Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

De acordo com o pesquisador José Marengo, o Brasil é vulnerá

mudanças climaticas
by

Daniely Rocha

on 6 December 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of De acordo com o pesquisador José Marengo, o Brasil é vulnerá

Mudanças climáticas no Brasil e na geografia agrária
Fatores que modificam o clima brasileiro
O Brasil é vulnerável às mudanças climáticas atuais e, mais ainda, às que se projetam para o futuro, especialmente quanto aos extremos climáticos. Ele explica que as áreas mais vulneráveis compreendem a Amazônia e a região Nordeste
Vários são os fatores que determinam e alteram as condições climáticas. Esses fatores podem ser naturais, como a altitude, as correntes marítimas e as massas de ar, ou podem ser provocados pela ação do homem, como o desmatamento e a poluição.
Geografia agrária
Conceito de Geografia Agrária
A estrutura agrária reúne as condições sociais e fundiárias de um espaço, envolvendo aspectos referentes á legalidade das terras, ao perfil do produtor, á forma de uso da terra, á caracterização das propriedades, entre outros aspectos.

Os estudos de geografia que tratam do rural já receberam várias denominações, como geografia agrária, geografia rural, e assim por diante. Sob a influência da geocrítica, o rótulo mais utilizado tem sido geografia agrária, a qual, de modo semelhante ao que ocorre com o conceito de sistema agrário, põe ênfase nos elementos econômicos envolvidos pela atividade agropecuária, tais como estrutura fundiária, renda da terra e relações de trabalho no campo.


Nos últimos anos, a expressão geografia rural tem ganhado força, acompanhando uma tendência manifesta também na sociologia rural, desde meados da década de 1990, que é a de contemplar a multidimensionalidade do espaço rural. Hoje, muito mais do que no passado, o espaço rural não se associa exclusivamente às atividades agropecuárias, mas também a diversas atividades econômicas e funções que passam pelas modalidades de turismo rural e ecológico, serviços de lazer, local de moradia e até atividades industriais. Daí que a expressão geografia rural, por sua conotação menos estritamente econômica, torna-se mais apropriada para classificar estudos que, nos últimos anos, vêm dando maior atenção aos elementos culturais e sociais da vida no campo, como a relação com a natureza, relações de gênero e outras.
O que é aquecimento global?
O aquecimento global é resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa (GEEs), sobretudo o dióxido de carbono (CO2), na atmosfera. Esses gases formam uma espécie de cobertor cada dia mais espesso que torna o planeta cada vez mais quente e não permite a saída de radiação solar.


Como o desmatamento influencia na mudança do clima?
Ao desmatar, muitas pessoas queimam a madeira que não tem valor comercial. O gás carbônico (CO2) contido na fumaça oriunda desse incêndio sobe para a atmosfera e se acumula a outros gases aumentando o efeito estufa. No Brasil, 75% das emissões são provenientes do desmatamento.
Full transcript