Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Cannabis: Farsas e Verdades. O outro lado da historia

4:20
by

Kiko Cavalcanti

on 23 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Cannabis: Farsas e Verdades. O outro lado da historia

Encontro nacional de
Geoprocessamento, meio ambiente e saneamento CANNABIS, FARSAS E VERDADES. O OUTRO LADO DA HISTÓRIA. Tiago Batista Cerqueira; Marco Túlio C. T. Cavalcanti. Introdução A cannabis, mais conhecida como maconha e cânhamo, é um gênero planta, que tem convivência com os humanos a mais de doze mil anos.

•Originária do deserto asiático;

•Espalhou-se pelo mundo inicialmente com os nômades;

•No período mercantilista, foi a principal matéria prima usada;

Sua utilização se deu através de: fabricação de cordas, uso medicinal, cultos religiosos e na alimentação. Introdução Inclusive, foi nessa mesma época que essa planta chegou ao solo americano, tanto através dos seus sub produtos das embarcações, quanto das sementes trazidas pelos escravos.

Ao passar do tempo, essa planta foi conquistando o mundo e disseminou-se rapidamente pelas américas, tento uma boa aceitação pelos nossos indíos.

A cannabis popularizou-se ainda mais em meados Sec. 18, devido ao seu uso psicoativo pelos movimentos culturais na música negra no sul dos E.U.A ( O Jazz). Proibição Apesar da devida importância que a plata já teve, na década de 30 ela foi banida de existir com a iniciativa do Governo norte americano.

Um dos pricinpais personagens desse fato foi o americano Harry Anslinger, onde em 1937 assume o cargo de diretor da Agência Federal de Narcóticos (FBN).

A proibição se deu a partir de três principais interesses: Politico, Social e Econômico. Político Até então a agência regulava as leis que controlavam o uso da cocaína e do ópio, foi quando percebeu-se que eles teriam maior controle social caso mais drogas fossem proibidas. Social Os principais consumidores da "Erva" eram imigrantes Mexicanos ou negros que tambem disputavam o mercado de trabalho norte americano.

Desta forma o governo fez da maconha um instrumento repressivo contra essas classes sociais. Econômico Harry Anslinger era um dos principais investidores de petroliferas como a Gulf Oil e a Du Pont.

Na época, essas empresas estavam desenvolvendo produtos como tecidos, óleos, combustível a partir do petróleo, além de investir na produção de celulose de madeira, que coencidentemente competiam diretamente com os produtos derivados do cânhamo. Texteis Sintético Derivados do petróleo:

Não renovável;

Potencialmente poluidor;
Algodão Utilização execissa fertilizantes químicos e agrotóxicos;

Contaminação de solos, ar e água. Cânhamo Baixo consumo de fertilizantes;

Absorve CO2;

Fibras longas e mais resistentes. Celulose Eucalipto Consumo excessivo de água;

Degradação da biota;

Cannabis Adapta-se facilmente a adversos tipos de clima;

Revitalização do solo;

Retorno mais rápido e maior do que o eucalypto.

Considerações finais BURGIERMAN, Denis Russo. Maconha. Abril: Coleção para saber mais, 2002.
VITAL, Marcos H. F.. Impacto Ambiental de Florestas de Eucalipto. Revista do BNDES; V. 14, N. 28, P. 235-276. Rio de Janeiro; Dezembro de 2007.
O Cânhamo - super comida e não só. Disponível em: http://rawpt.wordpress.com/2007/01/26/o-canhamo-super-comida-e-nao-so/. Acessado no dia 28 de outubro de 2010.
Síntese do livro: O Rei Vai Nu, O Cânhamo e a Conspiração contra a Marijuana, de Jack Herer. Disponível em: http://www.centrovegetariano.org/literatura/Article-480-O%2BRei%2BVai%2BNu%252C%2BO%2BC%25E2nhamo%2Be%2Ba%2BConspira%25E7%25E3o%2Bcontra%2Ba%2BMarijuana%252C%2Bde%2BJack%2BHerer.html. Acessado no dia 15 de outubro de 2010.
Alliance Environnement. Avaliação do Impacto Ambiental das Medidas da Pac Relativas ao Algodão. Julho de 2007. Disponível em http://ec.europa.eu/agriculture/eval/reports/coton/sum_pt.pdf. Acessado no dia 03 de outubro de 2010.
Matéria prima para diversos produtos;

Ambientalmente mais favorável que seus concorrentes;

Danos sociais desde sua proibição;

Cannabis Ruderalis Referências Agradecimentos 4:20
Full transcript