Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Business Inteligence

No description
by

Flávia Bonelli

on 6 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Business Inteligence

Business Intelligence
Acho que temos problemas...

Falta de estrutura no processo de extração e separação das informações relevantes para organizações;


Deficiência dos sistemas operacionais utilizados pelas organizações, que não armazenam dados uteis para futura tomada de decisão;


A necessidade das empresas de colocarem informações sólidas nas mãos dos gerentes;


Falta de alinhamento das metas estratégicas de negocio da organização e falta de funcionário especializado.


Nos bastidores do funcionamento da
Inteligência Empresarial


Gerenciamento- consiste na definição das necessidades de informação, das prioridades para a obtenção destas informações, das fontes a serem consultadas e do processo de coleta.

Coleta- consiste nas atividades de obtenção de dados junto às fontes de informação, de acordo com as necessidades e processo definido.

Avaliação- consiste na análise dos dados obtidos para verificar a sua relevância, confiabilidades e precisão, bem como interpretar e transformar estes dados em informações gerenciais.

Divulgação- consiste na sistemática de distribuição das informações, de acordo com o perfil de interesse e necessidade de cada executivo.

Utilização- consiste no processo de incorporação das informações no planejamento estratégico e gestão de empresas.

Realimentação- consiste na constante adaptação do serviço, de acordo com os resultados obtidos, para atender cada vez melhor às necessidades de informação dos executivos.

Business Intelligence
O início de tudo...
Business Intelligence é o mesmo que Inteligencia Empresarial e sua função se baseia em proporcionar ganhos nos processos decisórios da alta administração em organizações.
Antiguidade
Década de 80
Década de 90 e atualidade
Fenícios, Persas e Egípcios
Aconteceu uma grande evolução em todos os setores, inclusive no setor da tecnologia da informação e ambiente empresarial. Diante de tamanho progresso, as ferramentas de software ganharam maior abrangência e importância, e o próprio termo Business intelligence ganhou reconhecimento mundial.
A empresa Gartner Group patenteou o termo B.I. que passou a ser visto como processo inteligente de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoração de dados contidos em Data Warehouse, gerando informações para o suporte à tomada de decisões no ambiente de negócios.
Direcionamento dos executivos para adotarem o B.I. no processo da tomada de decisões estratégicas, com o intuito de tornar estas decisões menos arriscadas e mais lucrativas para empresa;

Apresentar as vantagens que os sistemas de B.I. têm sobre as sistemas de gestão tradicionais;

Investigar a discussão da aplicação de B.I. nas empresas relevando pontos positivos e negativo que precisam ser consideradas na hora da tomada de decisão de investimento visando perceber se a implantação de B.I. está relacionada a um novo modismo temporário ou se esta implantação representa uma real ação em busca da geração de valor empresarial.

O B J E T I V O
Keep Calm...
Você vai entender!

Decisão é o processo pelo qual são escolhidas algumas ou apenas uma entre muitas alternativas para as ações a serem realizadas, esta escolha deve estar embasada pelo maior numero possível de informações e conhecimento para que a decisão escolhida seja a melhor dentre as disponíveis.

Quando é implementado um programa de B.I. deve-se relacionar as questões e suas possíveis decisões, tais como:

-Questões de alinhamento de metas: é o primeiro passo para determinar propostas de curto e médio prazo do programa.

-Questões de base: coleta de informações de competência atual e suas necessidades.

-Custo e Riscos: as consequências financeiras da nova iniciativa de B.I. devem ser estimadas.

-Cliente e “stakeholder”: determina quem serão os beneficiados da iniciativa e quem pagará por ela.

-Métricas relacionadas: estes requerimentos de informações devem ser operacionalizadas com clareza e definidas por parâmetros métricos.

-Mensuração metodológica: deve ser estabelecido um método ou procedimento para determinar a melhor ou aceitável maneira de medir os requerimentos métricos.

-Resultados relacionados: alguém deve ser o monitor do programa de B.I. para assegurar que os objetivos estão ocorrendo. Ajustes no programa podem ser necessário. O programa deve ser testado pela eficácia, rentabilidade e validade.

Suas fases...
DECISÃO
DADOS
INFORMAÇOES
CONHECIMENTO
Então, podemos...
perceber que através da implantação de B.I. é permitida informações advindas do interior e do exterior da empresa, capacitando fontes de dados relevantes para uma tomada de decisão qualitativa.

O cenário atual vem exigindo das organizações cada vez mais uma capacidade de resposta imediata e eficaz, e para isso a necessidade de informações para a tomada de decisão é eminente. Neste contexto, as ferramentas de Business Intelligence ganham relevância com as organizações, que a cada dia vem buscando mais este tipo de solução.

Empresa inteligente: empresa que aprende!

“Se a empresa são as pessoas e as pessoas aprendem, poderia a empresa prender? O grupo é mais que a soma de seus componentes? Com efeito, como vimos a pergunta não é nada cretina pois se alguém chamar pela empresa após o expediente, quando todos já tiverem ido embora, não haverá resposta alguma. Concretamente a empresa não existe como entidade extensa no mundo.

Os resultados...
REFERÊNCIAS:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e
documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.3p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e
documentação – Citações em documentos-Apresentação .Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 2p.

ANTONELLI, Ricardo Adriano. Conhecendo o Business Intelligence: uma ferramenta de auxílio à tomada de decisão. Revista TECAP, Rio de Janeiro, RJ, n.03, v. 3, p.79-85, 2009. Anual.

BARBIERI, Carlos; Cardoso, Érico de Sousa. Business Intelligence: modismo ou necessidade?.Ericocardoso.com, Rio de Janeiro, RJ, 200?. Disponível em: < http://ericocardoso.com/publicacoes_pt.html>. Acesso em: 10 de ago. 2013.

DEGENT, Ronald Jean. A importância estratégica e o funcionamento dos serviços de Inteligência Empresarial. Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, RJ, n. 26 (1), p.77-83, 1986.

SOUZA, Elton Samarone de; NEIVERTH Jaques. Estudo de caso sobre Business Intelligence. Ponta Grossa: UEPG. 2007.
Full transcript