Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Seminário de Egito - Geografia

No description
by

Yasmin Liu

on 3 June 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Seminário de Egito - Geografia

EGITO
Deuses Egípcios
O Clima do Egito é desértico e subtropical. O clima desértico pode ser encontrado geralmente em regiões com presença de desertos. Durante o dia a temperatura é mais quente, e pode facilmente atingir 39º e a noite pode cair para -5º. No Clima subtropical, o Verão é curto mas com temperaturas elevadas, e o inverno é bastante frio.
CLIMA
Como o clima no território Egípcio é seco, devido a falta de chuva, a população necessita do Rio Nilo e das bacias hidrográficas existentes no Egito.
Como isso afeta a economia e a população?
Por que ocorrem?
SISTEMA DE TRANSPORTE

O transporte Rodoviário é o transporte mais utilizado atualmente no Egito, apesar do grande número de estradas, algumas estão em péssimas condições. A segurança nas estradas é uma das preocupações do governo, o Egito possuí um dos mais altos índices de acidentes nas estradas.
O transporte ferrovial é o sistema de transporte mais antigo no Egito, o Cairo possuí linhas de metrô desde 1987.
O transporte fluvial se encontra no Rio Nilo, o Lago Nasser, a Hidrovia Alexandria-Cairo e também no Canal de Suéz.
O transporte aéreo - os principais aeroportos internacionais são o Internacional do Cairo, o Internacional de Alexandria e Nuzhah, e o Aeroporto de Luxor . A Egypt Air Line é a maior companhia aérea egípcia.
O território Egípcio está rodeado pelo fértil vale do Nilo. O que tem ajudado muito na Economia do país. O setor mais ativo (onde mais pessoas atuam) é o 3º setor, o de serviços, que é responsável por aproximadamente 45.1% do PIB do país (dado referente a 2007). O segundo setor mais ativo é o da Agricultura, por mas que seja responsável apenas por 13.8% do PIB do país. E o 2º setor, o responsável pela industria gera 41.1% do PIB do País.
SETORES DA ECONOMIA

Dizer que não existem conflitos no Egito é mentira, pois a população egípcia está em constante movimento afim de resgatar a liberdade. Em janeiro de 2011, o Egito estava com problemas bastante delicados, na sexta-feira de 28 de janeiro de 2011, a população amanheceu sem qualquer acesso a Internet. Mas o pior de tudo, foi a guerra civil ocorrida no Cairo, jovens manifestantes com facões e outras armas na mão, crianças armadas. A ausência da polícia predominava. O motivo da guerra foi o desejo da troca de presidente.
EXISTEM CONFLITOS?
POR QUE???
5 milênios antes de Cristo, com o processo de ressecação do Rio Nilo, um bando de caçadores e coletores de alimentos se fixaram em suas margens, e iniciaram algumas atividades, como o cultivo de plantas e a criação de animais.
Os grupos humanos dividiam-se em clãs, e escolhiam um animal ou uma planta como um símbolo protetor, chamados de Totém.
4 Milênios atrás, as aldeias de agricultores começaram a se juntar, formando as primeiras aglomerações urbanas, ou seja : os Nomos.
FORMAÇÃO
TERRITORIAL
Como o clima no território Egípcio é seco, devido a falta de chuva, a população necessita do Rio Nilo e das bacias hidrográficas existentes no Egito.
Influências do Clima para a População
Posicionamento do Egito na África
O Egito está posicionado no Norte da África, em uma parte de seu território está o deserto da Líbia e o deserto do Saara. Toda a população depende do Rio Nilo para sobreviver, a não ser aqueles que vivem no litoral.
A hidrografia é um fator importante para a economia, e a população egípcia. O rio Nilo é o principal recurso do povo egípcio, e é por causa dele que desde o início de sua civilização, o Egito vem crescendo e se transformando em uma potência economicamente desenvolvida.
INFLUÊNCIA
DA
HIDROGRAFIA
Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.
RIO NILO
Atual
A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos, diques)
Antigo
A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das pessoas. As oferendas e festas em homenagem aos deuses eram muito realizadas e tinham como objetivo agradar aos seres superiores, deixando-os felizes para que ajudassem nas guerras, colheitas e momentos da vida. Cada cidade possuía deus protetor e templos religiosos em sua homenagem.
RELIGIÃO
Rá ou Ré é a principal divindade da mitologia egipcía, Rá é um deus com cabeça de falcão conhecido como o deus do sol, pela impôrtancia da luz na produção dos alimentos.
Setores
da
economia
Religião
Clima
CONFLITOS
Sociedade
A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias e comunicação. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos, que estão nos Livros sagrados). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.

Os hieróglifos egípcios foram decifrados na primeira metade do século XIX pelo linguísta e egiptólogo francês Champollion, através da Pedra de Roseta.
ESCRITA (HIERÓGLIFO)

Na região desértica do Egito são encontradas depressões e planaltos.
RELEVO
O monte Sinai é o ponto mais alto do Egito, medindo 2.285 metros.
O Egito se localiza no Norte da África, mas ele pega um pedaço
da Ásia, logo ele é um Estado transcontinental.
petróleo, minério de ferro, gás natural, manganês e chumbo.


Principais problemas ambientais: poluição do ar em grandes centros urbanos (Cairo, por exemplo), poluição da água, desertificação.
PRINCIPAIS RECURSOS NATURAIS
PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS
ENsINO NO EGITO
O aprendizado no Egito é através da memorização, e lá ainda é utilizado o castigo.
O ensino se direciona mais a prática e exercícios, e é aplicado arte e arquitetura. Ainda existe o acompanhamento de Livros Sagrado. Essas casas que exercem o ensino são chamadas de “Casa da Vida”.
E lá o aluno que se aplica, dão a oportunidade pra ele escolher seus professores.
A educação Egípcia tem um peso muito forte com a religião, que lá se pratica.
Na antiguidade os egípcios usavam figuras chamadas Hieróglifo para se comunicarem e chegou uma época que as figuras se misturaram com letras.
TAXA DE ALFABETISMO
29% (estimativa 2008).
Idioma
Seminário de Egito
http://traczine.blogspot.com.br/
www.suapesquisa.com
http://www.arabesq.com.br/
http://tanarede01.blogspot.com.br/
www.portalsaofrancisco.com.br
www.brasilescola.com
http://www.khanelkhalili.com.br/
Victoria Hauer e Yasmin Liu
Grupo
Prezi: Yasmin Liu
Resumos: Victoria Hauer
e Yasmin Liu
Bibliografia
Seminário de Egito
SOCIEDADE
A sociedade egípcia estava dividida em várias "camadas", onde o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Ela era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também faziam parte da sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras. Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida para sobreviver.
Full transcript