo a compreensão das partes e do todo, relacionando-as entre si e com o contexto ao qual se inserem. Isso representa criar condições e situações didáticas que permitam, além da aprendizagem significativa e globalizada, o questionamento do próprio ato de conhecer. A educação deve preparar o ser humano para ser autônomo e crítico, ser capaz de formular seus próprios juízos de valores, de modo a poder tomar decisões e agir nas diferentes incertezas da vida. Aprender a conhecer Pensar é voar sobre o que não se sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido. (Rubem Alves) Arender a viver juntos O conviver virtual vai tornar-se quase tão importante como o conviver presencial. A escola precisa de uma sacudida, de um choque, de arejamento. Isso se consegue com uma gestão administrativa e pedagógica mais flexível, com tempos e espaços menos predeterminados, com modos de acesso a pesquisa e de desenvolvimento de atividades mais dinâmicas. "Moran" Certamente o uso de métodos tecnológicos nos leva a assumir uma postura diferente em relação aos tradicionais métodos de aprendizagem, uma vez que a passividade em aprender dá lugar à interação. Consequentemente a aprendizagem do aluno acontecerá de forma muito mais verdadeira e concreta. O educador precisa estar em constante aperfeiçoamento, como afirma Demo "É preciso um curso grande, intensivo, especialização, voltar para a universidade, de maneira que o professor se reconstrua" (LEITE, 2012).
Já FARIAS (2012) destaca que “na aurora do século XXI, necessitam os professores estar preparados para interagir com uma geração mais atualizada e mais informada, porque os modernos meios de comunicação, liderados pela Internet, permitem o acesso instantâneo à informação e os alunos têm mais facilidade para buscar conhecimento por meio da tecnologia colocada à sua disposição”. Mudar para melhor!? Diante disso, é imperativo destacar a importância da formação continuada dos profissionais da educação: diretor, coordenadores, professores, secretário escolar, porteiro, auxiliar de serviço etc. É necessário ainda, que o professor em particular, adote uma nova postura no ato de educar. A ele cabe levar os seus alunos a adquirirem a capacidade de se tornarem críticos e politizados. Mudanças no cenário político também são imprescindíveis: Revisão do currículo dos cursos de licenciatura (há grande defasagem em ralação a preparação do docente para o uso das TIC); Mais investimentos na carreira do magistério ainda são necessários; Maior autonomia para a gestão escolar. Os Sete Saberes Os Sete Saberes Os Sete Saberes FARIAS, Elaine Turk. O professor e as novas tecnologias. [on line] Disponívelk em: < http://aprendentes.pbworks.com/f/prof_e_a_tecnol_5[1].pdf>. Acesso em: 18 de set. 2012.

LEITE, Joana Rodrigues Moreira. Os desafios da linguagem no século XXI - Pedro Demo. [on line] Disponível em: <http://linguagemtecdigital.blogspot.com.br/2011/04/os-desafios-da-linguagem-no-seculo-xxi.html>. Acesso em: 18 de set. 2012.

MORAN, José Manuel. Educação e Tecnologias: Mudar para valer! Disponível em: <http://www.eca.usp.br/moran/educatec.htm>. Acesso em: 18 set. 2012. Referências Bibliográficas
Full transcript