Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Perdão Bíblico

O que a Bíblia ensina sobre o perdão
by

Luiz Carlos Rodrigues Jr

on 14 April 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Perdão Bíblico

4. Perdoar porque
NÃO SABEM O
Q
UE FAZEM
1. Perdoar é um MAN
D
AMENTO
2. Perdoar significa GRANDE
P
ERDA
3. Perdoar quem NÃ
O
MERECE
5. Perdoar envolve INTERESSE PELO BEM-ESTA
R
DO OFENSOR
6. O DESEJO de perdoar VEM DE
D
EUS
PER
D
ÃO

Introdução
Para nós cristãos, "perdoar" talvez seja um dos MANDAMENTOS mais DIFÍCEIS de praticar.
Os MUNDANOS não sofrem tanto com isso, pois resolvem qualquer "diferença" com o próximo na base do tapa, socos, processos, etc.
Entretanto, nós cristãos temos de lidar com as ofensas dos nossos amigos, familiares, parentes, e irmãos de que forma? Perdoando, oferecendo a outra face, perdoando 70 X 7, não é verdade?
1. Perdoar é um MANDAMENTO
MARCOS 11:25 "Quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no céu, perdoe as ofensas de vocês." (NTLH)
Devemos perdoar as ofensas porque perdoar é um IMPERATIVO, não uma opção; é uma ordem de Deus (estatuto, regra, dever), assim como há imperativos nas empresas, na escola, no lar. Logo, se não temos o hábito de perdoar, estamos desobedecendo a um MANDAMENTO sagrado de (1) PRESERVAÇÃO DA ESPÉCIE e (2) BEM-ESTAR do indivíduo, do lar, do trabalho, da igreja.
3. Perdoar quem NÃO MERECE
MATEUS 18:23-24 "O rei resolveu ajustar contas com seus servos. Trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos."
O servo devedor (1) não cumpriu sua parte do acordo com o rei, pois pegou e não pagou; (2) não se apresentou diante do rei por livre e espontânea vontade a fim de expor-lhe a dívida; (3) não há evidência de que estivesse arrependido, e só prometeu pagar tudo o que devia depois de ser sentenciado pelo monarca.
Um dos princípios exalados na parábola é o de que perdão foi feito para aqueles que não merecem.
4. Perdoar porque NÃO SABEM O QUE FAZEM
LUCAS 23:34 "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem."
A fonte humana de onde partem os sentimentos, as considerações, as decisões, é suja, contaminada, imunda, alimentada por coisas estragadas (filmes, músicas, imoralidade).
"Do coração do homem procedem os maus desígnios" (Mt 15:19).
Estamos dispostos a perdoar animais que ATACAM POR INSTINTO, e não estamos dispostos a perdoar seres humanos que nos maltratam por instinto.
5. Perdoar envolve INTERESSE PELO BEM-ESTAR DO OFENSOR
PROVÉRBIOS 25:21-22 "Se o teu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha, e o SENHOR Deus recompensará você." (NTLH)
Devemos nos preocupar com o bem-estar físico, mental e espiritual do nosso ofensor, inclusive abastecendo-lhe com roupas, alimentos e remédios, caso saibamos que ele está passando por dificuldades financeiras.
Se, depois de muito perdoar, não notarmos boa vontade por parte do ofensor, podemos chegar até ele com as seguintes palavras: "Tenho me esforçado para ter um bom relacionamento com você, mas noto que você persiste em me magoar. O que está acontecendo? Você espera que eu faça mais o quê a fim de vivermos em paz e harmonia?"
6. DESEJO de perdoar vem de DEUS
FILIPENSES 2:13 "Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar."
A DECISÃO DE PERDOAR ocorre num instante, talvez depois de muitas orações e considerações; já o ATO DE PERDOAR pode requerer muito tempo, pois não ocorre da noite para o dia, é um processo!
A quem você precisa perdoar? Seu pai que te ridicularizou? Seu filho ingrato? Seu empregado pelo desfalque? Sua sogra? O diácono da igreja por ter chamado a atenção do seu filho?
7. DESUNIÃO na IGREJA agrada a Satanás
"É propósito de Deus que Seus filhos vivam em união. Não esperam viver juntos no mesmo Céu? A união faz a força; a desunião enfraquece. Não permitamos que Satanás aponte para os membros da igreja, e diga: "Eis como este povo, que se dizem seguidores de Cristo, se odeia tanto! Nada temos que temer deles, enquanto gastam mais esforços brigando entre si, do que na luta contra minhas forças"" (3, TS, 244).
NOTA: Cada letra vermelha possui em seu interior um texto explicativo sobre o tópico correspondente. Para visualizá-lo, posicione o ponteiro do mouse na letra vermelha e dê um clique. Isso fará com que o texto seja ampliado. Para sair, pressione a seta-à-direita do teclado.
2. Perdoar significa GRANDE PERDA
MATEUS 18:23-27 "Trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos... E o rei perdoou-lhe a dívida."
Esta soma equivaleria a 340 toneladas de prata, o que teria permitido empregar a 10.000 servos durante 20 anos. Representa hoje 15 milhões de dólares!
Ao perdoar, o rei abriu mão de vender o servo e sua família; de fazê-lo trabalhar juntamente com sua família de graça pelo resto da vida; de prendê-lo, surrá-lo, matá-lo e pendurá-lo em praça pública.
Grande perda significa, portanto, ABRIR MÃO DO DIREITO de dar umas bofetadas, de esganar, de maldizer, de matar.
Marcos 11:25
Mateus 18:23-27
Mateus 18:23-24
Lucas 23:34
Provérbios 25:21-22
Filipenses 2:13
Família de Pastor Adventista Brasileiro é Assassinada
O pastor brasileiro Ruimar Duarte DePaiva, de 42 anos, sua esposa, Margareth Ottoni DePaiva, de 37 anos, e seu filho Larisson Ottoni DePaiva, de 11 anos, foram atacados e mortos na madrugada da segunda-feira, dia 22 de dezembro de 2003, em sua própria casa, em Babelthaup, no Estado de Airai, República de Palau, na Micronésia. A filha menor do casal, de 10 anos, Melissa Ottoni DePaiva também foi ferida no ataque mas não morreu.

A família foi espancada com um pedaço de madeira até a morte, segundo depoimento obtido pelo jornal Pacific Daily News. Justin Hirosi, um viciado em drogas, de 43 anos, está preso em regime inafiançável, sob a acusação de arrombamento e latrocínio, além de rapto e tentativa de estupro contra a menina sobrevivente.
Mãe de Pastor Assassinado Perdoa Publicamente o Acusado pela Morte do Filho, Nora e Neto
A dolorosa despedida do casal de missionários assassinados em Palau, na Micronésia, juntamente com seu filho de 11 anos, ficará na lembrança dos participantes como um momento de tristeza, enriquecido por uma surpreendente demonstração de espírito de perdão da parte da mãe do pastor Ruimar de Paiva.

Para surpresa de todos os presentes, Ruth DePaiva convidou a mãe do homem acusado de matar o pastor, sua esposa e filho, para permanecer ao lado dela junto ao altar durante boa parte da cerimônia.

Ruth DePaiva visitou Justin Hirosi na prisão assim que desembarcou na ilha e perguntou-lhe se gostaria de aceitar a Jesus em seu coração.
... sem excessões !
Full transcript