Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

trabalho e sociedade

aula de sociologia
by

Thatiane Moreira

on 17 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of trabalho e sociedade

AULA DE SOCIOLOGIA TRABALHO E SOCIEDADE AULA DE SOCIOLOGIA – 3OS ANOS DO ENSINO MÉDIO TRABALHO E SOCIEDADE As sociedades tribais:
Em termos gerais, utilizam-se da caça, coleta, agricultura e criação – associadas aos ritos e mitos. O TRABALHO NAS DIFERENTES SOCIEDADES O nome trabalho pode ter nascido do vocábulo latino Tripallium que significa “instrumento de tortura”. Nas sociedades gregas e romanas era a mão de obra escrava que garantia a produção.
Os gregos distinguiam labor, poieses e práxis: labor, diz respeito a esforço físico (cultivo da terra); poieses (de criar algum produto – artesão); práxis (tem a palavra como principal instrumento – político). Escravidão e Servidão SOCIEDADE ESTRATIFICADA:os servos, os senhores feudais e o clero.
A terra era o principal meio de produção SOCIEDADES FEUDAIS Emergência do mercantilismo e do capitalismo: trabalho passou a ser algo positivo (com a mudança de base econômica era preciso valorizar o trabalho). SOCIEDADE MODERNA Primeiro: casa e local de trabalho foram separados, depois separaram o trabalhador de seus instrumentos.

Essa transformação aconteceu por meio de dois processos de organização do trabalho: a cooperação simples e a manufatura. MUDANÇAS NA ESTRUTURA DO TRABALHO Cooperação simples: era mantida a hierarquia da produção artesanal entre o mestre e o aprendiz, mas o mestre estava a serviço de quem o financiava.
Processo de Manufatura: ou cooperação avançada, o trabalhador não faz tudo do começo ao fim – passo para o surgimento do trabalhador coletivo Mudança no trabalho A Maquinofatura: o espaço de trabalho passou a ser a fábrica – a destreza manual foi substituida pela fábrica. Mudança no trabalho
Colaboraram para a mudança de pensamento sobre o trabalho:
Igreja: não trabalhar passou a ser pecado;
Governantes: leis que penalizavam os que não trabalhavam;
Empresários: disciplina rígida no trabalho;
Escola: passar a ideia de que o trabalho é essencial para a sociedade Setores da sociedade A divisão social de trabalho é realizada no processo de desenvolvimento das sociedades. A divisão social do trabalho gera a divisão de classes. Marx e Divisão Social Analisa a divisão do trabalho na sociedade moderna de forma diferente da de Marx, demonstra que a crescente especialização do trabalho promovida pela produção industrial moderna trouxe uma forma superior de solidariedade e não de conflito, cria solidariedade e coesão. Durkheim e coesão social O aperfeiçoamento contínuo do sistema produtivo (produção em massa) deu origem a uma divisão do trabalho muito bem detalhada e encadeada – fordismo, numa referência a Henry Ford (1863-1947) Fordismo Frederick Taylor (1865 – 1915): aplicação de princípios científicos a organização do trabalho, buscando maior racionalização.
o trabalho industrial foi fragmentado, pois cada trabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial. A organização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado Taylorismo Essa forma de organizar o trabalho foi marcante até 1970 e ainda prevalece em alguns locais, mas novas formas de produção foram surgindo:
a) Flexibilização do processo de trabalho e mobilidade dos mercados de trabalho: o trbalhador deve estra disponivél para se adequar a diversas funções. Transformações Recentes Trabalho Escravo O que foi a crise de 2008?
Como está a industria no Brasil?
Por que houve a redução no IPI? Atualidade Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973) - analisam a relação entre cultura e ideologia com base no conceito de indústria cultural.
Adorno e Horkheimer apontaram a possibilidade de homogeneização das pessoas, grupos e classes sociais; esse processo atingiria todas as classes, que seriam seduzidas pela indústria cultural, pois esta coloca a felicidade imediatamente nas mãos dos consumidores mediante a compra de alguma mercadoria ou produto cultural. Cria-se assim uma subjetividade uniforme e, por isso, massificada. Industria cultural e a divisão de classes
Full transcript