Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Qual é o sentido da vida? (1)

IX CONJER 10ª Região RS
by

Luiza S Araujo

on 16 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Qual é o sentido da vida? (1)

IX
CONJER Qual é o sentido da vida? 2012 O Pensador (francês: Le Penseur) é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin. Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna. Você, em algum momento de sua vida, já se percebeu questionando sobre o porquê de sua existência? Saiba que você não está sózinho nessas indagações. Estes e outros questionamentos semelhantes já devem ter passado, pelo menos alguma vez, pela mente da maioria das pessoas. Qual é o sentido da vida?
Porque nascemos e morremos? Muitos não encontram as respostas ou as obtêm deforma vaga.

Certamente existe um motivo para a nossa existência neste mundo. “Por que viver em um mundo de tanto sofrimento e amargura?” “Viver é sofrer” “Viver para quê, para ter desilusões?!” O que leva uma pessoa a ter tais pensamentos? Na visão materialista , niilista da vida, sob um ângulo exclusivamente material, ela se torna sem sentido. A vida é uma oportunidade única. ! CONCORDO DISCORDO ABSURDO Mas, dentro de um enfoque espiritualista, a vida é um maravilhoso desafio com muitos obstáculos, é verdade, mas que ao invés de representarem sofrimento, significam alavancas de apoio para o crescimento pessoal e transpessoal. O propósito maior da vida é cumprir uma finalidade cósmica. Qual? Nossa missão é a nossa evolução para o amor e para a plenitude do ser. E para a felicidade! “Ainda que eu falasse a língua dos homens e falesse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria...” Buscar um sentido para a vida é encontrar o nosso eu verdadeiro, através da busca constante de nos conhecer e de desenvolver nossos potenciais como seres espirituais que somos. Só consigo corrigir os meus defeitos, não posso mudar os dos outros. ! CONCORDO DISCORDO ABSURDO Mas por que são poucas as pessoas que conseguem se encontrar ? Por que muitas, estão doentes, infelizes, deprimidas? Por que muitas vivem em verdadeiras prisões sem grades? Por que doenças como a depressão, o suícidio, o alcoolismo, o uso de drogas, e outras doenças degenerativas têm aumentado? E lembrou que se existisse uma força maior, como não haver um propósito lógico, para que ela estivesse exatamente naquele lugar, vivendo tudo que estava? Era óbvio, ela tinha algo a fazer.

Jesus com a Gente O planeta seguinte era habitado por um bêbado. Esta visita foi muito curta, mas mergulhou o principezinho numa profunda melancolia.
- Que fazes aí? perguntou ao bêbado, silenciosamente instalado diante de uma coleção de garrafas vazias e uma coleção de garrafas cheias.
- Eu bebo, respondeu o bêbado, com ar lúgubre.
- Por que é que bebes? perguntou-lhe o principezinho.
- Para esquecer, respondeu o beberrão.
- Esquecer o quê? indagou o principezinho, que já começava a sentir pena.
- Esquecer que eu tenho vergonha, confessou o bêbado, baixando a cabeça.
- Vergonha de quê? investigou o principezinho, que desejava socorrê-lo.
- Vergonha de beber! concluiu o beberrão, encerrando-se definitivamente no seu silêncio.
E o principezinho foi-se embora, perplexo.
As pessoas grandes são decididamente muito bizarras, dizia de si para si, durante a viagem. Todas as vezes que nos distanciamos do ideal de espiritualidade, o resultado é carência interior. Essa carência interior começa no Espírito que somos que se distância do seu eu Divino, gerando para si mesmo conflitos existenciais que estarão lhe adoecendo a mente e o corpo. Em uma sociedade em que impera a inversão de valores, espiritualizar-se representa entrar pela porta estreita. “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz a perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado , o caminho que leva a vida, e poucos há que a encontram”.

Jesus Por que esta porta é tão estreita? Porque poucos conseguem passar por ela? O que tem depois da porta estreita? Se a porta larga leva ao caminho espaçoso da perdição, o que representa essa porta? Evita o tumulto extravagante das novidades perturbadoras.Harmoniza-te, de forma que não sejas arrebatado pela ilusão de estar presente em todo lugar ao mesmo tempo, fruindo somente prazeres, possuindo os equipamentos mais recentes, que logo são ultrapassados por outros mais complexos, incapazes, porém, de proporcionar-te a harmonia interior.
Joanna de Ângelis O mais importante do trabalho é o dinheiro que ele proporciona. ! CONCORDO DISCORDO ABSURDO Desejava a paz e a consciência tranqüila. Esse desejo que não se relacionava ao efêmero(...). Era um querer que eliminava a posse, porque era na verdade a lapidação do seu espírito na reforma dos hábitos que compunham sua vida. Combateria a preguiça, lembrando da dor de se sentir marginal. (...)

Jesus com a gente "Esquece o tempo... preoucupado em teres o que os outros têm." Se questionarmos as pessoas que estão entrando pela porta larga todas elas dirão que estão buscando a felicidade, nos relacionamentos, em um corpo perfeito por fora com uma plástica invejável, enfim, em questões puramente materiais; com isso distanciam-se cada vez mais da verdadeira felicidade. L.E. 922. (...) Haverá, contudo, uma medida comum de felicidade para todos os homens? “Para a vida material, é a posse do necessário; para a vida moral, a consciência tranquila e a fé no futuro.” O mais importante nessa vida é cuidarmos de nossa felicidade. ! CONCORDO DISCORDO ABSURDO Não conseguimos ser completamente felizes no nosso atual estágio. ! CONCORDO DISCORDO ABSURDO Entrar pela porta estreita representa uma dificuldade maior e por isso a necessidade da ação de uma vontade firme, de um processo motivacional real que mobilize os esforços necessários para entrar por ela.

Porém, ir por esse caminho nos traz muita satisfação e felicidade, pois significa a libertação de uma vida sem sentido. Muitas pessoas que estão entrando pela “porta larga” dizem que aproveitar a vida é gozar de tudo aquilo que ela proporciona de prazeroso. A moça chorava. Cada palavra do sargento e da policial, professores do Programa de Erradicação das Drogas, a martelava. Havia um mundo de conseqüências que ignorava e não eram poucas. Por que não pensou nisso antes de aceitar o convite de Adi, sabendo que ele fumava?

Jesus com a Gente Se todo mundo faz, não há problema nenhum em fazer também. ! CONCORDO DISCORDO ABSURDO É possível saber se uma pessoa é boa ou não pelas suas amizades. ! CONCORDO DISCORDO ABSURDO O que irá acontecer com essas pessoas? Aproveitar a vida é aproveitar todos os recursos que temos para viver a Essência Divina que somos, desenvolvendo valores espirituais que nos iluminarão internamente para que a partir dessa auto-iluminação, as trevas jamais nos apanhem. “Andai enquanto tendes a luz para que as trevas não vos apanhem”
Jesus "Andai como os filhos da luz... tua missão é iluminar!" Andai enquanto tendes luz... “Andai” significa, de uma forma serena, tranqüila, sem desespero, sem ansiedade, dia após dia, nas coisas simples da rotina.

“Enquanto tendes luz” simbolicamente podemos entender como a realização dos compromissos assumidos para a atual reencarnação.

Quanto tempo vai durar sua reencarnação? Muitas pessoas dizem quando são chamadas à espiritualização de suas vidas:
“Depois que eu ganhar dinheiro eu penso nessas coisas”
“Quando eu tiver uma vida estabilizada, financeiramente, começo a cuidar mais dessas coisas” “Andai enquanto tendes luz” significa aproveitar o tempo para buscarmos o verdadeiro sentido da vida: Hoje & Agora! Tudo o que acontece em nossas vidas é obra do destino. ! CONCORDO DISCORDO ABSURDO O estudo das leis Divinas não ajuda na nossa transformação moral pois o que realmente conta é a prática no bem. ! CONCORDO DISCORDO ABSURDO Um relacionamento nunca dará errado se existir amor. ! CONCORDO DISCORDO ABSURDO "Hoje tua estrada é adornada de flores
Segues teu rumo sem olhar para trás,
Pois descobriste a alegria que existe
Em espalhar tua luz em sopros de paz." E, você? Está num caminho de luz?
Full transcript