Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

minhocultura

No description
by

ANDREIA BARBOSA

on 4 February 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of minhocultura

MERCADO DA VERMICOMPOSTAGEM EM SALVADOR
Mercado em Salvador
Referências
- pt.scribd.com/doc/38086821/Apostilas-Compostagem

-http://sbrt.ibict.br/dossie-tecnico/minhocultura
MINHOCULTURA
A minhocultura é a criação racional de minhocas, sob condições controladas, com o objetivo de produzir húmus para adubação orgãnica, minhocas para alimentação de animais, como peixes e pássaros, rãs, entre outros, e também produzir ração e farinha de mandioca.

VERMICOMPOSTAGEM
HÚMUS
- Vermicompostagem é o o processo de degradação de matéria orgânica presente nos resíduos e a sua transformação num fertilizante natural por meio de utilização das minhocas.

- As minhocas digerem estas substâncias que são excretadas sob a forma de húmus ou vermicomposto, que é um rico fertilizante, inodoro, contendo micronutrientes (ferro, zinco, cloro, boro, molibdênio, cobre) e macronutriente (nitrogênio, fósforo, potássio).



COMPONENTES DO HÚMUS
VANTAGENS DO HÚMUS
História da Minhocultura
A criação de minhocas (minhocultura) é uma atividade recente e desconhecida do grande público. A exemplo dos demais países da América do Sul, ela teve início no final de 1983,com matrizes trazidas da Itália pelo Comendador Lino Morganti, para a sua propriedade em ltu (SP).
Thomas Barret, considerado o "pai" da criação de minhocas em cativeiro, foi o primeiro ademonstrar a viabilidade de criá-las em larga escala, através de um sofisticado sistema de canteiros, na década de 40, nos EUA, país considerado a pátria da minhocultura.O comércio de minhocas vivas, como isca para a pesca esportiva, tem sido o grande responsável pelo desenvolvimento da minhocultura em muitos países.
Mercado da Minhocultura
O mercado de minhocultura encontra-se em plena expansão.Alguns fatores como, custo de implantação, fácil manejo e mercado crescente têm levadomuitas pessoas a investirem neste ramo, que vem sendo explorado em diferentes áreas:

-
Produção de Húmus (adubo orgânico)
:Principal mercado da minhocultura tendo como consumidores potenciais as firmas depaisagismo, floriculturas, floricultores, fruticultores, horticultores,viveiros de mudas,prefeituras, supermercados, clubes de futebol;

-
Produção de minhocas (matrizes, iscas, alimento):
Matrizes:Minhocas que já atingiram a maturidade sexual e estão aptas a se reproduzirem. Estemercado vem crescendo bastante.
Iscas: As minhocas podem ser comercializadas como isca junto aos pescadores.
Alimento:As minhocas possuem um elevado teor protéico e podem ser utilizadas como complementoalimentar de algumas criações como aves, rãs e peixes. Podem ser oferecidas vivas oucomo rações e em alguns países são até utilizadas na alimentação humana.

O húmus é o produto do substrato ingerido, transformado pelo intestino da minhoca e enriquecido de seres vivos, matéria orgânicas e nutrientes, totais e facilmente assimiláveis e absorvidos pelas raízes das plantas. Por isso mesmo também chamado de "coquetel de microrganismos vivos".O húmus está para a planta assim como o leite materno está para a criança recém-nascida.O húmus é comumente usado para:

•Floricultura e paisagismo;
•Viveiros de mudas e estufas;
•Horticultura e hidrocultura;
•Culturas em estufas;
• Agricultura em geral;
• Fruticultura e pomares; Vasos em geral (envasamento).

O húmus, ao contrário dos adubos orgânicos, pode ser utilizado em contato direto com assementes e raízes, nas covas ou em linhas de plantio, pois apresenta pH neutro, nãoqueimando as mesmas. Comparado com o esterco, o húmus contém 10 vezes mais nutrientes.Sua liberação gradual torna-o uma fonte de alimentação constante das raízes. Aumenta ainda a resistência das plantas às doenças e à seca, prolongando os períodos de florada e frutificação, tornando as culturas mais sadias e viçosas.

Espécies Comerciais
O adubo orgânico produzido pelas minhocas, é conhecido também como vermicomposto ou húmus de minhoca. As minhocas mais utilizadas nesse processo sãoLumbricus rubellus, a Perionyx excavatus a vermelha da Califórnia (Eisenia foetida e E. andrei) e a noturna africana (Eudrilus eugeniae), que
apresentam alta atividade e taxa de conversão do composto em “húmus. O papel dasminhocas nesse processo é promover e acelerar a maturação do composto. A quantidade de minhocas no minhocário deve ser em torno de um litro por metro quadrado, com cerca de 1.500 indivíduos por litro de matrizes.
Full transcript