Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Visão:Fotorrecepção

No description
by

Igor Machado

on 17 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Visão:Fotorrecepção

Visão:Fotorrecepção
Globo Ocular
Sua função é transformar os estímulos luminosos em informações sobre formas,cor movimento e distância dos objetos.Eles realizam movimentos altamentes coordenados e funcionam em condições variadas de luminosidade. É formado basicamente por três membranas distintas ou camadas envoltórias (esclera,coroide e retina) e por meios transparentes (câmara anterior, cristalina e câmara posterior).
Esclera
É a membrana externa fibrosa, resistente e de cor branca, conhecida como ´branco do olho`. Na parte frontal do globo ocular, a esclera forma uma camada abaulada, a córnea, cuja transparência permite a passagem da luz. Na esclera, ligam-se os músculos responsáveis pelo movimento dos olhos
Coroide, íris e corpo ciliar
A membrana intermediária, é composta pela coroide, onde estão localizados os vasos sanguíneos responsáveis pela nutrição das células do olho. Também existe um orifício central, a pupila, cuja função é controlar a quantidade de luz que entra no globo ocular. Em volta da pipila, a coroide possui um disco pigmentado, a íris, responsável pela cor dos olhos.
Atrás da íris localiza-se o corpo ciliar, que apresenta o músculo ciliar, responsável pelas alterações no formato do cristalino. Essas modificações auxiliam o processo de focalização de objetos.
Cristalino
É encontrado atrás da íris. Sua função é a focalização da luz sobre a retina. Devido à sua elasticidade e à movimentação dos músculos ciliares, o cristalino pode mudar de forma para focalizar objetos localizados em diversas distâncias. essa capacidade denomina-se acomodação visual.
Entre a escaleira e o cristalino há uma câmara anterior preenchida por um líquido transparente, o humor aquoso.
Atrás do cristalino há uma câmara preenchida com um líquido gelatinoso e transparente,o corpo vítreo. Ele preenche todo espaço interno do globo ocular,entre o cristalino e a retina e mantém a forma esférica do olho.
Retina
A retina é a membrana interna e a mais delicada do globo ocular.Ela contém um prolangamento do nervo óptico,o qual se origina no centro da visão,situado no globo occiptal do cérebro. A retina apresenta células sensíveis à luz. os cones e os bastonetes.Ambos contém moléculas de rodopsina que sofrem alterações quando são atingidas por raios luminosos.
Bastonetes:Estas células estão concentradas mais externamente na retina e existem, na retina dos humanos, cerca de 120 milhões de bastonetes.
Cones:
Existem aproximadamente 6 milhões de cones em cada olho humano concentrados na região fóvea. Sendo estes os responsáveis pela percepção das cores, quando existe uma anomalia ou ausência de algum dos fotopigmentos nas terminações dos cones
É o sentido que permite a percepção dos estímulos luminosos,ou,seja a fotorrecepção.A visão faz com que a luz da grande área que constitui o campo visual seja concentrada em pequena imagem projetada sobre os receptores sensíveis à luminosidade.
O sentindo da visão é constituido por três partes:globo ocular(olho) que atua como receptor externo responsável pela formação de imagens nervo óptico transmissor dos impulsos nervosos,e córtex cerebral,onde ocorre a interpretação das imagens.
Olho Humano
Full transcript