Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O Nazismo e o Fascismo

Trabalho Geografia - 9 ano
by

Isadora Destri

on 1 June 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O Nazismo e o Fascismo

A Origem do Fascismo
Benito Mussolini
Os Ideais Nazistas e Seu Líder
O nazismo foi a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, e adotada pelo governo da Alemanha de 1933 a 1945.

Os Nazistas acreditavam na superioridade da raça ariana, na necessidade de um espaço vital e no antissemitismo.

Seu principal líder foi Adolf Hitler, ele acusava os comunistas, liberais e judeus da desordem e prometia restaurar o orgulho de ser alemão.
$1.25
Domingo, 02 de Setembro, 1945
Vol XCIII, No. 311
A Origem do Nazismo
A Filosofia do Nazismo
Hitler e a Segunda Guerra Mundial
Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha se encontrava em uma situação humilhante, devido às penas impostas pelo Tratado de Versalhes. Isso despertou na população um sentimento revanchista.


Nesse período, instaurou-se no país a República de Weimar, uma república democrática, federativa e parlamentar. Porém, ao não conseguir criar bases sólidas para enfrentar a devastação da Alemanha, esse governo abriu espaço para a emergência de uma oposição nacionalista que ansiava por estabelecer a ordem no país. Com o crescimento do nacionalismo alemão, estava plantada a semente para a ascensão do Partido Nacional-Socialista no país.
Hitler inicia um processo de domínio territorial. Em 1939, teve início a Segunda Guerra, quando Hitler invade as terras da Polônia. Hitler enviou toda a tropa alemã. Depois de inúmeras derrotas em junho de 1941, o exército alemão invadiu a União Soviética. Apesar das vitórias iniciais, Hitler não contava com o rigoroso inverno e suas tropas foram surpreendidas, ficando cercadas por tropas russas. Sem comida, sem água e enfrentando um frio congelante, o exército alemão foi derrotado. Hitler, cercado pelo exército vermelho, em seu bunker (esconderijo militar), suicidou-se.

Nazismo & Fascismo
Benito Mussolini iniciou sua atividade política na ala mais radical do Partido Socialista Italiano. Suas opiniões belicistas em relação à primeira guerra mundial valeram-lhe a expulsão do partido. Nos anos seguintes, suas posições se opuseram cada vez mais às do socialismo. De início, o conteúdo ideológico do movimento fascista não era bem definido: combinavam-se nele componentes pragmáticos, sindicais, nacionalistas e imperialistas, mas sobressaía uma clara oposição ao socialismo e ao bolchevismo. Mussolini contava, também, com a exacerbação do sentimento nacionalista, provocado pela “vitória mutilada”, seus efeitos negativos na situação econômica da Itália e a preocupação da classe média com o avanço do socialismo e do sindicalismo.
Hitler nasceu na Áustria em abril de 1889 e se alistou no exército alemão aos 25 anos de idade. Em 1921, criou suas próprias forças de ataque.

Em 1923, algumas empresas capitalistas começaram a prestar apoio financeiro a Hitler.

Hitler assumiu o governo em 1934 após a morte do presidente Hindenburg.

O fascismo foi o sistema político-social implantado em 1922 na Itália por Benito Mussolini e derrubado em 1943, com a derrota do país pelos exércitos Aliados, no final da Segunda Guerra Mundial.

Entre os ideais fascista estão o nacionalismo, o militarismo, o anti-socilaismo, a violência contra as minorias, a censura.

Dentro da ideologia fascista, o estado era supremo.
Full transcript